Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Top 5: posts mais lidos no blog Dot.Lib em 2020
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 06/01/2021
  • conhecimento, Biblioteconomia, covid-19
“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído."

Confúcio

 

De acordo com o Dicionário Michaelis, a palavra conhecimento (origem no latim, cognoscere) tem pelo menos quatro significados: ato ou efeito de conhecer; o ato de conhecer por meio da razão e/ou da experiência, cognição; processo pelo qual se adquire um saber intelectual; consciência que cada indivíduo tem da sua própria existência. 

Em 2020, mesmo diante de um ano caótico e de incertezas por causa da pandemia de COVID-19, a equipe Dot.Lib manteve o compromisso de levar o conhecimento através dos artigos publicados no blog. Há conteúdos que abrangem diversos temas e descobertas para ajudar profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e áreas afins a se manterem atualizados e, consequentemente, apoiá-los também na busca de ampliar os seus conhecimentos. 

As publicações abordaram assuntos como: dicas de cursos on-line sobre COVID-19 para profissionais de saúde, o impacto da pandemia no campo da ciência e da anatomia, as vantagens de investir em livros digitais para atualização profissional, a importância de tornar a leitura de artigos científicos, a história de pesquisadores que marcaram a história da ciência da humanidade e muito mais. Diante dessa variedade de assuntos, confira os 5 artigos mais lidos pelos nossos leitores. 

1) Os 5 principais sites para encontrar artigos científicos 

A produção de um artigo envolve um processo que tem como uma das etapas fundamentais a busca por referências bibliográficas científicas. Mas onde encontrar fontes de qualidade e confiáveis? Neste artigo, você vai encontrar 5 sites importantes para realizar pesquisas de publicações científicas sólidas. 


Fonte: iStock

2) 5 cursos on-line e gratuitos na área de biblioteconomia

Atualmente, cada vez mais o mercado de trabalho exige uma maior qualificação profissional. Por isso, manter-se atualizado precisa ser uma prioridade dos profissionais, principalmente aqueles que atuam com a gestão de informação e documentos, como os bibliotecários. Para auxiliar esses especialistas no aperfeiçoamento de sua carreira, separamos 5 dicas de cursos on-line e gratuitos na área de biblioteconomia.



Fonte: iStock

3) Quais são as diferenças entre surto, epidemia, pandemia e endemia?

Diversos termos podem ser usados pelos especialistas para classificar o crescimento de uma doença infecciosa de acordo com o estágio e nível de propagação. As características que definem cada categoria como endêmica, surto, epidemia e pandemia são baseadas na quantidade comum de casos de uma determinada condição em um período de tempo e até que ponto os casos se dispersaram geograficamente. Leia o artigo e confira as principais características de cada classificação. 


Fonte: iStock

4) Doenças endêmicas no Brasil

Apesar dos avanços tecnológicos e o progresso em pesquisas tenham contribuído para o controle das doenças endêmicas, ainda existem várias regiões brasileiras sendo afetadas. Mas você sabe o que é endemia? Quando uma doença pode ser considerada endêmica? Neste artigo, você vai entender este conceito e conhecer as principais doenças endêmicas que continuam assolando diversas localidades de nosso país.


Fonte: iStock

5) Quarentena: a origem e sua importância como medida de contenção de doenças

O surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2), em dezembro de 2019, transformou a rotina da população mundial através da adoção de diversas medidas para conter o avanço do patógeno. Termos como isolamento, quarentena ou distanciamento social têm sido discutidos frequentemente por autoridades governamentais e de saúde durante a pandemia. Neste post, você vai descobrir a origem do termo quarentena e a importância dessa medida de contenção para combater crises na saúde pública. 


Fonte: iStock

Sobre a Dot.Lib

Com mais de 25 anos de história, a Dot.lib tem como objetivo principal disseminar o conhecimento científico através do fornecimento de acesso on-line a livros digitais, periódicos eletrônicos e bases de dados das mais diversas áreas de conhecimento em parceria com renomadas editoras nacionais e internacionais. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.