Dot.lib

Conheça o método e o passo a passo que deve ser seguido para garantir a segurança e saúde do paciente (imagem: iStock). Conheça o método e o passo a passo que deve ser seguido para garantir a segurança e saúde do paciente (imagem: iStock).
5 pontos de atenção na conciliação medicamentosa
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, Tecnologia
  • 03/03/2023
  • Conciliação medicamentosa, DoseMeRx, DotLib, Farmácia clínica, Medicamentos, Medicina

A área da Farmácia Clínica é composta por diversas vertentes, entre as quais está a atuação no ambiente hospitalar. Na busca por otimizar recursos, tempo e garantir a segurança do paciente, foram desenvolvidos métodos capazes de evitar a ocorrência de erros associados à administração de medicamentos. Uma delas é a conciliação medicamentosa, que é capaz de identificar e prevenir a ocorrência de eventos adversos associados à terapia com fármacos.

Para evitar que a saúde do paciente seja colocada em risco, existem pontos específicos que devem ser observados para a realização da conciliação medicamentosa. Por isso, entenda a importância do método e qual o passo a passo para garantir a qualidade na atuação do farmacêutico, bem como a segurança e o bem-estar do paciente.

Importância da conciliação medicamentosa

Conciliação medicamentosa: enfermeira segurando cartelas de medicamentos

Imagem: Canva.

A conciliação medicamentosa ou reconciliação medicamentosa tem como objetivo principal evitar problemas relacionados a medicamentos em uso pelo paciente. Também visa garantir que sejam administrados de modo adequado na proteção e contra patologias. Para isso, os profissionais envolvidos estudam todo o histórico médico, acompanham e monitoram mais detalhadamente o paciente e sua condição médica. Nos casos que envolvem o uso domiciliar de fármacos, cabe ao profissional da saúde conscientizar o paciente sobre seu uso correto.

A conciliação é realizada por farmacêuticos e outros profissionais da área da saúde, que avaliam a ineficácia ou o risco de interação medicamentosa, que pode levar o paciente à morte. Para que isso seja evitado, os profissionais devem avaliar alguns aspectos dos remédios — como lote, validade e fabricante de cada um deles — e o uso que os pacientes fazem dessas substâncias, seja domiciliar ou hospitalar. 

5 pontos de pontos de atenção

A seguir, confira o passo a passo para uma conciliação medicamentosa bem-sucedida:

1) Faça uma boa apresentação e repasse o objetivo da sua visita

O momento da internação hospitalar pode ser de muita ansiedade para o paciente. Por isso, é imprescindível ser cordial e objetivo durante sua apresentação e ao repassar as informações. Desta forma, é possível estabelecer uma relação de confiança entre ambos, facilitando o trabalho realizado e a adesão do paciente ao processo.

2) Sempre consulte mais de uma fonte para coletar o histórico medicamentoso de um paciente

Busque mais de uma fonte de informações, tendo o próprio paciente e/ou acompanhante como prioridades. Nesse caso, o farmacêutico conseguirá confirmar as informações contidas no prontuário, garantindo que não falte qualquer informação importante ou discriminada de forma incorreta.

3) Conheça seu paciente

Conciliação medicamentosa: enfermeira dando medicamentos ao paciente no leito do hospital

Imagem: Canva.

Conhecer o perfil do paciente é a melhor forma de identificar possíveis inconsistências entre o histórico médico e a prescrição farmacêutica. Assim, é possível entender melhor o quadro médico apresentado pelo paciente e indicar a terapia medicamentosa mais adequada, além de identificar possíveis interações com os medicamentos anteriores. Ainda que o método seja complexo, a união de enfermeiros, farmacêuticos e médicos torna possível a melhora dos resultados do tratamento.

4) Atualize o histórico medicamentoso a cada internação

Em alguns sistemas informatizados, o histórico medicamentoso do paciente fica arquivado, mas é necessário que essa informação seja revisada a cada internação. Mantenha-o atualizado com informações sobre doenças preexistentes, hábitos, medicamentos e exames anteriores torna o atendimento ao paciente mais eficaz e seguro. Portanto, o histórico possibilita que seja realizada uma avaliação mais completa e abrangente, auxiliando na cura, prevenção ou profilaxia de alguma patologia.

5) Envolva o paciente no processo

Atualize o paciente atualizado sobre qualquer mudança nos seus medicamentos de uso domiciliar. Isso se torna ainda mais importante para evitar o risco de automedicação caso seja suspenso por conta do seu quadro. O paciente também deve estar consciente sobre o uso racional de medicamentos, como tomá-los no horário e dose corretos.

Tecnologia como aliada

Tanto a segurança do paciente quanto a eficácia do tratamento dependem de decisões assertivas que, muitas vezes, são feitas sob pressão. E os avanços científicos e tecnológicos têm se mostrado um aliado na otimização do tempo e de recursos materiais e humanos em diversos setores da sociedade, entre os quais está a saúde.

A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção de tecnologias que automatizam tarefas do dia a dia, dando aos profissionais da saúde mais tempo para que se dediquem a um atendimento personalizado e centrado no paciente. Uma dessas tecnologias é a ferramenta de dosagem de precisão DoseMeRx, que tem sido um aliado do atendimento clínico mundo afora.

Conciliação medicamentosa: logo da DoseMeRx

Imagem: DoseMeRx / Dot.Lib.

Por meio da abordagem Bayesiana, o DoseMeRx auxilia médicos e farmacêuticos a calcular a dosagem adequada de medicamentos. Isso torna as operações mais eficientes, reduzindo os eventos adversos, além de diminuir os custos envolvidos e aprimorar o resultado do paciente. Outros benefícios incluem a diminuição parcial dos efeitos colaterais de alguns tratamentos, do tempo de permanência hospitalar e ajuda no aumento de sobrevida de pacientes com leucemia.

A ferramenta também permite a customização fácil e rápida para diversos alvos terapêuticos; identifica e minimiza os riscos em potencial das toxicidades relacionadas ao medicamento por meio de algoritmos; tem integração com prontuários eletrônicos, entre outros recursos. 

Para saber mais sobre o DoseMeRx para a sua instituição e solicitar um teste gratuito da solução, entre em contato conosco pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais!

Leia também: Interações medicamentosas: álcool X medicamentos

                   Vancomicina: conheça um dos antibióticos mais importantes do mundo

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.