Dot.lib

Estudo realizado com 226 crianças mostrou que a tecnologia pode agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes com o transtorno (imagem: Canva). Estudo realizado com 226 crianças mostrou que a tecnologia pode agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes com o transtorno (imagem: Canva).
RSNA: IA detecta autismo com 98,5% de precisão em crianças via ressonância magnética
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Tecnologia
  • 05/12/2023
  • Autismo, DotLib, Inteligência Artificial, RSNA, Transtorno do Espectro Autista

Um sistema inovador de inteligência artificial (IA) apresentado na reunião anual da Radiological Society of North America (RSNA) conseguiu diagnosticar precocemente o autismo em crianças com idades entre um e dois anos. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar na Universidade de Louisville, Kentucky, o sistema utiliza ressonâncias magnéticas por meio da técnica de tensor de difusão aplicada ao cérebro para analisar e classificar as imagens em um algoritmo de três estágios.

Mohamed Khudri, que é pesquisador visitante e esteve envolvido no projeto, destacou que o algoritmo treinado é capaz de identificar desvios específicos nas ressonâncias magnéticas, diferenciando crianças com autismo das neurotípicas. A análise das conexões cerebrais anormais, uma característica chave da condição, foi fundamental para alcançar uma precisão de 98,5% — com sensibilidade de 97% e especificidade de 98% — na identificação do transtorno em um grupo de 226 crianças.

A combinação de IA e ressonâncias magnéticas promete agilizar o diagnóstico e tratamento do autismo, agilizando o processo de identificação e tratamento em uma oportunidade única de intervenção precoce, potencialmente antes dos três anos de idade. Os pesquisadores afirmam que o método deve proporcionar perspectivas positivas de independência e desenvolvimento cognitivo para as crianças diagnosticadas, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos autistas na vida adulta.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.