Dot.lib

Saiba como funciona a especialização na área e sua importância para alcançar uma trajetória de sucesso na profissão (imagem: iStock). Saiba como funciona a especialização na área e sua importância para alcançar uma trajetória de sucesso na profissão (imagem: iStock).
Residência multiprofissional em Farmácia Clínica
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 02/06/2023
  • Carreira, DotLib, Educação, Farmácia, Farmácia clínica, McGraw Hill, Residência multiprofissional

A Farmácia Clínica é uma das áreas mais promissoras da Saúde, com crescimento que foi impulsionado pela pandemia de COVID-19. No Brasil, a profissão tem como foco a interação direta com o paciente, otimizando a farmacoterapia e possibilitando o uso racional de medicamentos com reflexos diretos na saúde e bem-estar de pacientes, além da prevenção de doenças.

Para se tornar especialista da área, é necessário que o profissional realize a residência multiprofissional em Farmácia Clínica. Neste artigo, a Dot.Lib apresenta as principais informações sobre a residência e seus benefícios frente ao mercado de trabalho para a carreira do farmacêutico.

O que é a residência multiprofissional em Saúde?

Voltada para jovens profissionais da Saúde, a residência multiprofissional é uma espécie de especialização com o objetivo de possibilitar sua inserção qualificada no mercado de trabalho por meio de um programa de cooperação intersetorial. Portanto, a residência em questão se trata de uma pós-graduação lato sensu, como os demais cursos de especialização disponíveis.

Criada em 2005 pela Lei nº 11.129, que instituiu a residência multiprofissional na área da Saúde, a especialização tem duração mínima de dois anos. Durante este período, os profissionais são orientados para a execução prática dos serviços inerentes à sua função.

Atualmente, os programas de residência multiprofissional em Saúde incluem as áreas de: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Terapia Ocupacional e, claro, Farmácia.

Como funciona?

Farmácia clínica: farmacêuticos homens e mulheres analisando substâncias em um laboratório

Imagem: iStock.

Este tipo de residência é voltado para a educação em serviços de profissionais da área farmacêutica por meio da inserção adequada dos farmacêuticos clínicos no mercado de trabalho. O curso forma profissionais capazes de lidar com as demandas cotidianas da área, de identificar necessidades ou causadores de interferências na saúde dos pacientes, além de desenvolver planos para atender de modo adequado tanto individual quanto coletivamente.

O processo tem duração média de dois anos, sendo a maior parte composta por aprendizagem prática com um supervisor de vasta experiência prática na área e com habilitação para lecionar. Isso possibilita que o farmacêutico adquira vantagem competitiva no mercado, intensificando sua autoconfiança diante dos desafios que a profissão apresenta.

De maneira geral, o processo de seleção para ingressar na residência de Farmácia requer que o profissional passe por três etapas do processo seletivo. São elas: prova de conhecimento, análise curricular e entrevista com profissionais de instituições que oferecem essa modalidade de especialização.

Nas provas de conhecimentos, os principais assuntos abordados e requeridos dos candidatos são: Farmácia Clínica, legislação da área em questão, assistência farmacêutica, Farmacovigilância, Farmacoepidemiologia e Bioquímica, Farmacologia e Farmácia Hospitalar.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) dispõe de 138 programas de residência multiprofissional em Saúde, com cerca de 480 vagas voltadas apenas para farmacêuticos. Para mais informações, acesse o site do conselho clicando aqui.

Sobre a McGraw Hill

Farmácia clínica: logo da McGrawHill

Imagem: McGrawHill / Dot.Lib.

Com mais de um século figurando entre as principais editoras do mundo em conteúdo científico, a McGraw Hill tem tradição e reconhecimento internacional no fomento ao aprendizado e trabalho de profissionais de diversas áreas por meio de ferramentas, serviços e publicações digitais. Além das já conhecidas soluções educacionais para a Medicina, o portfólio da editora também abrange os vários segmentos da Farmácia com o AccessPharmacy.

Como uma ferramenta online rica em conteúdo farmacêutico, o AccessPharmacy permite que estudantes, professores e farmacêuticos praticantes pesquisem pelas mais importantes referências na área. São 86 livros de excelência, incluindo títulos clássicos como Pharmacotherapy: A Pathophysiologic Approach, e o livro mais respeitado do mundo na área de farmacologia, Goodman & Gilman’s: The Pharmacological Basis of Therapeutics, com uma coleção única de animações adaptadas que ilustra interações medicamentosas de maneira detalhada.

Se você se interessou pelo AccessPharmacy ou quer saber mais sobre o portfólio da McGraw Hill para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.