Dot.lib

Caminhar o equivalente a 4 km e 5 km pode reduzir risco de óbito precoce (Fonte: iStock). Caminhar o equivalente a 4 km e 5 km pode reduzir risco de óbito precoce (Fonte: iStock).
JAMA: caminhar 7 mil passos por dia pode reduzir risco de óbito em até 70%
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 16/09/2021
  • JAMA, Caminhada, Morte precoce, DotLib, Exercícios físicos

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, conduziram uma pesquisa que sugere que caminhadas diárias de 7 mil passos podem diminuir de 50% a 70% o risco de morte prematura em pessoas dos 41 aos 65 anos. O número equivale a distância de 4 km a 5 km, a depender da altura da pessoa. Publicado no Journal of American Medical Association (JAMA), o estudo também considerou os passos dados dentro de casa, o que torna a meta mais fácil de ser atingida.

Os cientistas passaram 10 anos avaliando 2.110 adultos com idades entre 38 e 50 anos, os quais foram divididos em três grupos: os que andavam menos de 7 mil passos por dia, os que andavam entre 7.000 e 9.999 e, por fim, os que davam mais de 10 mil passos. Durante o acompanhamento, 72 dos 2.110 participantes morreram e as principais causas do óbito foram câncer e doenças cardiovasculares.

"Para examinar o impacto potencial da causa reversa, removemos participantes que morreram nos primeiros 2 anos de acompanhamento", disseram os autores, que também explicaram que fatores a dieta não foi relevante para os resultados. Além disso, a pesquisa focou na regularidade dos exercícios em vez da intensidade. O curioso é que dados indicam que andar mais de 10 mil passos não diminuiu o risco de mortalidade comparado aos que já faziam os 7 mil passos recomendados.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.