Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
IBM Micromedex: conteúdo, automatização e inteligência artificial
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 09/12/2019
  • bases de dados de medicamentos e toxicologia, inteligência artificial, prontuário eletrônico, Micromedex

Criada em 1974, a Micromedex é uma das maiores bases de dados de referência on-line sobre medicamentos e toxicologia. A base traz informações detalhadas sobre dosagem, reações adversas, interações medicamentosas, compatibilidade IV e calculadoras de dose para neonatologia e pediatria, além de diagnóstico e tratamento de intoxicações por medicamentos e substâncias químicas. 

Conteúdo confiável e acreditado 

O conteúdo do Micromedex é produzido a partir de um processo editorial acreditado pelo National Institute for Health and Care Excellence (NICE), do Reino Unido. Profissionais de diversas áreas da saúde monitoram as pesquisas científicas globais, as avaliam criteriosamente e as incluem na base, considerando sua qualidade e relevância clínica para a tomada de decisão - informações como desenho do estudo, participantes, desfechos clínicos importantes e limitações fazem parte da análise rigorosa do comitê editorial do Micromedex.

Integração com prontuários eletrônicos

A integração do Micromedex com prontuários eletrônicos veio da necessidade de se automatizar processos importantes que tomam muito tempo do profissional de saúde. Na integração, alertas de segurança do paciente são gerados dentro do fluxo de trabalho de médicos, farmacêuticos e enfermeiros, e cabe a esses profissionais aplicar a informação do Micromedex no contexto específico do paciente que atendem. A integração ajuda na redução de eventos adversos a medicamentos e seus custos e melhora a eficiência da avaliação clínica dos profissionais de saúde.

Dois cases de sucesso podem exemplificar a integração em prontuários: Case de Sucesso: integração IBM Micromedex ao prontuário eletrônico do Hospital São Vicente de Paulo e Case de Sucesso: Hospital Santa Catarina e as integrações Micromedex ao prontuário eletrônico.

Inteligência artificial facilitando as buscas por informação de medicamentos

A inteligência artificial da IBM Watson fornece respostas rápidas para suas perguntas com os recursos de pesquisa natural e de conversação.

Atualmente o Watson pode responder a perguntas sobre medicamentos. O sistema aprende através da interação com os usuários e será capaz de responder a perguntas mais sofisticadas ao longo do tempo. 

Como funciona?

O usuário faz uma pergunta de forma natural ao Watson, em inglês, como se perguntasse a um outro profissional clínico – por exemplo, “qual a dose para a fluoxetina?”. Watson já encontra a resposta dentro do Micromedex ou responde com outras perguntas (por exemplo “qual indicação clínica da fluoxetina?”), para buscar respostas mais específicas.

Assista o vídeo abaixo (em inglês) para ver a ferramenta em uso:

A IBM Micromedex é uma base utilizada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e pesquisadores do mundo todo – está em mais de 80 países e 4500 instituições.

Fale conosco para um período de trial e cotação para a sua instituição.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.