Dot.lib

Confira os temas que estiveram em alta no nosso blog neste ano e onde buscamos informações para te manter atualizado (imagem: Canva / Dot.Lib). Confira os temas que estiveram em alta no nosso blog neste ano e onde buscamos informações para te manter atualizado (imagem: Canva / Dot.Lib).
Top 5 artigos mais lidos no blog Dot.Lib em 2023
  • Artigo
  • Dotlib
  • 29/12/2023
  • 2023, Artigos, Blog DotLib, Ciência, DotLib, Retrospectiva 2023, Top 5 2023

À medida que o conhecimento avança, a busca por informações relevantes se torna um pilar fundamental para todos os que estão imersos nos campos científico e acadêmico. Reconhecendo essa necessidade, o blog Dot.Lib serve como um farol de sabedoria para bibliotecários, cientistas, professores e pesquisadores ávidos por insights e descobertas, com o apoio das mais renomadas editoras científicas do Brasil e do mundo.

O ano de 2023 foi marcado pela ascensão de cinco temas que se destacaram como os mais lidos e debatidos nesta plataforma, oferecendo um panorama singular das preferências e interesses desse público diversificado. Cada artigo selecionado não apenas atraiu a atenção, mas também encapsulou discussões, inovações e tendências que moldaram o cenário acadêmico e científico neste período.

No penúltimo artigo deste ano, você conferiu as Top 5 notícias mais lidas no blog Dot.Lib em 2023. Finalizando a nossa retrospectiva, saiba quais foram (em ordem decrescente) os artigos mais lidos em nosso blog neste ano, com temáticas que abrangem a Farmácia Clínica e Hospitalar, a Medicina, a Psicologia, a Biologia e outras áreas do conhecimento. Confira!

5º lugar 

“Farmácia hospitalar X Farmácia clínica”

Top 5 artigos 2023: farmacêutica segurando um remédio com as prateleiras de medicamentos ao fundo

Imagem: Canva / Dot.Lib.

A Saúde foi dos temas mais abordados nos artigos do blog Dot.Lib, com os conteúdos voltados à Farmácia Clínica entre os mais lidos de 2023. Neste artigo, explicamos as principais semelhanças e diferenças entre o farmacêutico clínico e o hospitalar e suas respectivas atuações, com foco na eficácia do tratamento medicamentoso e na segurança do paciente.

Além disso, também apresentamos o DoseMeRx, uma ferramenta digital que auxilia na correta administração da terapia medicamentosa, evitando ocorrências como a temida interação entre medicamentos. Por meio da técnica de dosagem Bayesiana, este software tem auxiliado farmacêuticos clínicos e hospitalares em todo o mundo nos cuidados com o paciente e tem otimizado o dia a dia desses profissionais e instituições de saúde.

Leia o artigo completo.

4º lugar 

“Telemedicina: pontos fortes e fracos da Medicina à distância”

Top 5 artigos 2023: médica sentada olhando para um computador no qual realiza uma consulta digital

Imagem: Canva / Dot.Lib.

Outro assunto relacionado à Saúde que ganhou relevância em 2023 foi a telemedicina, ou Medicina à distância. O artigo — que ocupa o 4º lugar do nosso top 5 — traz um panorama da técnica, que consiste na realização de consultas médicas por meio de plataformas digitais. No entanto, a telemedicina vai além desta definição, também se mostrando eficaz para conectar médicos especialistas na discussão de casos clínicos e na educação continuada desses profissionais, conforme um estudo citado no artigo.

O conteúdo trouxe informações relevantes sobre o tema, que incluem: o histórico da telemedicina no Brasil; como a pandemia de COVID-19 acelerou a regulamentação da prática no país pelo Conselho Federal de Medicina; e, como o título sugere, os pontos fortes e fracos deste tipo de atendimento médico. Ao fim, apresentamos o BMJ Best Practice como uma solução digital perfeita para o aprimoramento de equipes multiprofissionais de saúde, com o selo de qualidade da BMJ Group.

Leia o artigo completo.

A plataforma disponibiliza aos seus usuários materiais científicos atualizados de mais de 30 especialidades médicas. Outro ponto forte da BMJ Best Practice são as suas ferramentas, como as guias com passo-a-passo das doenças, formulários para gestão de medicamentos, calculadoras médicas variadas, entre outras facilidades que trazem praticidade à rotina tão corrida de médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

3º lugar 

Big Five: conheça o teste comportamental que decifra personalidades”

Top 5 artigos 2023: três homens e duas mulheres lado a lado fazendo caretas que representam emoções

Imagem: Canva / Dot.Lib.

