Dot.lib

Conheça a terceira fase desta tecnologia, suas possíveis aplicações e riscos, além de dicas de leitura para se aprofundar no assunto (imagem: Canva). Conheça a terceira fase desta tecnologia, suas possíveis aplicações e riscos, além de dicas de leitura para se aprofundar no assunto (imagem: Canva).
Os três estágios da IA: superinteligência artificial
  • Artigo
  • Tecnologia
  • 14/07/2023
  • DotLib, IA, Inteligência Artificial, Project MUSE, Superinteligência artificial, Tecnologia

No primeiro artigo da série “Os três estágios da IA” abordamos a inteligência artificial estrita, cuja aplicação se dá em tarefas pontuais e, portanto, é mais limitada que as suas sucessoras. Já no segundo artigo, vimos que nos últimos anos essa tecnologia tem caminhado para a inteligência artificial geral, cujo sistema baseado em aprendizado de máquina e das redes neurais artificiais é capaz de tomar decisões ou facilitar este processo aos humanos e tem ampla aplicação na sociedade.

Mas se engana quem pensa que a inteligência artificial não pode ir além destas duas etapas. No último artigo da série, conheça a terceira fase desta tecnologia — conhecida como superinteligência artificial — suas possíveis aplicações e riscos, além de dicas de leitura para se aprofundar no assunto.

O que é a superinteligência artificial

Superinteligência artificial: um holograma em forma humana representativo de uma superinteligência artificial se conectando a um notebook

Imagem: Canva.

A superinteligência artificial refere-se a um nível avançado de inteligência artificial que ultrapassa significativamente a capacidade intelectual dos seres humanos em praticamente todas as áreas cognitivas. Enquanto a inteligência artificial convencional é projetada para executar tarefas específicas e resolver problemas dentro de um domínio limitado, a superinteligência artificial seria capaz de superar as capacidades humanas em todas as esferas de conhecimento.

Esta fase da IA é muitas vezes associada à ideia de uma máquina ou sistema computacional capaz de realizar tarefas cognitivas com habilidade superior, como aprendizado, raciocínio, resolução de problemas complexos, criatividade e comunicação. Isso quer dizer que ela não se limitaria apenas a seguir instruções programadas, mas seria capaz de aprender e se adaptar por conta própria, aprimorando seu desempenho e adquirindo novos conhecimentos ao longo do tempo.

Uma característica importante da superinteligência é o autoaperfeiçoamento, ou seja, a capacidade de um sistema de inteligência artificial melhorar sua própria inteligência, superando assim as habilidades dos seres humanos. Esse autodesenvolvimento contínuo poderia levar a um rápido progresso tecnológico e transformações significativas em várias áreas da sociedade.

É importante ressaltar que a superinteligência artificial ainda é um conceito teórico e não há consenso sobre quando ou como ela será alcançada. Além disso, existem debates e preocupações significativas em torno dos impactos sociais, éticos e de segurança que a superinteligência poderia trazer, incluindo questões relacionadas ao controle, aos limites e às consequências imprevistas de uma inteligência artificial tão avançada.

Possíveis aplicações na sociedade

Caso a superinteligência artificial seja alcançada, seu potencial de aplicação é vasto e abrange praticamente todos os setores da sociedade. Algumas possíveis aplicações incluem:

Avanços científicos

Superinteligência artificial: imagem de algoritmos sobreposta a de um cientista segurando uma amostra orgânica

Imagem: Canva.

A superinteligência poderia acelerar significativamente a descoberta científica, processando grandes quantidades de dados e identificando padrões complexos em diversas áreas, como Medicina, Biologia, Física e Química. Como resultado, a sociedade se beneficiaria de avanços médicos, novas terapias, desenvolvimento de materiais mais eficientes, entre outros.

Criação de novas tecnologias

A terceira fase da IA poderia impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas em áreas como robótica avançada, veículos autônomos, nanotecnologia, biotecnologia e computação quântica. Essas inovações poderiam revolucionar muitos aspectos da vida humana em ritmo acelerado.

Setor empresarial e automação

As empresas poderiam se beneficiar da superinteligência para otimizar processos, tomar decisões estratégicas e prever tendências de mercado. A automação avançada impulsionada pela superinteligência poderia melhorar a eficiência da produção, reduzir custos e aumentar a produtividade em vários setores industriais.

Assistência à pesquisa e tomada de decisões

A superinteligência poderia auxiliar pesquisadores e profissionais em várias áreas, fornecendo insights fundamentados por meio da análise de dados complexos. Isso poderia ajudar a acelerar o desenvolvimento científico e melhorar a tomada de decisões em setores públicos e privados, especialmente nas áreas de Medicina, Finanças, Planejamento Urbano e Políticas Públicas.

Essas são apenas algumas possibilidades de aplicação da superinteligência artificial. No entanto, é importante ressaltar que essas especulações estão sujeitas a incertezas e é fundamental abordar cuidadosamente os desafios éticos, sociais e de segurança que podem surgir ao desenvolver e implementar a superinteligência.

Potenciais riscos à humanidade

Ainda que pareça promissora, a superinteligência artificial também apresenta riscos potenciais à humanidade. Embora seja difícil prever com precisão todos os cenários e consequências, aqui estão alguns dos principais riscos discutidos pelos especialistas:

Substituição da mão de obra humana

Superinteligência artificial: um robô androide tocando em um painel eletrônico

Imagem: Canva.

