Dot.lib

Leia a segunda parte da série de artigos sobre pesquisa científica e conheça as principais características, suas aplicações e exemplos (imagem: Canva). Leia a segunda parte da série de artigos sobre pesquisa científica e conheça as principais características, suas aplicações e exemplos (imagem: Canva).
Tipos de pesquisa científica e suas características - parte 2
  • Artigo
  • Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas
  • 03/06/2022
  • Ciência, Pesquisa Científica, Conhecimento, DotLib, Pesquisas

Saber escolher a abordagem de acordo com tema ou área de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa e da Ciência como um todo. Na primeira parte da série de artigos sobre modalidades de estudos científicos, foram abordadas as pesquisas experimental, bibliográfica e documental. Nesta segunda parte, fique por dentro do que são as pesquisas de campo, ex-post-facto e pesquisa-ação, suas principais características e respectivas aplicações.

1) Pesquisa de campo

Entrevistador com prancheta na mão e questionando entrevistada

Imagem: Canva

Você provavelmente já foi abordado(a) na rua, por telefone ou internet para responder algum questionário sobre suas preferências. Esse tipo de abordagem é chamado de pesquisa de campo e seu objetivo é observar, coletar, analisar e interpretar os fenômenos diretamente da realidade na qual se encontra o objeto de estudo como nichos, cenários e ambientes naturais de vivência.

Ainda que seja uma das etapas do método científico — e desse modo, seja parte fundamental da pesquisa experimental — este tipo de pesquisa não se atém apenas ao campo das Ciências da Saúde ou Ciências Biológicas e é frequentemente usado por cientistas sociais para identificar e estudar o comportamento de indivíduos, grupos, comunidades, como é feito no Censo Demográfico, por exemplo.

Já um exemplo de como esse tipo de pesquisa pode ser o ponto de partida para outra é o estudo "Formação Gogo: uma visão sobre a primeira grande barreira de recifes da Austrália", publicado no Journal of the Geological Society, um periódico da GeoScienceWorld. Nele, os pesquisadores relatam a coleta de partes ou totalidades de fósseis de animais marinhos da era devoniana que, após análise laboratorial, forneceram dados sobre a formação da primeira grande barreira de recifes da Austrália.

Principais características

- Os principais tipos são classificados como exploratória, quantitativa-descritiva e experimental;

- Coleta de dados feita no local onde se encontra o objeto de estudo;

- Em geral, é composta por quatro etapas: pesquisa bibliográfica, coleta de dados, tratamento e análise dos dados, publicação dos resultados em artigos científicos ou anais de eventos acadêmicos;

- Pode complementar outros tipos de pesquisa, como a bibliográfica e a ex-post-facto.

2) Pesquisa ex-post-facto

Palavra passado escrita em um dicionário e grifada com marca texto

Imagem: Canva

Conforme a tradução literal do latim para o português diz, esta modalidade de pesquisa é realizada “a partir do fato passado” e tem por objetivo investigar se há relação de causa e efeito entre fato e um fenômeno que ocorre após o fato específico. Assim sendo, esta modalidade é uma opção quando já não é mais possível realizar a pesquisa experimental — ou seja, quando não há possibilidade de analisar o fenômeno em andamento.

Em geral, sua aplicabilidade se dá nas Ciências Sociais e Humanas para entender o impacto a longo prazo em diversos níveis e setores da sociedade que certos fatos ou fenômenos trazem à população tempos depois de sua ocorrência. O trabalho "Efeitos de longo prazo de danos causados ​​por furacões no crescimento e mortalidade de árvores de florestas tropicais", publicado na revista Ecology, da editora Wiley, é um exemplo deste tipo de pesquisa.

Principais características

- Os dados são coletados posteriormente à ocorrência do evento estudado;

- É uma modalidade de estudo empírica descritiva;

- Não é possível ter controle direto sobre as variáveis independentes;

- Pode ser aplicada em trabalhos de iniciação científica, TCC, monografia, apresentações em eventos acadêmicos, entre outros.

3) Pesquisa-ação

Pessoas unidas ajudando a resolver um quebra-cabeças

Imagem: Canva

A pesquisa-ação — como o próprio nome dá a entender — é um tipo de estudo necessariamente empírico, ou seja, feito por meio de ações práticas cujo objetivo é identificar e solucionar um problema coletivo. Nesse aspecto, o pesquisador não só é responsável por dar assistência aos atores envolvidos na geração de conhecimento, mas também por aplicar este conhecimento.

Nesse tipo de estudo, o pesquisador está imerso no ambiente onde ocorre o fenômeno a ser estudado e tem autonomia para testar as hipóteses acerca da ocorrência, fazer diagnósticos e gerar uma solução de aplicação prática no mundo real. Geralmente, este procedimento de pesquisa é indicado para áreas que necessitem coletar dados sutis e relevantes, como em grandes organizações e setores da Educação, Tecnologia e Sistemas de Informação. Um exemplo de pesquisa-ação é um estudo de 2017 publicado na JSTOR que descreve a implementação de metodologias de ensino no modelo de sala de aula invertida com uso de aparatos tecnológicos para solucionar a deficiência digital de alunos do ensino fundamental.

Ainda que seja essencialmente prática, a pesquisa-ação precisa ser documentada: portfólios que compilem levantamentos de dados, resultados, atas de reunião e outros documentos sobre o desenvolvimento da pesquisa são necessários para fins de demonstração e comprovação, assim como ocorre com a pesquisa documental.

Principais características

- É composta por cinco fases cíclicas: identificação do problema, planejamento da ação que visa mudar o cenário problemático, aplicação prática da ação, observação e coleta de dados, reflexão e compartilhamento dos resultados;

- O pesquisador deve estar imerso no ambiente do problema e ter autonomia para identificá-lo e solucioná-lo;

- Permite formular soluções de ação prática em cenários reais;

- Após o implemento da ação, é possível investigar seus efeitos e o que pode ser feito para melhorar a prática. Um exemplo: quando uma empresa muda sua cultura organizacional por meio de ações de comunicação e bonificações, é possível avaliar a eficácia dessas ações por meio das reações dos colaboradores (comentários, produtividade, entre outros critérios);

- Esta é uma modalidade de pesquisa necessariamente participativa, ou seja, tanto avaliados quanto avaliadores participam da produção de conhecimento.

- Possui caráter contínuo, uma vez que os objetivo da pesquisa-ação são a mudança na realidade prática e a constante melhoria dos processos.

Leia também: Fator de impacto e sua importância na pesquisa acadêmica

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.