Wiley: cientistas criam recurso online que identifica fatores de risco da síndrome de burnout
Um estudo conduzido por pesquisadores noruegueses resultou na criação de uma ferramenta capaz de identificar precocemente os principais fatores de risco que levam à síndrome de burnout. Mais do que isso, a pesquisa publicada na Scandinavian Journal of Psychology (Wiley) revelou que cerca de 13% dos funcionários na Noruega correm alto risco de esgotamento no trabalho. A nova ferramenta, chamada de Burnout Assessment Tool (BAT), foi testada em mais de 30 países pelo grupo de pesquisa liderado pelo professor associado de psicologia organizacional e do trabalho, Leon De Beer. A BAT mede quatro grupos principais de fatores de risco: exaustão, distanciamento mental, comprometimento cognitivo e comprometimento emocional.
De acordo com De Beer, o burnout (ou esgotamento) não é uma doença, mas uma resposta do corpo ao estresse prolongado e exigente do ambiente de trabalho. Por sua vez, esta síndrome gera consequências físicas e psicológicas sérias, como doenças cardiovasculares, dores musculoesqueléticas e depressão. “Não abordar o risco de esgotamento dos funcionários a tempo pode ter consequências a longo prazo”, diz o cientista. Marit Christensen, professora do departamento de Psicologia da universidade, destaca a importância da intervenção precoce para mitigar os efeitos nocivos do esgotamento e o papel das empresas nesse sentido.
“Podemos lidar com o esgotamento através de um tratamento individual, mas de pouca utilidade se as pessoas regressarem a um local de trabalho onde as exigências são demasiado elevadas e há poucos recursos”, explica a pesquisadora. Uma vez que não existe um padrão internacional de medidas para o burnout, a ferramenta BAT pode ser uma aliada nesse processo, ajudando a identificar quem precisa de acompanhamento mais urgente. A ferramenta, que está disponível online, não substitui nenhum tipo de diagnóstico formal ou o acompanhamento de profissionais da Saúde. Vale lembrar que, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), 30% dos trabalhadores no Brasil sofrem com o burnout.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.