Dot.lib

Fonte: iStok Fonte: iStok
Os 5 principais sites para encontrar artigos científicos
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 15/04/2020
  • SciELO, Google Acadêmico, BDTD, Science.gov, artigos científicos, CAPES

Os conteúdos científicos são peças chaves com informações essenciais durante a jornada acadêmica, para comunidade científica e a sociedade. Por meio das pesquisas são desenvolvidas tecnologias para auxiliar em diversas áreas de conhecimento, identificar métodos para combater os problemas que afligem a saúde pública e áreas afins, assim contribuindo com o crescimento do país. 

Sabe-se que a produção de um artigo envolve um processo que tem como um dos passos fundamentais a busca por referências bibliográficas científicas. Mas onde encontrar fontes de qualidade e confiáveis para auxiliar em seus estudos? Para te ajudar nesta tarefa, vamos apresentar 5 principais ferramentas de pesquisas para encontrar publicações científicas. Confira:

1 - Scientific Eletronic Library Online (SciELO)

A Scientific Eletronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca eletrônica de acesso livre criada com o objetivo de auxiliar a comunicação das publicações científicas dos países em desenvolvimento, aumentar a visibilidade e acesso à literatura científica. A plataforma é resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) com o Centro Latino- Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (BIREME) e desde 2002 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Brasil, se iniciou em 1997 e hoje se encontra em mais de 15 países da América Latina e Europa.

Na SciELO, os usuários podem contar com um grande acervo que inclui periódicos de diversos países da América, Europa e África. É possível efetuar pesquisas em todas as coleções disponíveis - com informações desde estatísticas até fascículos de cada periódico - ou limitar por uma coleção de um único país, navegar por área de assunto, editor ou título da revista.

Diante da pandemia de coronavírus, a SciELO Preprints - artigos científicos que estão em processo de publicação - foi lançada com prioridade para submissão de conteúdos voltados para COVID-19. 

2 - Portal de Periódicos da CAPES 

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, e é uma biblioteca virtual que disponibiliza publicações das grandes instituições de ensino superior do país e da produção científica internacional.

Seu acervo conta com mais de 40 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias e obras de referências, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. É considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é integralmente financiado pelo governo brasileiro. Além disso, é um dos mais completos e melhores sites de artigos científicos do Brasil. 

Clique aqui para saber quem tem acesso livre e gratuito aos seus conteúdos. 

3 - Google Acadêmico

Lançado em 2004, o Google Acadêmico é um mecanismo de pesquisa do Google voltado para atender estudantes, universitários, pesquisadores e o público em geral. É uma ferramenta que atua como uma base de dados que reúne artigos científicos, dissertações, periódicos de universidades, monografias, teses e capítulos de livros.

O usuário pode contar com uma interface intuitiva para realizar uma busca por um assunto específico. Na configuração padrão, basta digitar no campo de pesquisa o tema ou palavra-chave desejada. Em seguida, os resultados são ordenados de acordo com os critérios de relevância como: quantidade de citações na literatura acadêmica, íntegra do documento,  local que foi publicado e o autor. Mas você pode ainda ordenar com os outros filtros disponíveis, podendo encontrar artigos por idioma, data e um período específico. Clique aqui e explore essa ferramenta.

5 - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) é uma base que reúne trabalhos acadêmicos produzidos pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Atualmente, conta com a integração de 115 instituições, mais de 450 mil dissertações, 169.515 teses e 627.830 documentos. A BDTD foi criada com a proposta de difundir as teses e dissertações produzidas no país e no exterior, possibilitando mais visibilidade à produção científica.

A busca na plataforma é simples e objetiva. Basta digitar o assunto que deseja pesquisar e os resultados serão apresentados, por ordem de relevância (busca padrão), o nome do arquivo, autor, data de defesa e o ícone com acesso ao texto integral. O usuário pode contar  ainda com uma “busca avançada”, que permite a aplicação de filtros para limitar os resultados por ano de defesa, idiomas e tipo de documento. Além de poder integrar diferentes termos e assuntos. 

4 - Science.gov

O Science.gov é um portal da web e uma ferramenta de busca a partir da integração de várias agências e órgãos dos Estados Unidos (EUA). Seu acesso é gratuito a resultados de pesquisa e desenvolvimento e, atualmente, oferece aos usuários buscas em mais de 60 bancos de dados e mais de 200 milhões de páginas de conteúdos científicos federais autorizadas em vários formatos como: citações e dados científicos.

O portal foi criado em 2002, sendo uma iniciativa pioneira das agências de ciências dos EUA para o acesso às informações de pesquisa científica do país e desenvolvido para atender cientistas e engenheiros, comunidades de bibliotecas e empresas, estudantes e professores e os interessados por ciências. Além disso, possui duas versões, uma em inglês e outra em espanhol.

Aqui, apresentamos as plataformas com publicações relevantes para contribuir em sua caminhada na produção de conteúdos científicos. Para obter mais informações relacionadas a esse assunto, acesse: “Como escrever um artigo científico de qualidade” e os “5 motivos do artigo ser rejeitado por uma revista científica”.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.