Dot.lib

Conheça as principais características de três tipos de trabalhos científicos e suas aplicações, com exemplos (imagem: Canva). Conheça as principais características de três tipos de trabalhos científicos e suas aplicações, com exemplos (imagem: Canva).
Tipos de pesquisa científica e suas características
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas
  • 20/05/2022
  • Ciência, Conhecimento, Pesquisa científica, DotLib, Pesquisas

De acordo com o levantamento realizado pelo Open Box da Ciência, o Brasil tem cerca de 77,8 mil pesquisadores nas cinco maiores áreas de conhecimento. Além disso, conforme o Censo da Educação Superior realizado em 2020, o país tem 6,5 milhões de pesquisadores em potencial matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação.

Aos que pretendem se aventurar no mundo das Ciências ou aos que já se encontram nele, mas ainda têm dúvidas quanto ao tipo de pesquisa que melhor se adequa à área do conhecimento e objetivos, este artigo é para vocês. 

Leia até o fim e conheça as principais características das pesquisas experimental, bibliográfica e documental, além de sua aplicação e exemplos.

1) Pesquisa experimental

Imagem: Canva

Se você imaginou um cientista misturando líquidos efervescentes em tubos de ensaio dentro de um laboratório, saiba que a imagem pensada não só é correta como também é um exemplo clássico de pesquisa experimental. Em termos gerais, este tipo de abordagem tem como finalidade identificar um determinado fenômeno e testar hipóteses que podem estabelecer uma relação de causa e efeito entre as partes que o compõem, conforme o método científico.

O estudo experimental pode ser realizado no local onde ocorre o fenômeno (sendo incerto o controle sobre as variáveis que influenciam sua ocorrência) ou em laboratório, sob condições cientificamente rígidas (também chamado de ambiente controlado, uma vez que, nesse caso, é possível ajustar algumas variáveis).

Este tipo de pesquisa é considerada por especialistas em metodologias de pesquisa como a que mais se aproxima do conhecimento científico. O estudo por experimento permite, por exemplo, analisar a eficácia e segurança de um medicamento, como se pode ver no estudo “Efeitos dos procinéticos no trato digestivo”, publicado na revista Current Reviews in Clinical and Experimental Pharmacology, da Bentham Science.

Principais características:

- Manipulação de variáveis: o pesquisador deve manipular pelo menos uma das características que compõem o objeto de estudo;

- Controle de variáveis: o cientista cria um grupo de controle para fins de comparação com o grupo experimental. No contexto farmacêutico, por exemplo, o grupo de controle receberá um tratamento tradicional ou placebo, enquanto o grupo de experimento receberá o novo medicamento a ser testado;

- Distribuição aleatória: após a criação dos grupos de controle e teste, o pesquisador deve designar elementos/voluntários para participar desses grupos sem estabelecimento de algum critério para essa distribuição.

- Modalidade de pesquisa muito comum nas Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e nas demais chamadas hard sciences.

2) Pesquisa bibliográfica

Imagem: Canva

A pesquisa bibliográfica pode ser um estudo por si só ou um ponto de partida para quaisquer outros tipos de trabalhos científicos. Ela é feita a partir de um levantamento de trabalhos acadêmicos e científicos e demais obras e conteúdos de cunho técnico e acadêmico já publicados em formato físico ou digital. Esses conteúdos devem trazer dados relevantes, que servirão de referência teórica para respaldar argumentos e aprimorar ou atualizar um conhecimento existente.

No meio científico, esse tipo de trabalho é conhecido como revisão bibliográfica, na qual os pesquisadores fazem um levantamento de todos os estudos já publicados acerca do tema/fenômeno a ser discutido. A partir dos dados coletados nesse material, é possível avaliar se as descobertas continuam atuais ou se houve mudanças ou fazer comparações das análises feitas sobre os mesmos fenômenos em diferentes contextos.

Um exemplo disso é o estudo "Comparação do treinamento de força versus treinamento de força tradicional na função física em adultos mais velhos: uma revisão sistemática e meta-análise”, publicado no JAMA Network.

Principais características:

- Utiliza fontes secundárias de informação;

- Esclarece, atualiza e aprofunda um conhecimento ou promove debates sobre ideias;

- Permite comparar autores e abordagens, além de identificar as limitações dos trabalhos;

- Muito comum em monografias (TCC, dissertações e teses) e em revisões de estudos científicos;

- Estrutura formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

3) Pesquisa documental

Imagem: Canva

Costuma ser confundida com a pesquisa bibliográfica, pois ambas têm a mesma finalidade e podem ser usadas como base para outros estudos, como os experimentais, mas são diferentes quanto a fonte de informações. Enquanto a bibliográfica utiliza fontes secundárias, a documental faz uso de fontes primárias (documentos) como diários, autobiografias, fotos e vídeos, mapas e outras fontes cujos dados não passaram por um tratamento analítico e científico. Este tipo de pesquisa pode ser quantitativo ou qualitativo, a depender do documento que será analisado, e exploratório ou informativo.

A realização da pesquisa documental é muito comum nas disciplinas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, pois auxiliam na contextualização histórica, política, socioeconômica de um lugar ou uma população em um período determinado, também auxiliando no entendimento das transformações de um determinado ambiente. Dessa forma, este tipo de pesquisa pode complementar a bibliográfica ao indicar, por exemplo, que determinado estudo analisou fenômenos e sofreu limitações, ambos inerentes à sua época.

No entanto, esta abordagem também pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento, como é o caso da pesquisa "Associação do rastreamento por tomografia computadorizada com mudança de estágio do câncer de pulmão e sobrevida nos Estados Unidos: estudo quase experimental", publicada no British Medical Journal (BMJ). Este exemplo, em especial, mostra como a pesquisa documental pode servir de base para trabalhos experimentais, uma vez que utilizou informações de bancos de dados (uma fonte primária) para basear um experimento em pacientes com câncer de pulmão.

Principais características:

- Utiliza fontes primárias de informação;

- Tem a mesma finalidade da pesquisa bibliográfica;

- Objetivos específicos e ordenadamente definidos para construção de novos conhecimentos;

- Permite que sejam elaborados instrumentos de pesquisa;

- Permite a criação de um banco de dados;

- Geralmente é composta por cinco etapas: seleção de material, revisão, organização, análise dos dados e conclusões.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.