Dot.lib

Conheça a prática que teve início no âmbito hospitalar e vem ganhando força em outros estabelecimentos de saúde (imagem: iStock). Conheça a prática que teve início no âmbito hospitalar e vem ganhando força em outros estabelecimentos de saúde (imagem: iStock).
Conciliação medicamentosa: entenda a prática e sua importância
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, Dotlib
  • 18/11/2022
  • Cognys Meds, Conciliação medicamentosa, Dot.Lib, Farmácia, Farmácia clínica, Medicamentos

A farmácia clínica realiza atividades fundamentais para evitar a ocorrência de erros relacionados à medicação e melhorar a qualidade na assistência de pacientes em unidades de saúde. Para que isso seja possível, é necessário implementar processos à rotina dos profissionais de saúde para a realização do tratamento farmacológico adequado, com precisão, maior assistência e de forma individualizada.

Um dos principais métodos utilizados para melhorar a segurança do paciente — principalmente na identificação e prevenção de eventos adversos associados a medicamentos — é a conciliação medicamentosa. Este artigo explicará quais atividades compõem a conciliação medicamentosa e qual é a sua importância na prevenção de problemas associados, como a interação medicamentosa, além de otimizar a farmacoterapia.

Qual a importância da conciliação medicamentosa?

Realizado por farmacêuticos e demais profissionais da saúde, a reconciliação medicamentosa ou conciliação medicamentosa é um processo analítico feito com base nos medicamentos utilizados pelo paciente. Dessa forma, medicamentos utilizados habitualmente são avaliados quanto à possibilidade de interferência no tratamento realizado no hospital, assim como o caminho inverso.

O processo vem demonstrando diversos benefícios na prevenção de reações adversas ou na identificação das causas de ineficácia em tratamentos. Portanto, a centralização de todas as prescrições em um único lugar possibilita a prevenção de erros na administração de medicamentos, como dosagem, horários de aplicação, além de facilitar a adesão do paciente à farmacoterapia.

Além disso, a prática é capaz de reduzir as discrepâncias não intencionais relacionadas às mudanças de níveis de atenção à saúde, aos serviços ou mesmo aos profissionais da saúde, promovendo, dessa forma, a redução deste tipo de erro de medicação.

Conciliação medicamentosa no ambiente hospitalar

Paciente recebendo medicamento das mãos da enfermeira

Imagem: iStock.

A conciliação de medicamentos é um processo multidisciplinar que geralmente inclui médicos, farmacêuticos, enfermeiros e os próprios pacientes. Os enfermeiros fazem a admissão hospitalar de pacientes e coletam informações importantes sobre possíveis alergias e medicamentos utilizados de forma domiciliar. Esses dados são registrados em prontuários que serão analisados por médicos.

Em seguida, o paciente é transferido para o médico, que será responsável por avaliar seu estado clínico ao fazer uso do medicamento em questão e realizar a conciliação medicamentosa, atentando-se a possíveis modificações provocadas pelo fármaco utilizado anteriormente. Caso haja necessidade de alterações, o fármaco é recolhido pelos profissionais de enfermagem para ser administrado de forma correta.

Depois dos médicos, é hora de os farmacêuticos clínicos entrarem no processo. Sua contribuição será de analisar a escolha dos medicamentos, verificando se há incoerência nos componentes, na dosagem, forma de administração, frequência de uso, além de substituições ou suspensões de medicamentos para pacientes internados ou não.

Para além do ambiente hospitalar, o farmacêutico é responsável por avaliar a integridade de medicamentos destinados para uso domiciliar. Neste ponto são analisadas e registradas informações sobre lote, validade e fabricante. O trabalho interdisciplinar de conciliações medicamentosas em pacientes melhora a qualidade da assistência oferecida pelos profissionais de saúde associados ao processo, além de conscientizar sobre o uso racional de medicamentos e sobre a importância da efetividade do tratamento fornecido pelo sistema de saúde.

Sobre o Cognys Meds

Logo do Cognys Meds

Logo do Cognys Meds (imagem: Cognys Meds / Dot.Lib).

Uma plataforma inteligente de suporte à decisão clínica, o Cognys Meds dispõe de ferramentas exclusivas que otimizam o dia a dia do profissional de Farmácia. Com um potente conjunto de ferramentas, dentre as quais estão o Bulário Cognys, a Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA) e o painel de Interações Medicamentosas, o Cognys Meds trará um ganho de produtividade para o profissional e maior segurança para o paciente.

Quer saber mais sobre como a ferramenta pode aumentar a produtividade, minimizar custos e riscos, além de facilitar o dia a dia da sua equipe de trabalho ou instituição? Assista ao vídeo abaixo e entre em contato com a Dot.Lib pelo formulário ou pelo e-mail info@dotlib.com.

 

 

Leia também: Interação medicamentosa: o que é e como evitar

                        Quatro critérios para a avaliação estruturada de uma terapia medicamentosa

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.