Wiley: cientistas fazem levantamento do estado atual das baleias-azuis em todo o mundo
Um estudo recente realizado pela Universidade Flinders (Austrália) — e publicado no Zoological Society of London, um periódico da Wiley — trouxe à tona desafios e descobertas surpreendentes relacionados à recuperação das baleias-azuis. Enquanto o maior animal vivo da Terra se recupera gradualmente dos efeitos devastadores da caça comercial, enfrentam agora uma série de ameaças, incluindo mudanças climáticas, poluição e interrupção das fontes alimentares, entre outras.
A pesquisa analisou o número, distribuição e características genéticas das populações de baleias azuis em todo o mundo, identificando grandes diferenças entre diversas regiões, como o Pacífico oriental, o leste da Índia e o Pacífico ocidental. No entanto, os cientistas ficaram surpresos ao descobrirem uma semelhança entre as baleias-azuis do leste do Pacífico Sul e do leste do Pacífico Norte, sugerindo que fazem parte da mesma subespécie.
Embora o estudo não tenha encontrado evidências de endogamia, o que é positivo para a recuperação desses animais, os desafios persistem. Além das ameaças tradicionais, como a caça, as baleias-azuis enfrentam agora novos perigos, como o ruído subaquático, alterações na disponibilidade de alimentos e colisões com navios. Diante desses desafios, os estudiosos apelam à Comissão Baleeira Internacional (CBI) para usar essas descobertas na gestão e conservação da espécie.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.