ASM International: pesquisa sobre materiais bioinspirados impulsiona avanços na indústria
Cientistas da Universidade de Purdue, em Indiana, e da Universidade A&M do Texas (ambas nos Estados Unidos) têm se dedicado aos estudos dos materiais bioinspirados. Como o próprio nome diz, esses materiais são inspirados na natureza e sua composição, ainda que sintética, traz uma abordagem sustentável para o desenvolvimento de materiais altamente resistentes. De acordo com a matéria publicada no site da ASM International, o potencial de aplicação da tecnologia na indústria é diverso.
A pesquisadora Vanessa Restrepo e sua equipe têm focado na implementação de compósitos de ligação sacrificial usando adesivos não lineares, com o potencial de transformar a infraestrutura elétrica em condições adversas. Esses materiais permitiriam que cabos se estendessem para suportar cargas extras, evitando interrupções no serviço elétrico. Semelhantes às estruturas encontradas em proteínas como a madrepérola, esses compósitos possuem a capacidade de dissipar energia e de “autorregenerar” após falhas mecânicas.
Segundo Vanessa, a habilidade de autorreparo resultaria na redução da produção de objetos descartáveis e de uso único. “Nossa pesquisa analisa a possibilidade de criar mecanismos multiuso de dissipação de energia autorreparáveis, como paraquedas”, explica Vanessa. Ao utilizar ímãs opostos, os compósitos podem se reformar após suportar grandes deformações, oferecendo uma solução inovadora para produtos mais duráveis e sustentáveis. A pesquisa não se limita à infraestrutura elétrica, mas também aborda aplicações em equipamentos de proteção e têxteis.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.