A superinteligência poderia levar a uma automação avançada que poderia substituir muitos empregos humanos, gerando desemprego em larga escala e desigualdades socioeconômicas.

Autonomia excessiva

Uma superinteligência poderia buscar autonomia e recursos para atingir seus objetivos, possivelmente ignorando as instruções ou intenções humanas. Isso poderia resultar em ações que colidem com os interesses ou a sobrevivência da humanidade.

Viés e discriminação

A superinteligência pode perpetuar ou ampliar preconceitos existentes nos dados em que foi treinada. Isso pode levar à desinformação e, consequentemente, às decisões discriminatórias ou injustas em áreas como contratação, justiça criminal, sistemas de crédito e outros.

Esses são apenas alguns dos possíveis riscos associados à superinteligência artificial. É importante que a pesquisa e o desenvolvimento nessa área sejam conduzidos com cuidado e atenção aos aspectos éticos, segurança e impacto social, a fim de minimizar esses riscos e garantir que a superinteligência seja benéfica para a humanidade.

Para se aprofundar no assunto

Superinteligência artificial: capas dos e-books na mesma sequência citada no artigo

Imagem: Imagem: Project MUSE / Dot.Lib.

When Robots Kill: Artificial Intelligence under Criminal Law

O crescente uso de software de inteligência artificial (IA) e robôs nas esferas comercial, industrial, militar, médica e pessoal desencadeou uma ampla discussão sobre as relações humanas com essas entidades. Há uma preocupação profunda e comum na sociedade moderna sobre a tecnologia de IA e a capacidade dos arranjos sociais e legais existentes de lidar com ela.

Quais são as ramificações legais se um software de IA ou entidade robótica causar danos? Embora a IA e a robótica estejam entrando na vida cotidiana moderna, há pouca análise abrangente sobre a avaliação da responsabilidade por robôs, máquinas ou softwares que exercem vários graus de autonomia.

O autor Gabriel Hallevy desenvolve uma teoria geral e legalmente sofisticada da responsabilidade criminal por IA e robótica que abrange o fabricante, o programador, o usuário e todas as outras entidades envolvidas. Identificando e selecionando princípios análogos do direito penal existente, Hallevy propõe formas específicas de pensar a responsabilidade criminal para uma gama diversificada de tecnologias autônomas em um conjunto diversificado de circunstâncias.

Information in War: Military Innovation, Battle Networks, and the Future of Artificial Intelligence

Nas próximas décadas, a inteligência artificial (IA) poderá revolucionar a maneira como os humanos travam a guerra. As organizações militares que melhor inovarem e se adaptarem a essa revolução da IA ​​provavelmente obterão vantagens significativas sobre seus rivais. Para tanto, grandes potências como Estados Unidos, China e Rússia já estão investindo em novas tecnologias de detecção, raciocínio e aprendizado que irão alterar a forma como os militares planejam e combatem. A transformação resultante poderia mudar fundamentalmente o caráter da guerra.

Em Information in War, Benjamin Jensen, Christopher Whyte e Scott Cuomo fornecem uma compreensão mais profunda da revolução da IA, explorando a relação entre informação, dinâmica organizacional e poder militar. Os autores analisam como os militares se ajustam historicamente à nova tecnologia de comunicação da informação para identificar oportunidades, riscos e obstáculos que quase certamente enfrentarão as modernas organizações de defesa à medida que buscam caminhos de IA para o futuro. O livro se baseia nesses casos históricos para enquadrar quatro cenários futuros alternativos, explorando como seria a revolução da IA ​​nas forças armadas dos EUA até 2040.

The Tensions of Algorithmic Thinking: Automation, Intelligence and the Politics of Knowing

Estamos vivendo em tempos algorítmicos. Do aprendizado de máquina e inteligência artificial ao blockchain ou filtragem de feed de notícias mais simples, sistemas automatizados podem transformar o mundo social de maneiras que estão apenas começando a ser imaginadas. Redefinindo essas tecnologias emergentes como os novos sistemas de conhecimento, o estudioso pioneiro David Beer examina as tensões agudas que elas criam e como elas estão mudando o que é conhecido e o que é cognoscível.

Baseando-se em casos que vão desde o mercado de arte e a casa inteligente até a tecnologia financeira, patentes de IA e redes neurais, ele desenvolve conceitos-chave para entender o enquadramento, visão e implementação de algoritmos. Este livro será de interesse para qualquer um que esteja preocupado com o surgimento do pensamento algorítmico e a forma como ele permeia a sociedade.

Sobre o Project MUSE

Superinteligência artificial: logo do Project Muse

Imagem: Project MUSE / Dot.Lib.

Desenvolvido pela Johns Hopkins University Press — uma das mais antigas editoras universitárias dos EUA — o Project MUSE é baseado numa colaboração inovadora entre bibliotecas e editoras, fornecendo acesso a uma seleção abrangente de mais de 670 periódicos em texto completo nas ciências humanas e sociais. Todos os títulos são indexados e arbitrados, com artigos aclamados pelos estudiosos mais respeitados em seus campos de atuação.

Se você se interessou pelos títulos citados acima ou quer saber mais sobre o portfólio do Project MUSE, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.