Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Case de Sucesso: Hospital Santa Catarina e as integrações Micromedex ao prontuário eletrônico
  • Artigo
  • Tecnologia, Dotlib, Prontuário, Ciências da Saúde
  • 06/09/2019
  • case de sucesso, prontuário eletrônico, Micromedex

O que você pode aprender neste caso? 

Recomendamos que profissionais de saúde que atuam em hospitais, consultórios ou indústrias farmacêuticas prestem atenção neste case de sucesso. Vamos apresentar a história do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, que fortaleceu o seu processo às decisões clínicas através das integrações do Micromedex ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Descubram também:

- Como as soluções Micromedex permitiram mais segurança aos profissionais de saúde e pacientes?

- De que forma Micromedex Medication Advisory Screening facilitou a avaliação de prescrição médica e automatizou a análise de interações medicamentosas?

- O que tornou o Micromedex InfoButton Acess um recurso valioso para equipe médica obter informações mais embasadas e sem interrupção de seu fluxo de trabalho? 

Sobre o Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina foi fundado em 6 de fevereiro de 1906, pela irmã Beata Heinrich (Congregação das Irmãs de Santa Catarina), Dom Miguel Kruse (abade​ do Mosteiro de São Bento) e Dr. Walter Seng (médico).​ A unidade fica localizada em São Paulo e oferece serviços em diversas áreas como: oncologia, neurologia, cardiologia, ortopedia, pediatria e cirurgia geral. 

Em 2017, a entidade conquistou a acreditação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), nível 6. Esse certificado classifica as instituições de saúde em níveis de 0 a 7, avaliando aspectos como: automatizações de processos, checagem de medicações, interoperabilidade de sistemas e melhoria contínua do cuidado com o paciente. No mesmo ano, obteve a certificação da Joint Commission Internacional (JCI) líder mundial em certificações de organizações de saúde. O hospital é reconhecido nacionalmente por sua modernidade, além de ser referência no atendimento seguro e humanizado. 

O desafio

O desafio do Hospital Santa Catarina era encontrar uma solução que pudesse atender as três necessidades abaixo:

- Agilidade no processo de atendimento e mais precisão na análise de prescrições médicas;

- Redução de erros de medicação;

- Oferecer um atendimento de qualidade para garantir mais segurança os pacientes.

A solução

Para atender os desafios da instituição, as integrações da Micromedex chegaram para fortalecer o atendimento no suporte às decisões sobre medicamentos e, consequentemente, oferecer mais segurança no processo de atendimento.

Os recursos fornecem alertas automáticos para interações medicamentosas, acesso rápido a informações abrangentes sobre medicamentos e doenças, o profissional ainda gasta menos tempo na inserção manual de dados. As soluções de suporte adotadas foram:

Micromedex Medication Advisory Screening: automatiza a avaliação de interações medicamentosas, que identifica proativamente as combinações químicas, compatibilidades IV e erros de dosagens para os pacientes.

Micromedex InfoButton Access: Fornece acesso direto a conteúdo relevante e baseado em evidência do Micromedex em pontos essenciais no processo de atendimento. Dessa maneira, ajuda os médicos, os enfermeiros e os farmacêuticos do hospital a tomarem decisões clínicas mais embasadas sem interrupção de seu fluxo de trabalho.

“Embora o hospital já contasse com soluções Micromedex® para apoio a essas decisões, o conteúdo não havia sido integrado ao prontuário eletrônico do paciente (PEP). Isso dificultava e consumia muito tempo para os farmacêuticos clínicos fazerem uma avaliação proativa das interações medicamentosas antes que os medicamentos dos pacientes fossem dispensados. Além disso, para pesquisar as interações medicamentosas, eu precisava inserir os dados manualmente. Mas não podia fazer isso para todos os pacientes e não fazia isso antes de dispensar os medicamentos. Eu fazia depois. E não eram apenas as interações medicamentosas; informações sobre diretrizes de dosagem, compatibilidade IV, vias de administração off-label, reações adversas e mais, precisavam ser acessadas fora do fluxo de trabalho, deixando pacientes vulneráveis a erros e eventos adversos.”

Juliana Locatelli - Farmacêutica clínica no Hospital Santa Catarina

O benefício

Vamos destacar os principais vantagens dessas ferramentas na rotina diária de trabalho da equipe.
 
- Ferramentas integradas fortalecem a eficiência no processo de atendimento

Acessar as informações em qualquer lugar e diretamente no fluxo de trabalho auxiliou na eficiência das análises de prescrições médicas. 

“Com a integração do Micromedex Medication Advisory Screening, recebo um alerta antes que o medicamento seja dispensado e posso obter isso para todos os pacientes. Eu irei intervir ou não, ou monitorar ou não, mas tenho maior acesso a todos os pacientes. Posso aplicar a avaliação em uma escala maior. Assim, facilita a avaliação de prescrições e aumenta a eficiência de nosso trabalho. Com o InfoButton, já temos as informações sobre os medicamentos na nossa frente, sem precisar procurá-las. Posso acessar as informações em questões de segundos.”, avaliou Locatelli.

- Conteúdo de qualidade apoia a segurança dos pacientes

A confiabilidade dos conteúdos é uma garantia para oferecer confiança para profissionais e pacientes. A Micromedex utiliza um processo editorial robusto que é credenciado pela National Institute for Health and Care Excellence (NICE).

“Quando desejo informações mais confiáveis e conteúdo mais detalhado, usamos o Micromedex. Em casos específicos, preciso verificar a interação medicamentosa mais detalhadamente. Posso fazer isso com o Micromedex. Imaginávamos que os erros em potencial sempre estivessem lá, mas não podíamos ver e agir em todos eles. Como podemos fazer isso agora, os erros foram bastante reduzidos. Eles são intervenções preventivas. Visamos evitar o erro antes que ele chegue ao paciente.”, ressalta a farmacêutica.

- Integração da equipe médica e qualidade no tratamento

Os farmacêuticos e toda a equipe médica do hospital possuem mais confiança de que estão fazendo todo possível para reduzir erros medicação para manter os pacientes mais seguros. Para Locatelli o benefício se estende além da farmácia. “Tudo está alinhado. A preocupação com a segurança não é apenas da farmácia, é do hospital. Quando o hospital planeja obter uma certificação, reduzir erros de medicamentos é um objetivo comum. Portanto, estamos trabalhando com a equipe de enfermagem, os médicos, todos”.

Assim, o Hospital Santa Catarina: 

- Melhorou a eficiência do fluxo de trabalho;
- Obtém acesso mais rápido as informações;
- Reduziu os erros de medicação;
- Aumentou a segurança dos pacientes;
- Conseguiu ficar mais próximo do paciente;

Vale ressaltar que as integrações ao prontuário digital foram um dos fatores que contribuíram para a conquista das certificações à instituição. Os resultados alcançados são contínuos com as soluções Micromedex, que visam oferecer conteúdos e ferramentas de qualidade na área de saúde. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.