Dot.lib

Foi observada maior redução de câncer no endométrio; de acordo com órgão de pesquisas oncológicas, são 13 os tumores associados à obesidade (imagem: Canva). Foi observada maior redução de câncer no endométrio; de acordo com órgão de pesquisas oncológicas, são 13 os tumores associados à obesidade (imagem: Canva).
JAMA: cirurgia bariátrica reduz em 32% risco de óbito por câncer em obesos
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 09/06/2022
  • JAMA, Obesidade, Cirurgia bariátrica, Câncer, DotLib

Um estudo publicado no JAMA na última sexta-feira (03) mostrou que a cirurgia bariátrica pode reduzir em 32% o risco de morte por câncer em pessoas obesas. Por dez anos, os pesquisadores da Cleveland Clinic e das Universidades de Ohio e Louisiana (Estados Unidos) analisaram dados de mais de 30 mil pessoas com idade média de 46 anos; destes, cerca de 5 mil passaram pelo procedimento. Enquanto a perda de peso média no grupo de controle foi aproximadamente de 2,7 kg no grupo de controle, no grupo dos operados a perda de peso foi 27,5 kg em média.

Após os 10 anos, 4,9% dos voluntários do primeiro grupo e 2,9% do segundo desenvolveram algum tipo de câncer relacionado à obesidade, com uma incidência 32% menor nos operados. Em avaliação individual, o câncer com maior redução foi o do endométrio, reduzindo em 53% o risco para as mulheres que passaram pelo procedimento. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, existem 13 tumores associados à obesidade.

De acordo com um dos coautores do estudo, o cirurgião bariátrico Jared Miller, o estudo trouxe resultados surpreendentes. “Sabíamos que a cirurgia reduziria o risco de câncer com base em estudos anteriores, mas o que nos surpreendeu foi a extensão dessa redução em certos tipos. Os benefícios por meio da cirurgia para perda de peso não podem ser ignorados e devem ser considerados para pacientes com obesidade e alto risco de câncer”, afirmou o pesquisador.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.