Os 5 principais sites para encontrar artigos científicos
Os conteúdos científicos são peças chaves com informações essenciais durante a jornada acadêmica, para comunidade científica e a sociedade. Por meio das pesquisas são desenvolvidas tecnologias para auxiliar em diversas áreas de conhecimento, identificar métodos para combater os problemas que afligem a saúde pública e áreas afins, assim contribuindo com o crescimento do país.
Sabe-se que a produção de um artigo envolve um processo que tem como um dos passos fundamentais a busca por referências bibliográficas científicas. Mas onde encontrar fontes de qualidade e confiáveis para auxiliar em seus estudos? Para te ajudar nesta tarefa, vamos apresentar 5 principais ferramentas de pesquisas para encontrar publicações científicas. Confira:
1 - Scientific Eletronic Library Online (SciELO)
A Scientific Eletronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca eletrônica de acesso livre criada com o objetivo de auxiliar a comunicação das publicações científicas dos países em desenvolvimento, aumentar a visibilidade e acesso à literatura científica. A plataforma é resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) com o Centro Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (BIREME) e desde 2002 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Brasil, se iniciou em 1997 e hoje se encontra em mais de 15 países da América Latina e Europa.
Na SciELO, os usuários podem contar com um grande acervo que inclui periódicos de diversos países da América, Europa e África. É possível efetuar pesquisas em todas as coleções disponíveis - com informações desde estatísticas até fascículos de cada periódico - ou limitar por uma coleção de um único país, navegar por área de assunto, editor ou título da revista.
Diante da pandemia de coronavírus, a SciELO Preprints - artigos científicos que estão em processo de publicação - foi lançada com prioridade para submissão de conteúdos voltados para COVID-19.
2 - Portal de Periódicos da CAPES
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, e é uma biblioteca virtual que disponibiliza publicações das grandes instituições de ensino superior do país e da produção científica internacional.
Seu acervo conta com mais de 40 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias e obras de referências, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. É considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é integralmente financiado pelo governo brasileiro. Além disso, é um dos mais completos e melhores sites de artigos científicos do Brasil.
Clique aqui para saber quem tem acesso livre e gratuito aos seus conteúdos.
3 - Google Acadêmico
Lançado em 2004, o Google Acadêmico é um mecanismo de pesquisa do Google voltado para atender estudantes, universitários, pesquisadores e o público em geral. É uma ferramenta que atua como uma base de dados que reúne artigos científicos, dissertações, periódicos de universidades, monografias, teses e capítulos de livros.
O usuário pode contar com uma interface intuitiva para realizar uma busca por um assunto específico. Na configuração padrão, basta digitar no campo de pesquisa o tema ou palavra-chave desejada. Em seguida, os resultados são ordenados de acordo com os critérios de relevância como: quantidade de citações na literatura acadêmica, íntegra do documento, local que foi publicado e o autor. Mas você pode ainda ordenar com os outros filtros disponíveis, podendo encontrar artigos por idioma, data e um período específico. Clique aqui e explore essa ferramenta.
5 - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) é uma base que reúne trabalhos acadêmicos produzidos pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Atualmente, conta com a integração de 115 instituições, mais de 450 mil dissertações, 169.515 teses e 627.830 documentos. A BDTD foi criada com a proposta de difundir as teses e dissertações produzidas no país e no exterior, possibilitando mais visibilidade à produção científica.
A busca na plataforma é simples e objetiva. Basta digitar o assunto que deseja pesquisar e os resultados serão apresentados, por ordem de relevância (busca padrão), o nome do arquivo, autor, data de defesa e o ícone com acesso ao texto integral. O usuário pode contar ainda com uma “busca avançada”, que permite a aplicação de filtros para limitar os resultados por ano de defesa, idiomas e tipo de documento. Além de poder integrar diferentes termos e assuntos.
4 - Science.gov
O Science.gov é um portal da web e uma ferramenta de busca a partir da integração de várias agências e órgãos dos Estados Unidos (EUA). Seu acesso é gratuito a resultados de pesquisa e desenvolvimento e, atualmente, oferece aos usuários buscas em mais de 60 bancos de dados e mais de 200 milhões de páginas de conteúdos científicos federais autorizadas em vários formatos como: citações e dados científicos.
O portal foi criado em 2002, sendo uma iniciativa pioneira das agências de ciências dos EUA para o acesso às informações de pesquisa científica do país e desenvolvido para atender cientistas e engenheiros, comunidades de bibliotecas e empresas, estudantes e professores e os interessados por ciências. Além disso, possui duas versões, uma em inglês e outra em espanhol.
Aqui, apresentamos as plataformas com publicações relevantes para contribuir em sua caminhada na produção de conteúdos científicos. Para obter mais informações relacionadas a esse assunto, acesse: “Como escrever um artigo científico de qualidade” e os “5 motivos do artigo ser rejeitado por uma revista científica”.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.