Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Quais são as diferenças entre surto, epidemia, pandemia e endemia?
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde
  • 18/02/2020
  • coronavírus, pandemia, epidemia, surto, endemia

Os episódios de doenças com casos que têm um crescimento súbito e acabam por afetar grande parte da população não são novidade, os conhecidos “surtos”. Mas em tempos de ciência moderna deixam todos em estado de alerta quando alcançam status de epidemia ou pandemia.

Diante do crescimento desenfreado de uma doença infecciosa, vários termos podem ser usados pelos especialistas para descrever sua classificação. As características que definem cada categoria em endêmica, surto, epidemia e pandemia, são baseadas na quantidade comum de casos de uma determinada condição em um período de tempo e até que ponto os casos se dispersaram geograficamente. Confira abaixo uma lista com as principais diferenças entre elas: 

Surto

Um surto é definido como o aparecimento súbito de doenças atingindo uma mesma localidade ou população. Os casos são relacionados entre si e podem ser restritos a um mesmo lugar, população ou até mesmo instituições como escolas, creches e quartéis dentre outros. Além disso, podem afetar diferentes espécies de pessoas, animais e plantas (assim como outros seres vivos). Os casos de sarampo são atualmente designados como surto, já que não são tão numerosos ou ocorrem em tantos locais simultaneamente. 

Epidemia

O termo “epidemia” tem sua origem no grego clássico epi (sobre) + demos (povo) e é utilizado desde os tempos de Hipócrates no século VI a.C.

Quando se verifica que múltiplos relatos da ocorrência de uma mesma doença no mesmo local e ao mesmo tempo. Um exemplo atual é a epidemia do Covid-19, mais conhecido como novo Coronavírus. Os primeiros casos dessa doença epidêmica foram descritos em dezembro de 2019 na China e se espalharam de forma rápida no país, chegando a ter casos em outros continentes.

O SARS e o MERS também são causados por vírus da família Coronavírus e atingiram o mundo em 2003 e 2012, respectivamente, foram considerados epidemias por terem se mantido restritos a territórios específicos. Outras doenças epidêmicas que marcaram a história são: a peste negra, a cólera e a gripe espanhol.

Pandemia

Origina-se do grego pan (tudo/ todo) + demos (povo) e representa um cenário mais emergencial, por significar uma epidemia em nível mundial. Nesse caso, uma doença infecciosa e transmissível se espalha por vários continentes ou até mesmo todo o mundo. 

A ocorrência de gripe A (ou gripe suína) em 2009, que foi considerada como pandemia conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), registrou casos nos seis continentes do mundo.

Endemia

A endemia não tem ligação com o número descrito de casos de uma doença, mas é relacionada a zona geográfica onde ocorrem. Se uma enfermidade ocorre com muita frequência apenas em determinado local, ela é considerada endêmica. A febre amarela é um exemplo de doença endêmica da região Norte do Brasil.

Recapitulando 

O artigo What Is a Pandemic? faz parte da iniciativa “Coronavirus Resource Center” uma iniciativa da editora JAMA que reúne recursos diversos voltados à disseminação de informação científica de qualidade enquanto a epidemia de Coronavírus é controlada. O artigo escrito pela Dr.ª Dara Grennan aborda de forma completa a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia. 

A conclusão aponta que quando uma doença se limita a uma região ao longo do tempo, trata-se de uma doença com caráter endêmico. Já se por algum motivo ela se alastra para outros locais, ocasionando novos surtos, é descrita como epidemia. Porém, caso essa doença se espalhe a níveis mundiais, ela será considerada uma pandemia.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.