Dot.lib

Entenda como a ingestão de álcool durante o uso de determinados medicamentos pode levar à sua potencialização, perda de eficácia ou até novas doenças (imagem: Canva). Entenda como a ingestão de álcool durante o uso de determinados medicamentos pode levar à sua potencialização, perda de eficácia ou até novas doenças (imagem: Canva).
Interações medicamentosas: álcool X medicamentos
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, Dotlib
  • 03/02/2023
  • Álcool, Cognys Meds, DotLib, Interação Medicamentosa, Medicamentos

Em época de festas como o Carnaval, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar. No entanto, muitas pessoas esquecem que a combinação de álcool e medicamentos — dos mais comuns, como os para dor de cabeça, aos de uso controlado — pode ser mais perigosa do que se imagina.

Isso porque o álcool pode causar alterações em enzimas e outras substâncias presentes no organismo quando entra em contato com algum fármaco, tendo o poder de reduzir ou potencializar sua ação, além de causar efeitos colaterais indesejados.

Com o intuito de trazer mais informações sobre a atuação do álcool no organismo e sua interação com medicamentos, este artigo pretende sanar as dúvidas sobre o tema ao explicar os principais efeitos colaterais observados durante a mistura e seus respectivos riscos oferecidos ao paciente. Confira.

Álcool + Anti-inflamatórios

A mistura obtida a partir da utilização conjunta de anti-inflamatórios e álcool pode causar um aumento no risco de desenvolver úlcera gástrica e sangramentos. Isso ocorre porque enquanto o álcool auxilia na remoção do muco e do bicarbonato presentes na parede do estômago, os anti-inflamatórios atuam na redução da produção de prostaglandinas. Com a baixa nesses compostos lipídicos, a produção de secreção ácida aumenta e a de muco e bicarbonato são reduzidas.

Álcool + Paracetamol

Mulher segurando uma caixa de paracetamol

Imagem: Canva.

O uso do Paracetamol associado ao uso de álcool pode causar danos hepáticos graves, aumentando inclusive o risco de doenças como a hepatite medicamentosa. Isso acontece devido ao fato de o Etanol induzir a enzima CYP2E1, também envolvida na formação do metabólito hepatotóxico de paracetamol.

Álcool + ansiolíticos

A associação de ansiolíticos (benzodiazepinas) ao álcool gera um aumento no efeito sedativo do medicamento. Isso ocorre devido ao estímulo GABAérgico — ou seja, que interfere no desempenho do neurotransmissor GABA — desencadeando o risco de coma com possível evolução para uma insuficiência respiratória.

Álcool + insulina (antidiabéticos)

O álcool inibe a produção hepática da glicose ao bloquear a captação de precursores (piruvato, oxaloacetato e glicerol-fosfato) pelo hepatócito. Dessa forma, o uso simultâneo com antidiabéticos como a metformina, glibenclamida, insulina, liraglutida, dapagliflozina pode potencializar a hipoglicemia já existente no paciente.

Álcool + dissulfiram (Antabuse)

Estrutura molecular do dissulfiram

Estrutura molecular do dissulfiram (imagem: Canva).

Antes de mais nada, o dissulfiram é um fármaco voltado para o tratamento de pacientes com dependência alcoólica. Assim, sua associação com a bebida alcoólica causa interferências no metabolização do álcool por meio da inibição irreversível do acetaldeído desidrogenase. Essa inibição leva ao aumento da enzima que é responsável pelos sintomas desagradáveis como cefaleia, náuseas, rubefação, vômitos, taquicardia (também conhecidos como reação Antabuse).

Álcool + antibióticos

O uso simultâneo do álcool com antibióticos pode provocar efeitos colaterais graves, como (como no caso do Antabuse). O acúmulo de substâncias geradas por essa combinação pode causar vômitos, dores de cabeça, dificuldade respiratória, palpitações, hipotensão e, em casos mais graves, a morte. Mas não para por aí.

Antibióticos como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida também são exemplos de medicamentos que não devem ser misturados com álcool, devido ao risco de inibição de seu efeito e potencialização de sua toxicidade hepática.

Bulário Cognys

Logo do Cognys Meds

Imagem: Cognys Meds / Dot.Lib

Estar bem informado e atualizado em relação aos melhores medicamentos é fundamental na prática de qualquer farmacêutico. Pensando nisso, o Cognys Meds oferece o Bulário Cognys, uma ferramenta exclusiva que reúne todas as bulas — nas versões profissional e do paciente — disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o Bulário Cognys, você fica por dentro das informações mais relevantes e atualizadas relacionadas aos medicamentos que você receita e utiliza no seu dia a dia como farmacêutico clínico. Para saber mais sobre o Cognys Meds e o Bulário Cognys, clique aqui.

Leia também: Interação medicamentosa: o que é e como evitar

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.