Atuação do farmacêutico clínico na UTI
A atuação do farmacêutico clínico pode se ramificar em diversos serviços. Um deles é o rastreamento, que permite identificar alterações e riscos para a saúde de pessoas que ainda não apresentam sintomas. Na consulta farmacêutica, o profissional é responsável por recomendar e prescrever medicamentos que não precisam de receita médica aos pacientes que trazem queixas e sintomas até à farmácia.
Já na conciliação medicamentosa, o farmacêutico deve revisar os medicamentos em uso pelo paciente, bem como orientá-los a respeito do uso correto e racional dos fármacos. Há também a atuação da farmácia clínica no suporte à vida em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), primordial para a administração de remédios e intervenções em pacientes com quadros graves.
Este último é o destaque deste artigo, que explicará como o farmacêutico clínico pode colaborar na UTI, suas principais atribuições e especificidades. Leia até o fim e confira uma ferramenta que é aliada dos farmacêuticos no cuidado com seus pacientes.
Principais atribuições do farmacêutico clínico na UTI
Imagem: Canva.
Ao integrarem a equipe multiprofissional presente em uma UTI, os farmacêuticos estão aptos a realizar o acompanhamento de todo o processo de internação do paciente por meio da Intervenção Farmacêutica (IF). Assim podem ser resolvidas ou evitadas interferências que comprometam a segurança do paciente, como a interação medicamentosa.
Dentre as principais responsabilidades do farmacêutico clínico na UTI estão:
- Verificar o uso de profilaxias;
- Participar de visitas;
- Acompanhar o uso de antimicrobianos: indicação, tempo de tratamento, doses;
- Monitorar possíveis incompatibilidades para a administração de medicamentos;
No dia 31 de outubro de 2019 foi aprovada a regulamentação emitida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que tem como objetivo principal a ampliação do campo de atuação do farmacêutico clínico, incluindo sua atuação em unidades de terapia intensiva (UTI).
Desta forma, o farmacêutico clínico deverá, durante todo o seu período de trabalho na UTI, dedicar-se exclusivamente ao cuidado do paciente que se encontra em estado grave. Além disso, foi previsto que a cada 15 pacientes em estado crítico é necessário a presença de um farmacêutico clínico. No entanto, esse número pode variar de acordo com a necessidade e complexidade de cada caso, e dimensão das instituições.
Especificidades da terapia intensiva
Imagem: Canva.
No geral, não há um padrão de pacientes dentro do ambiente de terapia intensiva, pois diferentes condições podem fazer com que o paciente fique em estado crítico (por exemplo: traumas, doenças crônicas agudizadas, infecções etc.).
O uso de medicamentos para lidar com os mais diversos casos presentes nas UTIs permite que sejam tratados, prevenidos e retardados doenças e sintomas, melhorando a saúde do paciente e dando suporte aos diagnósticos clínicos. No entanto, quando ocorrem falhas na administração dos fármacos, as consequências podem ser graves e incluem mortalidade de pacientes e prejuízos não só à reputação ou éticos, mas também financeiros e jurídicos à instituição.
Ainda que o processo seja complexo, a terapia medicamentosa necessita de ações integradas da equipe multidisciplinar de saúde para que os resultados da farmacoterapia sejam otimizados. Esse trabalho é de responsabilidade do profissional farmacêutico, indicando qual medicamento será mais adequado para cada dose, avaliando também sua interação com outros medicamentos.
Podemos concluir que o acompanhamento farmacoterapêutico dentro da Unidade de Terapia Intensiva se mostra essencial, uma vez que envolve a análise de quadro clínico, fatores de riscos, eventos adversos e tratamento de pacientes. Assim sendo, o profissional deve ser capaz de implantar intervenções gerenciais para auxiliar nos cuidados intensivos do paciente, garantindo proteção e prevenção da saúde de cada um deles.
Um aliado dos farmacêuticos
Além de corrida, a rotina dos farmacêuticos e demais profissionais da saúde é complexa, uma vez que precisam lidar com a vida de vários pacientes ao longo do dia. Pensando nisso, a Dot.Lib desenvolveu o Cognys Meds, uma solução digital que utiliza a tecnologia e a qualidade da Merative Micromedex para otimizar o dia a dia clínico e hospitalar com funcionalidades exclusivas e uma experiência do usuário aprimorada.
Imagem: Cognys Meds / Micromedex Merative / Dot.Lib.
Como um recurso de suporte à decisão clínica, o Cognys Meds facilita o acesso às informações sobre medicamentos e sua utilização por meio de um potente conjunto de ferramentas que ajudam a solucionar os desafios de uma terapia medicamentosa. A Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), por exemplo, permite o registro da relação de fármacos que o paciente faz ou fará uso, com possibilidade de salvá-la e acessá-la de onde quiser.
Já o Bulário Cognys dá acesso às bulas de medicamento constantemente atualizadas com base no acervo de bulas da Anvisa. Ao acessá-lo, você poderá verificar informações como o nome comercial do medicamento, a data da última atualização sobre a respectiva bula, seu princípio ativo e o fabricante. Também é possível pesquisar pelo nome comercial ou princípio ativo na barra de pesquisa. Além disso, você também terá acesso às calculadoras clínicas e às informações sobre toxicologia.
O conjunto de ferramentas disponível no Cognys Meds otimiza o tempo e a produtividade do profissional, além de proporcionar mais segurança ao paciente. Os benefícios do produto impactam diretamente a qualidade do atendimento e a performance do farmacêutico e equipe médica em atuação.
Veja, a seguir, os primeiros passos para o uso dessa que é a solução perfeita não só para farmacêuticos, mas também para médicos, enfermeiros e demais profissionais e pesquisadores da Saúde.
Caso queira conhecer essas e outras muitas ferramentas que o Cognys Meds possui ou deseja incorporá-lo em sua instituição, entre em contato conosco pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário. Para mais dicas e conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e inscreva-se no canal oficial da Dot.Lib no YouTube, a Dotlib TV.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.