Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Consumo diário de café está associado a uma maior sobrevida em pacientes com câncer colorretal metastático, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 24/09/2020
  • café, Câncer colorretal, JAMA oncology

O consumo de algumas xícaras de café por dia pode aumentar a sobrevida e reduzir o risco de agravamento do câncer colorretal avançado ou metastático em pacientes com a doença.. Essa foi a conclusão do estudo publicado no periódico JAMA Oncology, e realizado pelos pesquisadores do  Dana-Farber Cancer Institute e de outras organizações, afiliado à Harvard. 

De acordo com o estudo, entre 1.171 pacientes tratados de câncer colorretal metastático, aqueles que relataram beber de duas a três xícaras de café por dia tiveram mais tempo antes de sua doença piorar. Os voluntários que beberam quatro ou mais xícaras tiveram um benefício ainda maior com essas medidas. Os benefícios apresentados são válidos tanto para o café com cafeína quanto para o descafeinado.

No entanto, os pesquisadores ressaltaram que as descobertas permitiram estabelecer uma associação, mas não uma relação de causa e efeito, entre o consumo de café e a redução do risco de progressão do câncer e morte entre os participantes do estudo. “Embora seja prematuro recomendar uma alta ingestão de café como um tratamento potencial para o câncer colorretal, nosso estudo sugere que beber café não é prejudicial e pode ser potencialmente benéfico”, destacou Kimmie Ng da Dana-Farber, autora sênior do estudo.

Para ler a notícia completa, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.