JSTOR disponibiliza estudos que podem ajudar a compreender o conflito entre Rússia e Ucrânia
Na última segunda (28), os presidentes da Rússia e da Ucrânia — Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, respectivamente — se reuniram em Belarus pela primeira vez desde o início do conflito (24) para discutir um cessar-fogo, mas sem sucesso. O que parece ser um embate motivado por questões atuais, na verdade, tem origens pré-soviéticas. É o que mostram os estudos open access especialmente selecionados e disponibilizados pela JSTOR.
Os trabalhos acadêmicos tratam sobre diversos pontos-chave da história entre as nações como o Holodomor — que causou a morte de milhões de ucranianos pela fome durante o domínio da União Soviética no país — e as negociações da Ucrânia para ingressar na União Europeia. Além disso, a editora disponibilizou estudos que tratam sobre as movimentações militares da Rússia próximo à fronteira com a Ucrânia dois meses antes do atual conflito e sobre a esperada intervenção dos Estados Unidos neste contexto.
Embora grande parte do conteúdo listado seja histórico à luz da situação atual, a JSTOR espera que o contexto fornecido por eles ajude os leitores a entender as grandes mudanças que ocorreram na Ucrânia ao longo das décadas. À medida que novos artigos sobre o assunto surgirem, a editora promete disponibilizá-los gratuitamente para leitura e download em seu site oficial.
Link para a matéria completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.