Dot.lib

Notícias sobre guerras e pandemias são as mais propícias para gerar traumas coletivos, afirma especialista (Imagem: iStock). Notícias sobre guerras e pandemias são as mais propícias para gerar traumas coletivos, afirma especialista (Imagem: iStock).
APA: superexposição às informações sobre crises pode afetar a saúde mental
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 08/03/2022
  • Saúde mental, DotLib

A exposição prolongada às informações de crises mundiais pode afetar a saúde mental à longo prazo com aumento do estresse; a situação se agrava em pessoas cujos entes estão, de alguma forma, envolvidos na situação. É o que afirma uma publicação da American Psychological Association (APA) no contexto da cobertura midiática da guerra entre Rússia e Ucrânia.

De acordo com a psicóloga Dana Rose Garfin, da Universidade da Califórnia, embora se manter informado seja importante, pesquisas mostram que a busca por notícias de situações como a do leste europeu ou da pandemia de COVID-19 geram estresse, ansiedade e tristeza. “É uma situação muito dolorosa, e parte da experiência de ser humano é sentir empatia pelos outros” afirma Garfin, que estuda como as crises podem gerar traumas coletivos.

Especialistas em saúde mental dão algumas dicas para aliviar os efeitos desse tipo de superexposição, como limitar a quantidade e os tipos de conteúdo acessados, bem como procurar fontes confiáveis. Outras dicas incluem intercalar a dieta informacional com atividades que tragam conforto e bem-estar e, se possível, apoiar ou ajudar agências humanitárias que trabalham no atendimento às vítimas de guerras e de outros tipos de crises.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.