Dot.lib

Feita pela USP, a análise de perfil socioeconômico dos pacientes identificou carência nos protocolos e de hospitais especializados (imagem: Canva). Feita pela USP, a análise de perfil socioeconômico dos pacientes identificou carência nos protocolos e de hospitais especializados (imagem: Canva).
Wiley: nordestinos e nortistas de baixa renda são os que mais sofrem com cefaleia, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas
  • 11/04/2023
  • Brasil, Cefaleia, DotLib, Neurologia, Nordeste, Norte, Wiley

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que os nordestinos e nortistas de baixa renda são os mais afetados pela cefaleia, também conhecida como dor de cabeça. Os detalhes do achado foram publicados em janeiro deste ano em um artigo no Headache: the journal of head and face pain, um periódico da Wiley. O estudo se baseou na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, feita pelo Ministério da Saúde.

Os dados revelaram que a dor da cefaleia incapacitou mais as pessoas pretas do Norte e Nordeste, de baixa renda e escolaridade, do que a população do Sudeste. A análise do perfil socioeconômico dos pacientes sugere que a causa de maior incidência da condição nessas regiões está na carência de protocolos nacionais de saúde para a dor de cabeça e de clínicas e hospitais especializados. Em entrevista para o Jornal da USP, o autor Arão Belitardo de Oliveira fez um alerta sobre as consequências sociais e econômicas da condição.

“É isso que é importante frisar: estamos falando de uma doença que gera um impacto econômico, além do pessoal. Ambos são subestimados e negligenciados atualmente. Você não vai ter tratamento e você não vai ter um diagnóstico porque a cefaleia não está no radar das prioridades de saúde do país”, explicou o pesquisador. O estudo apresenta algumas limitações como dados baseados em relato pessoal em vez do diagnóstico médico, distinção entre tipos de cefaleia, enxaqueca e demais dores de cabeça, além das subnotificações.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.