Dot.lib

Corrida, tênis e natação estão entre as práticas com maiores taxas de redução do óbito por doenças oncológicas ou cardiovasculares (imagem: Canva). Corrida, tênis e natação estão entre as práticas com maiores taxas de redução do óbito por doenças oncológicas ou cardiovasculares (imagem: Canva).
JAMA: esportes aeróbicos são os mais indicados para prolongar a vida, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 30/08/2022
  • DotLib, Esportes, Expectativa de Vida, JAMA, JAMA Network Open

Publicado na última quarta-feira (24) no JAMA Network Open, um estudo mostra que os esportes que combinam movimentos aeróbicos podem diminuir o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares e câncer. Entre as práticas que mais contribuem com o prolongamento da vida estão a corrida, a natação e o tênis; entretanto, qualquer atividade aeróbica realizada no tempo recomendado de 2,5 a 5 horas semanais pode reduzir em 13% o risco de óbito, comparado ao completo sedentarismo.

Para chegar a esses dados, os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer e do Instituto Nacional do Envelhecimento, ambos em Maryland (Estados Unidos), analisaram questionários respondidos por aproximadamente 272 mil voluntários com idades entre 59 e 82 anos. Eles acompanharam as rotinas dos participantes por 12 anos e descobriram que os que praticavam tênis tiveram redução de 27% no risco de morte por doença cardíaca e de 16% na morte precoce. Os adeptos da corrida apresentaram redução de 19% no risco de câncer e de 15% no risco de morte precoce.

Uma pesquisa de 2021, também publicada no JAMA, sugeriu que caminhar 7 mil passos por dia pode reduzir o risco de óbito por causas cardiovasculares ou oncológicas em até 70%. Outros estudos mostraram que alguns hábitos também podem aumentar a expectativa de vida, como o consumo de café. Em artigo científico publicado no BMJ, a bebida já foi associada a um risco 7% menor de câncer de próstata localizado e 12% a 16% menor de câncer de próstata avançado e fatal. Além disso, o consumo diário do café, até mesmo em sua versão descafeinada, pode aumentar a sobrevida e reduzir o risco de agravamento do câncer colorretal avançado ou metastático, conforme estudo de 2021 publicado no JAMA Oncology.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.