RSNA: IA detecta autismo com 98,5% de precisão em crianças via ressonância magnética
Um sistema inovador de inteligência artificial (IA) apresentado na reunião anual da Radiological Society of North America (RSNA) conseguiu diagnosticar precocemente o autismo em crianças com idades entre um e dois anos. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar na Universidade de Louisville, Kentucky, o sistema utiliza ressonâncias magnéticas por meio da técnica de tensor de difusão aplicada ao cérebro para analisar e classificar as imagens em um algoritmo de três estágios.
Mohamed Khudri, que é pesquisador visitante e esteve envolvido no projeto, destacou que o algoritmo treinado é capaz de identificar desvios específicos nas ressonâncias magnéticas, diferenciando crianças com autismo das neurotípicas. A análise das conexões cerebrais anormais, uma característica chave da condição, foi fundamental para alcançar uma precisão de 98,5% — com sensibilidade de 97% e especificidade de 98% — na identificação do transtorno em um grupo de 226 crianças.
A combinação de IA e ressonâncias magnéticas promete agilizar o diagnóstico e tratamento do autismo, agilizando o processo de identificação e tratamento em uma oportunidade única de intervenção precoce, potencialmente antes dos três anos de idade. Os pesquisadores afirmam que o método deve proporcionar perspectivas positivas de independência e desenvolvimento cognitivo para as crianças diagnosticadas, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos autistas na vida adulta.
Para ler a notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.