Dot.lib

Entenda como funciona a assistência farmacêutica no suporte à vida em Unidades de Terapia Intensiva (imagem: Canva). Entenda como funciona a assistência farmacêutica no suporte à vida em Unidades de Terapia Intensiva (imagem: Canva).
Atuação do farmacêutico clínico na UTI
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, Dotlib
  • 25/08/2023
  • Carreira, Cognys Meds, DotLib, Farmácia clínica, UTI

A atuação do farmacêutico clínico pode se ramificar em diversos serviços. Um deles é o rastreamento, que permite identificar alterações e riscos para a saúde de pessoas que ainda não apresentam sintomas. Na consulta farmacêutica, o profissional é responsável por recomendar e prescrever medicamentos que não precisam de receita médica aos pacientes que trazem queixas e sintomas até à farmácia.

Já na conciliação medicamentosa, o farmacêutico deve revisar os medicamentos em uso pelo paciente, bem como orientá-los a respeito do uso correto e racional dos fármacos. Há também a atuação da farmácia clínica no suporte à vida em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), primordial para a administração de remédios e intervenções em pacientes com quadros graves.

Este último é o destaque deste artigo, que explicará como o farmacêutico clínico pode colaborar na UTI, suas principais atribuições e especificidades. Leia até o fim e confira uma ferramenta que é aliada dos farmacêuticos no cuidado com seus pacientes.

Principais atribuições do farmacêutico clínico na UTI

Farmácia clínica na UTI: farmacêutica junto ao médico no atendimento a um paciente deitado em leito de UTI

Imagem: Canva.

Ao integrarem a equipe multiprofissional presente em uma UTI, os farmacêuticos estão aptos a realizar o acompanhamento de todo o processo de internação do paciente por meio da Intervenção Farmacêutica (IF). Assim podem ser resolvidas ou evitadas interferências que comprometam a segurança do paciente, como a interação medicamentosa.

Dentre as principais responsabilidades do farmacêutico clínico na UTI estão:

- Verificar o uso de profilaxias;

- Participar de visitas;

- Acompanhar o uso de antimicrobianos: indicação, tempo de tratamento, doses;

- Monitorar possíveis incompatibilidades para a administração de medicamentos;

No dia 31 de outubro de 2019 foi aprovada a regulamentação emitida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que tem como objetivo principal a ampliação do campo de atuação do farmacêutico clínico, incluindo sua atuação em unidades de terapia intensiva (UTI).

Desta forma, o farmacêutico clínico deverá, durante todo o seu período de trabalho na UTI, dedicar-se exclusivamente ao cuidado do paciente que se encontra em estado grave. Além disso, foi previsto que a cada 15 pacientes em estado crítico é necessário a presença de um farmacêutico clínico. No entanto, esse número pode variar de acordo com a necessidade e complexidade de cada caso, e dimensão das instituições.

Especificidades da terapia intensiva

Farmácia clínica na UTI: farmacêutico selecionando medicamentos da prateleira

Imagem: Canva.

No geral, não há um padrão de pacientes dentro do ambiente de terapia intensiva, pois diferentes condições podem fazer com que o paciente fique em estado crítico (por exemplo: traumas, doenças crônicas agudizadas, infecções etc.).

O uso de medicamentos para lidar com os mais diversos casos presentes nas UTIs permite que sejam tratados, prevenidos e retardados doenças e sintomas, melhorando a saúde do paciente e dando suporte aos diagnósticos clínicos. No entanto, quando ocorrem falhas na administração dos fármacos, as consequências podem ser graves e incluem mortalidade de pacientes e prejuízos não só à reputação ou éticos, mas também financeiros e jurídicos à instituição.

Ainda que o processo seja complexo, a terapia medicamentosa necessita de ações integradas da equipe multidisciplinar de saúde para que os resultados da farmacoterapia sejam otimizados. Esse trabalho é de responsabilidade do profissional farmacêutico, indicando qual medicamento será mais adequado para cada dose, avaliando também sua interação com outros medicamentos.

Podemos concluir que o acompanhamento farmacoterapêutico dentro da Unidade de Terapia Intensiva se mostra essencial, uma vez que envolve a análise de quadro clínico, fatores de riscos, eventos adversos e tratamento de pacientes. Assim sendo, o profissional deve ser capaz de implantar intervenções gerenciais para auxiliar nos cuidados intensivos do paciente, garantindo proteção e prevenção da saúde de cada um deles.

Um aliado dos farmacêuticos

Além de corrida, a rotina dos farmacêuticos e demais profissionais da saúde é complexa, uma vez que precisam lidar com a vida de vários pacientes ao longo do dia. Pensando nisso, a Dot.Lib desenvolveu o Cognys Meds, uma solução digital que utiliza a tecnologia e a qualidade da Merative Micromedex para otimizar o dia a dia clínico e hospitalar com funcionalidades exclusivas e uma experiência do usuário aprimorada.

Farmácia clínica na UTI: logo do Cognys Meds e da Micromedex Merative

Imagem: Cognys Meds / Micromedex Merative / Dot.Lib.

Como um recurso de suporte à decisão clínica, o Cognys Meds facilita o acesso às informações sobre medicamentos e sua utilização por meio de um potente conjunto de ferramentas que ajudam a solucionar os desafios de uma terapia medicamentosa. A Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), por exemplo, permite o registro da relação de fármacos que o paciente faz ou fará uso, com possibilidade de salvá-la e acessá-la de onde quiser.

Já o Bulário Cognys dá acesso às bulas de medicamento constantemente atualizadas com base no acervo de bulas da Anvisa. Ao acessá-lo, você poderá verificar informações como o nome comercial do medicamento, a data da última atualização sobre a respectiva bula, seu princípio ativo e o fabricante. Também é possível pesquisar pelo nome comercial ou princípio ativo na barra de pesquisa. Além disso, você também terá acesso às calculadoras clínicas e às informações sobre toxicologia.

O conjunto de ferramentas disponível no Cognys Meds otimiza o tempo e a produtividade do profissional, além de proporcionar mais segurança ao paciente. Os benefícios do produto impactam diretamente a qualidade do atendimento e a performance do farmacêutico e equipe médica em atuação. 

Veja, a seguir, os primeiros passos para o uso dessa que é a solução perfeita não só para farmacêuticos, mas também para médicos, enfermeiros e demais profissionais e pesquisadores da Saúde.

Caso queira conhecer essas e outras muitas ferramentas que o Cognys Meds possui ou deseja incorporá-lo em sua instituição, entre em contato conosco pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário. Para mais dicas e conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e inscreva-se no canal oficial da Dot.Lib no YouTube, a Dotlib TV

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.