Dot.lib

No penúltimo artigo do ano, relembre os cinco conteúdos mais lidos do blog da Dot.Lib em 2022 (imagem: iStock). No penúltimo artigo do ano, relembre os cinco conteúdos mais lidos do blog da Dot.Lib em 2022 (imagem: iStock).
TOP 5 artigos Dot.Lib mais lidos em 2022
  • Artigo
  • Dotlib
  • 23/12/2022
  • 2022, Artigos, Ciência, Conteúdo científico, DotLib, Retrospectiva 2022

O ano de 2022 foi marcado, dentre outras coisas, pela volta das atividades presenciais após a queda nos casos de COVID-19. O surgimento da varíola dos macacos (ou monkeypox) com casos espalhados pelo mundo também geraram preocupação sobre uma possível nova pandemia. Outro fato marcante foi o protagonismo das grandes farmacêuticas na busca pelo tratamento e prevenção contra essas doenças.

Os dois acontecimentos redirecionaram a atenção pública não só para a importância dos cuidados com a saúde, mas também para a valorização do conhecimento científico. Do desenvolvimento e produção recordes de vacinas contra o coronavírus aos últimos procedimentos de ponta baseados em genética, 2022 foi um ano de evolução tecnológica e científica sem precedentes.

Durante todo esse tempo, a equipe Dot.Lib procurou reforçar a importância do conhecimento científico por meio dos artigos publicados semanalmente no blog. O objetivo foi e sempre será o de aproximar os leigos da Ciência e, principalmente o de apoiar nossos pesquisadores, além de fomentar e propagar o conhecimento científico no Brasil.

Entrando no clima de fim de ano, a Dot.Lib preparou este artigo com uma retrospectiva dos cinco conteúdos mais lidos neste ano, nas mais diversas áreas do conhecimento. Confira a seguir!

5) Tipos de pesquisa científica e suas características

Lupa destacando a palavra ciência em um livro

Imagem: Canva.

O artigo “Tipos de pesquisa científica e suas características” detalha três dos mais comuns tipos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, entre os quais: a pesquisa experimental, a bibliográfica e a documental. Além disso, é possível conferir as principais características de cada uma delas e exemplos de trabalhos acadêmicos científicos que se encaixam nesses critérios.

Como são muitos os tipos de pesquisas científicas mais comuns, a equipe Dot.Lib dividiu o conteúdo e publicou um segundo artigo com detalhes sobre outras três modalidades, sendo elas: a pesquisa de campo, a ex-post-facto e a pesquisa-ação. Você pode conferir a segunda parte clicando aqui.

4) Nobel de Química 2022: conheça a “química do clique” e seus criadores

Retrato ilustrativo dos vencedores do Nobel de Química 2022

Retrato ilustrativo dos cientistas Carolyn Bertozzi, Morten Medal e Karl Sharpless (imagem: Niklas Elmehed© Nobel Prize Outreach).

O Prêmio Nobel de Química deste ano reconheceu um trio de cientistas que desde o início dos anos 2000 têm se dedicado a desenvolver a revolucionária “química do clique”. Neste artigo, você saberá do que se trata esta técnica, porque tem esse nome, qual a sua importância para a Ciência e conhecer os cientistas suas diversas aplicações em áreas como a Medicina e outras mais.

Além de conhecer um pouco mais da vida e das contribuições das mentes brilhantes por trás do método, você conhecerá três periódicos relacionados ao tema para se aprofundar no assunto, todos com o selo de qualidade de editoras parceiras da Dot.Lib.

3) Vancomicina: conheça um dos antibióticos mais importantes do mundo

Estrutura e fórmula química da Vancomicina

Imagem: Montagem / Dot.Lib.

Nas últimas décadas, a indústria farmacêutica e pesquisadores da área têm se dedicado a entender o surgimento e o mecanismo de ação das superbactérias, assim denominadas por terem adquirido resistência à diversos antibióticos. A partir disso, tornou-se cada vez mais necessário desenvolver terapias medicamentosas que acompanhassem a evolução dessas bactérias e que fossem eficazes e seguras contra elas.

Como o próprio título deste tópico diz, a vancomicina é um desses medicamentos e, atualmente, figura entre os mais importantes e eficazes no tratamento de infecções bacterianas graves em humanos; entretanto, nem sempre foi assim. No artigo que a equipe Dot.Lib preparou sobre o assunto, você conhecerá um pouco sobre a história da vancomicina, seu mecanismo de ação, uma comparação com a penicilina (outrora um dos mais eficazes antimicrobianos já disponíveis) e seus possíveis efeitos adversos e resistências bacterianas.

2) Epistemologia: o que é e qual a sua importância

Ilustração simbólica de um humano tocando o cérebro

Imagem: iStock.

Sem dúvida, o conhecimento científico abriu caminhos antes inimagináveis aos nossos ancestrais, permitindo-nos criar civilizações, vivermos em sociedade e melhorarmos a qualidade de vida. Das melhores práticas de plantio na agricultura ao desenvolvimento de materiais para construção de habitações na Lua, dos medicamentos que tomamos para aliviar desconfortos às terapias de edição genética, sem contar as correntes filosóficas que permeiam a sociedade, seja nas leis ou nos hábitos de um povo.

No entanto, os mais curiosos se perguntam de onde veio todo esse conhecimento científico e filosófico e como conseguimos ordená-lo? A chave para responder a essa pergunta pode estar na Epistemologia, também chamada de "ciência das ciências” ou "ciência do conhecimento”. Neste artigo publicado em fevereiro de 2022, você conhecerá um pouco mais sobre esta importante área do conhecimento, seus objetivos, os principais pensadores e ficará por dentro de cinco dicas de periódicos e e-books para entender mais sobre o assunto e aplicar em seus estudos.

1) Nobel de Literatura 2022: conheça a ganhadora e 3 livros de autores premiados

Retrato ilustrativo da vencedora do Nobel de Literatura 2022

Retrato ilustrativo da escritora francesa Annie Ernaux (imagem: Niklas Elmehed© Nobel Prize Outreach).

Realizado há 121 anos, o Prêmio Nobel é um dos mais prestigiados reconhecimentos que cientistas e artistas podem receber por seu trabalho. A premiação de 2022 rendeu uma série de artigos preparados pela equipe Dot.Lib nas categorias de Química (citada acima), Física e Medicina. A categoria de Literatura abriu com chave de ouro a série de artigos e trouxe um pouco da história da premiação, da vida e obra da vencedora, a francesa Annie Ernaux.

Este, que foi o artigo mais lido no blog da Dot.Lib em 2022, também trouxe três indicações de livros de autores vencedores do Nobel de Literatura de 2021, 2020 e 2017 respectivamente, todos publicados no Brasil por selos da nossa parceira Companhia das Letras. Você pode conferir tudo isso clicando aqui.

A Dot.Lib agradece a todos os publishers parceiros, aos clientes e aos demais leitores do blog por essa caminhada tão rica em conhecimentos e deseja que em 2023 continuemos juntos e fortes nesta jornada intelectual. Boas festas a todos!

Obrigado

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.