Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Como escrever um artigo científico de qualidade
  • Notícias
  • 02/08/2019
  • artigo científico, periódicos, pesquisa científica, trabalhos acadêmicos

Artigos científicos são difíceis de serem escritos e principalmente publicados, mas uma boa estrutura vai ajudar. Para solucionar algumas dúvidas, continue lendo.

Os artigos científicos são elaborados para transmitir de forma sintética informações sobre um dado questionamento e os resultados obtidos por meio de pesquisas científicas. Além disso, serem publicados em revistas especializadas. Mas no momento de começar a desenvolver um artigo científico bem estruturado surgem algumas perguntas: “Por onde começar um artigo científico?”, “Como escolher um tema para pesquisa?”, “Qual é o tipo de linguagem utilizada?” ou “Qual é a formatação correta para esse tipo de conteúdo?”. O setor de pesquisa cobra informações assertivas e as revistas científicas possuem padrões rigorosos para aprovar as pesquisas a serem publicadas.  Então, criamos este post com o objetivo de responder essas e outras perguntas que ajudarão você a elaborar um artigo científico de qualidade.

  • Pesquisa

Antes de escolher a questão a ser estudada em seu artigo científico é importante fazer um levantamento de publicações, artigos e revistas especializadas sobre o tema. Esse material será à base da sua pesquisa e auxiliará identificar as perguntas a serem respondidas no seu trabalho.

Neste momento, desenvolver uma boa pesquisa de conteúdo irá facilitar definir a dúvida que será investigada. Faça uma análise de todo material encontrado e apresente uma novidade diante do tema escolhido. Uma dica: crie uma pasta e organize todo material que poderá ser usado como base para o artigo.

  • Definir objeto de estudo

Após analisar e interpretar as publicações pesquisadas sobre o tema, você deve definir qual será a hipótese abordada. Nesta etapa, também ter respostas para algumas perguntas é crucial antes de começar escrever:

- Por que escolheu essa temática para pesquisa?
- Como chegou até à dúvida investigada?
- Qual é a importância para ciência?
- Qual seria o interesse do público pelo seu artigo científico?

Apresente uma nova visão sobre seu tema, ou melhor, aborde uma questão original. Essa é a diferença entre as grandes contribuições científicas. Porém mantenha-se fiel aos resultados obtidos, fazer interpretações vazias pode influenciar na aceitação de seu trabalho. 

Linguagem abordada

A proposta do artigo científico é propagar um conhecimento sobre um objeto de estudo, logo é importante que tenha uma linguagem acessível para o público em geral. A linguagem abordada deve ser clara e objetiva, porém seguindo as normas culta da língua portuguesa.

Seu poder de síntese será importante, já que ser objetivo é quase uma arte. Crie períodos curtos e evite usar termos técnicos em excesso, essas duas dicas irão facilitar a compreensão de quem está lendo. Então, se coloque no lugar do público que realizará a leitura do seu artigo. 
Estrutura do Artigo Científico

Para escrever esse tipo de conteúdo é necessário também conhecer os elementos que compõem à sua estrutura:  título, autor (es), epígrafe (opcional), resumo, palavras-chave, conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão) e referências. Vamos falar um pouco mais sobre os elementos textuais, a parte mais extensa do trabalho:

1. Introdução: o objetivo da introdução é a exposição do objeto de estudo para que o leitor tenha uma visão geral do seu artigo. Informações importantes que devem ter: justificativa pela escolha do tema, a problemática abordada, a metodologia adotada, o motivo pela escolha do método e os principais resultados.

2. Desenvolvimento textual: Esta é a parte que o autor vai apresentar as teorias utilizadas para o desenvolvimento do trabalho relacionando-as com a problemática e os resultados encontrados com a pesquisa científica.

3. Considerações Finais: Não esqueça de fazer suas considerações finais, talvez esse seja o passo mais crítico e que exige maior atenção. A capacidade de descrever ideias, procedimentos e resultados de forma precisa é uma das habilidades mais importantes (desejáveis) no meio de produção científica.

Os trabalhos acadêmicos assim como os artigos científicos seguem as normas da ABNT, mas nem sempre são exigidas, periódicos internacionais podem exigir outro tipo de formatação, por exemplo.


Onde publicar?

Ao finalizar o artigo científico, a próxima etapa é divulgar esse trabalho. Então, onde publicar? Caso tenha em mente uma revista específica é válido manter o tom, formato e audiência de onde deseja publicar, pois tudo isso vai influenciar seu artigo. Cada periódico online possui critérios próprios e trabalha com temas específicos ou conjuntos de temas. A lista elaborada pelo Google Scholar, separa os periódicos por tema e pode te dar uma força.

O bibliotecário Antônio Pedro de Melo Maricato da PUC-SP desenvolveu uma ferramenta para ajudar os pesquisadores a selecionar as revistas online com as quais desejam contribuir, bela iniciativa, não?!

Sabe-se que produzir conteúdo científico é parte da vida acadêmica, ainda na universidade todos os alunos precisam entregar trabalhos e escrever suas dissertações; o que pode vir a se tornar um artigo por si só. Daí para se tornar de fato um pesquisador, conduzindo pesquisas, formulando hipóteses e publicando os resultados é só uma questão de tempo.  

Encontre o melhor do conteúdo científico da atualidade, em livros digitais, periódicos eletrônicos e bases de dados nas mais diversas áreas do conhecimento na Dot.Lib. São mais de 500 clientes institucionais espalhados por toda a América Central, Latina e Península Ibérica e oferece a mais ampla cobertura de áreas e soluções em pesquisa científica.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.