A Psicologia subiu ao pódio dos top 5 artigos mais lidos no blog Dot.Lib deste ano, ganhando a medalha de bronze com o tema “Big Five”. Também conhecido como “Os Cinco Grandes Fatores”, o teste é usado por psicólogos e outros especialistas da saúde mental para avaliar os traços de personalidade do paciente, sendo estes representados pelos cinco fatores: extroversão, amabilidade, conscienciosidade, neuroticismo e abertura.

Leia o artigo completo.

Este conteúdo explica em detalhes o que significam cada um dos fatores acima citados, a gama de aplicações do teste, sua metodologia, bem como seus benefícios, controvérsias e limitações. O artigo teve como fonte a American Psychological Association, editora parceira da Dot.Lib e referência em conteúdos e soluções voltadas às Ciências Comportamentais e Sociais no âmbito da Psicologia.

2º lugar 

Cordyceps: conheça o fungo ‘zumbi’ da série The Last of Us

Top 5 artigos 2023: fungo do gênero Cordyceps parasitando um inseto

Imagem: Canva / Dot.Lib.

E quem diria que os fungos da série sucesso de audiência, “The Last Of Us”, viriam parar no 2º lugar do nosso top 5 de 2023! Baseado em um jogo homônimo, o drama mostra um mundo distópico, 20 anos após uma pandemia causada por uma mutação do fungo Cordyceps. O surto quase levou a humanidade à extinção e transformou uma parcela em uma espécie de zumbi pronta para atacar os poucos humanos ainda saudáveis, como os protagonistas Joel e Ellie, sendo a segunda imune à infecção.

De fato, o Cordyceps existe e é um gênero de fungos parasitários conhecidos justamente por transformar seus hospedeiros em “zumbis”. Mas será que é possível que a ficção se torne realidade? Essas e outras questões são respondidas em nosso artigo, que traz as principais informações sobre o espécie, como seu habitat, modo de sobrevivência e o processo de infecção que permite a sua reprodução.

Leia o artigo completo.

E não seria possível abordar com profundidade um assunto tão curioso sem contar com a Development, uma das principais revistas de pesquisa primária no campo da Biologia do Desenvolvimento. A cobertura abrange tópicos como células-tronco, reprogramação nuclear, desenvolvimento evolutivo e outros vários temas relacionados. Todo seu conteúdo é editado por especialistas e passa por uma rigorosa revisão por pares, como todos os outros periódicos do renomado selo The Company of Biologists.

1º lugar 

Uncanny Valley: conheça o fenômeno do ‘vale da estranheza’”

Top 5 artigos 2023: imagem assustadora de um bebê com efeito visual que simula uma falha ou distorção na imagem

Imagem: Canva / Dot.Lib.

Alguma vez você já olhou para algo que se assemelhava a um humano e teve alguma sensação de desconforto e estranheza? Caso a resposta tenha sido positiva, você visitou o chamado “Uncanny Valley” (ou “Vale da Estranheza”). E não, ele não é um lugar físico, mas sim um conceito que usa os conhecimentos da Estética, Robótica, Neurociência e Psicologia para explicar o estranhamento que sentimos diante de figuras humanoides. Não à toa, o Uncanny Valley foi o artigo mais lido de 2023 no blog Dot.Lib.

O conteúdo aborda como a evolução das tecnologias, especialmente as relacionadas à Inteligência Artificial e a Robótica, tem impactado a relação homem-máquina e como a estranheza é um dos principais elementos gerados por essas novas tecnologias. O artigo traz as origens e mentores do conceito por trás do fenômeno, definições e explicações científicas e alguns exemplos contemporâneos na Robótica, nos jogos e nos filmes.

Leia o artigo completo aqui.

Só foi possível dar luz ao assunto graças à mundialmente reconhecida Encyclopædia Britannica, usada por mais de 100 milhões de pessoas pelo mundo. Há também a sua versão digital, o Britannica Academic, e o banco de imagens, Britannica ImageQuest, que são um dos mais fortes apoios acadêmicos e educativos do mercado. Pela Dot.Lib, você pode ter acesso ao acervo da Britannica, que há mais de 250 anos tem figurado entre as mais renomadas e confiáveis fontes de informação do mundo.

A Dot.Lib agradece a todos os publishers parceiros, aos clientes e aos demais leitores do blog por essa caminhada tão rica em descobertas e deseja que, em 2024, continuemos juntos e fortes nesta jornada pelo conhecimento e rumo à verdade. Boas festas a todos!

Top 5 artigos 2023: palavra obrigado escrita em cima de um papel

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.