JAMA: esportes aeróbicos são os mais indicados para prolongar a vida, diz estudo
Publicado na última quarta-feira (24) no JAMA Network Open, um estudo mostra que os esportes que combinam movimentos aeróbicos podem diminuir o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares e câncer. Entre as práticas que mais contribuem com o prolongamento da vida estão a corrida, a natação e o tênis; entretanto, qualquer atividade aeróbica realizada no tempo recomendado de 2,5 a 5 horas semanais pode reduzir em 13% o risco de óbito, comparado ao completo sedentarismo.
Para chegar a esses dados, os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer e do Instituto Nacional do Envelhecimento, ambos em Maryland (Estados Unidos), analisaram questionários respondidos por aproximadamente 272 mil voluntários com idades entre 59 e 82 anos. Eles acompanharam as rotinas dos participantes por 12 anos e descobriram que os que praticavam tênis tiveram redução de 27% no risco de morte por doença cardíaca e de 16% na morte precoce. Os adeptos da corrida apresentaram redução de 19% no risco de câncer e de 15% no risco de morte precoce.
Uma pesquisa de 2021, também publicada no JAMA, sugeriu que caminhar 7 mil passos por dia pode reduzir o risco de óbito por causas cardiovasculares ou oncológicas em até 70%. Outros estudos mostraram que alguns hábitos também podem aumentar a expectativa de vida, como o consumo de café. Em artigo científico publicado no BMJ, a bebida já foi associada a um risco 7% menor de câncer de próstata localizado e 12% a 16% menor de câncer de próstata avançado e fatal. Além disso, o consumo diário do café, até mesmo em sua versão descafeinada, pode aumentar a sobrevida e reduzir o risco de agravamento do câncer colorretal avançado ou metastático, conforme estudo de 2021 publicado no JAMA Oncology.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.