Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Case de Sucesso: integração IBM Micromedex ao prontuário eletrônico do Hospital São Vicente de Paulo
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 05/11/2019
  • Hospital São Vicente de Paulo, case de sucesso, prontuário eletrônico, Micromedex

Uma instituição de excelência é aquela que está sempre em busca de aprimoramento, acompanhando as mais recentes tecnologias e tendências. Além disso, uma equipe altamente capacitada necessita de ferramentas de ponta para otimizar e melhorar seu trabalho. 

Eleito como um dos melhores hospitais do Rio de Janeiro em 2016, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) é exemplo de unidade de saúde preocupada com a qualidade dos serviços oferecidos e com a segurança dos pacientes. Seu modelo de gestão é focado na valorização do ser humano, através da educação continuada de sua equipe e o investimento nas mais avançadas tecnologias. 

Conheça o case de sucesso do Hospital São Vicente de Paulo e a integração Micromedex em seu prontuário eletrônico

Sobre o Hospital São Vicente de Paulo

A história do HSVP tem início em 1930, quando era uma unidade de saúde na Tijuca fundada pelas Filhas da Caridade de São Vicente e chamada de Hospital Escola. O objetivo da instituição era prestar assistência médica para as irmãs religiosas e treinamento em enfermagem para as noviças. Porém apenas em 1968 que a unidade de saúde passou por reformas e foi reestruturada passando a se chamar Hospital São Vicente de Paulo e cuidar também dos moradores dos arredores. 

A administração da Irmã Mathilde nos anos 80 trouxe mais procura por atendimentos, o que motivou a construção de um novo prédio maior e mais moderno. Em 2008, uma das mais prestigiadas organizações acreditadoras na área da saúde, a Joint Commission Internacional (JCI) concedeu uma acreditação ao hospital em reconhecimento ao trabalho focado no bem-estar do paciente. Após investigação e comprovação de seus processos internos, o comprometimento da unidade com a qualidade, o aprimoramento e a segurança de seus serviços, conquistou a revalidação em 2012 e 2015.
O centro de saúde tem como objetivos: a humanização no atendimento à saúde, as mais avançadas tecnologias, profissionais comprometidos com a qualidade e os valores da instituição. 

O desafio

A gestão do HSVP buscava consolidar as diferentes necessidade e soluções em uma plataforma única para facilitar o trabalho de médicos, farmacêuticos, enfermeiras, gerentes e a equipe administrativa. Dessa forma estariam melhorando o atendimento e a segurança dos pacientes do hospital. 

Um olhar de dentro

O gerente de TI e telecomunicações do Hospital São Vicente de Paulo, André Mallman fala sobre sua função em buscar maior eficiência dos processos administrativos e de cuidados de forma tecnológica. Os desafios que encontra são em unificar as diferentes necessidades e soluções em uma única plataforma que facilite a rotina de médicos, farmacêuticos, enfermeiras, gerentes e equipe administrativa. 

A solução

Mallman conta que conheceu a solução digital IBM Micromedex através da equipe de farmacêuticos do hospital. A ferramenta foi descrita como prática e de relevante importância para unidade.  

Os benefícios

Antes da integração, os farmacêuticos precisavam inserir a informação no sistema eletrônico de saúde manualmente. Era perdido muito tempo nessa atividade, sendo praticamente impossível manter a informação atualizada. E agora, as interações medicamentosas são mostradas em tempo real enquanto os médicos estão prescrevendo e podem ser consultadas a qualquer momento pelos farmacêuticos. Os mais diversos tipos de interações são mostrados como: “medicação-alimentos”, “medicação-tabaco” assim como “uso durante a gravidez e lactação” dentre outros.

As interações medicamentosas são classificadas por seu nível de gravidade e documentação. Isso é relevante para que se possa tomar uma decisão em momentos de urgência. Cada profissional pode configurar seus filtros para evitar receber notificações em excesso. Além do mais, o recurso Micromedex Drug Information pode ser acessado de forma fácil pelo celular.

Um grande ganho para o hospital é o fato de diminuir custos ao mesmo tempo em que mantém a qualidade do serviço oferecido, pois a ferramenta ajuda a evitar erros médicos que podem requerer uma maior  capacidade de gestão de crise. 

Mas o real benefício fica com os pacientes que têm muito mais segurança e cuidados através de uma ferramenta que proporciona informação imprescindível para ser utilizada pela equipe médica.  

Sobre o Micromedex Solutions Medication Advisory Screening Module

O braço de saúde da IBM, conhecido como IBM Watson Health, traz a ferramenta digital avançada e baseada em evidências para interações medicamentosas: IBM Micromedex. A integração é diretamente nos prontuários digitais identificando incompatibilidades IV, interações medicamentosas potencialmente prejudiciais e erros de dosagem para todos os pacientes registrados no prontuário eletrônico.

Um futuro mais saudável é construído através do esforço diário de todos os envolvidos no setor da saúde para um progresso poderoso. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.