Dot.lib

Descubra as principais semelhanças e diferenças dos diversos tipos de atuação no âmbito farmacêutico (imagem: iStock). Descubra as principais semelhanças e diferenças dos diversos tipos de atuação no âmbito farmacêutico (imagem: iStock).
Farmácia hospitalar X Farmácia clínica
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 05/05/2023
  • Carreira, DoseMeRx, DotLib, Farmácia clínica, Farmácia Hospitalar

A área farmacêutica está em acelerado crescimento, especialmente após a demanda por profissionais qualificados gerada pela pandemia de COVID-19. Embora sua atuação no Brasil seja considerada recente, o profissional de Farmácia tem como foco principal a manutenção da saúde do paciente.

O atendimento individualizado possibilita ao farmacêutico o uso racional dos medicamentos, visando sempre o bem-estar do paciente, bem como a otimização de sua farmacoterapia no trato de doenças e outras condições. Essa assistência ocorre em duas formas: na farmácia clínica e na farmácia hospitalar.

Embora ambas apresentem características muito similares, as atuações se diferenciam tanto na prática cotidiana quanto na relação com o paciente. Para entender as principais diferenças e semelhanças entre as duas atuações, a Dot.Lib reuniu informações para sanar dúvidas sobre a área farmacêutica e seus segmentos. Confira.

Diferenças e semelhanças

Farmácia: duas farmacêuticas segurando uma embalagem de medicamento e conversando

Imagem: iStock.

Quando relacionamos a atuação do farmacêutico clínico com a atuação do farmacêutico hospitalar, não são encontradas grandes diferenças. Pode-se dizer que a farmácia clínica é uma derivação da farmácia hospitalar. Por meio dessa função, os medicamentos utilizados na farmacoterapia são gerenciados de modo que garantam a segurança e a eficácia do tratamento.

A farmácia hospitalar é um serviço de saúde que, na prática, lida com a escolha, realização, armazenamento, manipulação e dispensação de medicamentos. Dessa forma, o farmacêutico hospitalar aconselha profissionais de saúde acerca da correta administração da farmacoterapia, dentre outras tarefas.

Já na farmácia clínica, os farmacêuticos têm como foco o atendimento individualizado ao paciente, otimizando seu tratamento medicamentoso a fim de promover a saúde, o bem-estar e a prevenção ou tratamento de doenças. De maneira geral, as duas atuações se complementam, sendo, por vezes, incomum visualizá-las de forma dissociada.

Sua principal diferença está na relação diária com o paciente: os farmacêuticos hospitalares lidam diretamente com enfermeiros e médicos, na otimização e auxílio na aplicação da terapia medicamentosa dos pacientes, enquanto o farmacêutico clínico possui contato direto com o paciente.

Atuação do farmacêutico hospitalar

Farmácia: um farmacêutico separando os medicamentos a serem administrados na terapia de um paciente hospitalar

Imagem: iStock.

A atuação do farmacêutico hospitalar é voltada para a seleção dos medicamentos que serão usados pelos pacientes internados, seguindo sempre critérios e padronizações preestabelecidas, além de avaliar fatores econômicos, epidemiológicos e específicos de cada um dos medicamentos utilizados. Neste campo são colocadas em prática noções dos três pilares da padronização de medicamentos: farmacoeconomia, farmacotécnica e, por fim, a farmacologia.

O profissional também lida também com o controle de estoque, momento no qual os remédios são programados e armazenados de maneira correta, garantindo a qualidade no controle do estoque desde a sua aquisição até sua dispensação. Desta forma, são prevenidas faltas de suprimentos de medicamentos e previstas sazonalidades de insumos e faltas no mercado.

Atuação do farmacêutico clínico

Farmácia: uma farmacêutica atendendo um cliente homem idoso em uma farmácia convencional

Imagem: iStock.

Assim, ao farmacêutico clínico é designada a realização de um plano terapêutico, que ocorre a partir da anamnese do paciente, acrescido dos conhecimentos do próprio profissional. O objetivo, nesse caso, é o de identificar problemas relacionados aos tratamentos, bem como sua eficácia e adesão.

Além disso, o farmacêutico clínico também pode ser responsável pela realização da conciliação medicamentosa, visando prevenir o uso inadequado de medicamentos desde a admissão hospitalar até a liberação do paciente. Neste processo, são evitadas incoerências nas dosagens dos fármacos, na sua forma de administração, na frequência em que são utilizados e é possível avaliar a integridade dos medicamentos destinados ao uso hospitalar.

Um aliado para os farmacêuticos

Assim como os demais profissionais da saúde, os farmacêuticos — sejam clínicos ou hospitalares — precisam lidar com várias tarefas enquanto correm contra o tempo, tudo isso sem deixar de lado o bem-estar e a segurança do paciente. Uma dessas tarefas é a correta administração da farmacoterapia que, entre seus pontos principais de preocupação, está a toxicidade do medicamento.

Farmácia: logo da DoseMeRx

Imagem: DoseMeRx / Dot.Lib.

Tecnologias como o DoseMeRx auxiliam profissionais da saúde na resolução de problemas como esse, sem que o fármaco perca seu efeito terapêutico. O DoseMeRx é um software exclusivo de suporte à tomada de decisão que utiliza modelos farmacocinéticos clinicamente validados de medicamentos, características do paciente, concentrações de fármacos e genótipo para orientar a otimização da dose.

Utilizando-se da abordagem Bayesiana de dosagem, a solução auxilia médicos e farmacêuticos a calcular a dosagem adequada de medicamentos, ajudando a tornar as operações mais eficientes, reduzir os eventos adversos, diminuir os custos envolvidos e aprimorar o resultado do paciente.  

Se quiser saber mais sobre o DoseMeRx para a sua instituição, entre em contato conosco pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e aproveite para se inscrever na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Leia também: "Farmácia: conheça as 4 especializações mais promissoras"

                   "5 pontos de atenção na conciliação medicamentosa"

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.