Dot.lib

Conheça a diferença entre desinformação, informação incorreta e má-informação, os danos que causam à sociedade e entenda como esse profissional pode ajudar (imagem: Canva). Conheça a diferença entre desinformação, informação incorreta e má-informação, os danos que causam à sociedade e entenda como esse profissional pode ajudar (imagem: Canva).
Tipos de desinformação e o papel do bibliotecário
  • Artigo
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 17/03/2023
  • Bibliotecários, Conhecimento, Desinformação, DotLib, Informação, Má-informação

O processo de aquisição do conhecimento passa pelos dados, que estruturados se tornam informações e, após um processo de organização, reflexão e síntese, se tornam um conhecimento. No entanto, a rapidez com a qual as informações são facilmente disseminadas na internet levantam dúvidas quanto à veracidade de seus dados. 

É neste cenário que surgem alguns termos em torno dos quais especialistas em comunicação, tecnologias da informação e cientistas de dados têm debatido os respectivos riscos: desinformação, informação incorreta e má-informação. Caso não sejam identificados e combatidos, esses problemas podem induzir a erros com consequências a toda sociedade.

A seguir, confira a diferença entre os três termos e saiba como o profissional bibliotecário pode ajudar nestes casos.

Desinformação (do inglês, desinformation)

Tipos de desinformação: uma pessoa selecionando uma notícia e verificando se é falsa ou verdadeira

Imagem: Canva.

O termo é usado para se referir às manipulações de informação como um todo. No entanto, a desinformação ocorre quando as informações são criadas e divulgadas de forma intencionalmente falsa com o objetivo de enganar ou manipular as pessoas. Ela também pode partir de uma informação verídica, que, em um algum ponto, foi propositalmente distorcida.

A desinformação é frequentemente disseminada por indivíduos ou organizações que buscam alcançar uma agenda específica, como uma meta política ou econômica. Ela pode assumir várias formas, incluindo as chamadas fake news (ou notícias falsas), as propagandas políticas, contas falsas de mídia social e imagens ou vídeos manipulados.

Informação incorreta (misinformation)

Tipos de desinformação: uma mão segurando cordinhas de manipulação de fantoches

Imagem: Canva.

A informação incorreta também é falsa, mas é compartilhada sem a intenção de causar danos; entretanto, acaba por fazê-lo, uma vez que é enganosa ou mal interpretada. Ela pode ser espalhada por indivíduos que acreditam genuinamente que a informação é verdadeira, uma vez que ela corrobora com suas crenças já estabelecidas.

Também pode se espalhar por meio das mídias sociais, nas quais são compartilhadas e amplificadas por pessoas com ideias parecidas — gerando “bolhas digitais”. A informação incorreta é especialmente prejudicial em áreas como a educação ou a pesquisa científica. Se informações falsas são apresentadas como verdadeiras, elas podem levar a conclusões equivocadas ou atrasos na descoberta de novos conhecimentos.

A informação incorreta pode se apresentar sob vários temas: assuntos relacionados à saúde (por exemplo, a busca por remédios caseiros cujos benefícios não foram comprovados pela Ciência), até teorias da conspiração (por exemplo, de que a pandemia de COVID-19 foi criada para implantar um regime autoritário em todo o mundo).

Má-informação (malinformation)

Tipos de desinformação: um hacker vazando informações perigosas na internet por meio de um notebook

Imagem: Canva.

Ocorre quando informações verdadeiras e sensíveis de uma pessoa são divulgadas sem sua permissão com o objetivo de causar danos à reputação e à privacidade. Neste caso, os dados podem ser editados seletivamente e são compartilhados para assediar e perseguir a vítima.

Isto também pode ocorrer com empresas: compartilhar informações falsas sobre um produto ou serviço, por exemplo, pode levar a danos à reputação do negócio ou causar prejuízos financeiros aos consumidores. Como a prática é facilitada pela internet, é comum que ocorra nesse meio, sendo considerada crime em muitos países. 

Alguns exemplos de má-informação incluem: o doxxing, que é o ato vazar informações de identificação pessoal com o objetivo de humilhação pública ou intimidação; o phishing, que está associado à coleta indevida de dados, geralmente por meio de e-mails com links falsos; e o swatting, que se trata de uma falsa denúncia para enganar as autoridades públicas e intimidar a vítima.

Há também a pornografia de vingança, quando fotos e vídeos de teor sexual são publicados sem seu consentimento — ainda que este tenha concordado em se deixar filmar ou fotografar — com o objetivo de se vingar.

Em resumo: a desinformação é intencionalmente falsa; a informação incorreta é falsa, mas compartilhada sem a intenção de enganar, e a má-informação é o compartilhamento de informações verdadeiras com a intenção de causar dano ou engano.

Como os bibliotecários podem ajudar?

Tipos de desinformação: uma bibliotecária ajudando uma aluna a encontrar um livro

Imagem: Canva.

A seguir, veja como esses profissionais podem desempenhar um papel vital no combate à desinformação, à informação incorreta e à desinformação:

1) Identificação de informações falsas: os bibliotecários podem educar as pessoas sobre como identificar e avaliar fontes de informação, identificar notícias falsas e verificar informações. Eles podem oferecer workshops e sessões de treinamento em alfabetização informacional para diferentes faixas etárias e comunidades.

2) Atuação nas redes sociais: as mídias sociais podem ser aliadas no compartilhamento de informações confiáveis, na hora de responder a perguntas e comentários e na conscientização da sociedade. 

3) Estímulo do pensamento crítico: os bibliotecários podem promover discussões e o debate em torno de diferentes pontos de vista com o intuito de refletirem sobre o assunto. Organizar clubes do livro, grupos de discussão e outros eventos são formas eficazes de fazer as pessoas pensarem criticamente.

4) Colaboração com outras organizações: os bibliotecários podem trabalhar com outras organizações, como grupos de verificação de fatos, organizações jornalísticas e grupos comunitários. Eles também podem colaborar com educadores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas para desenvolvimento de estratégias para o combate à desinformação.

5) Acesso às fontes de informação confiáveis: as bibliotecas podem oferecer acesso a bancos de dados, livros e periódicos que dão  informações precisas e confiáveis. Eles também podem criar guias online e listas de recursos recomendados que as pessoas podem usar para pesquisar tópicos e verificar informações.

Sobre a Britannica

Tipos de desinformação: logo da editora Britannica

Imagem: Britannica / Dot.Lib.

Há mais de 250 anos, a Britannica tem figurado entre as mais renomadas e confiáveis fontes de informação do mundo. Usada por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, a Encyclopædia Britannica online é um recurso que reúne periódicos, revistas e muitas outras ferramentas de pesquisa. Por ele, os estudantes e pesquisadores têm acesso a uma variedade de fontes confiáveis de diversas áreas do conhecimento, tudo em uma única plataforma.

O Britannica Academic é a versão digital da prestigiada Encyclopædia Britannica. Nele, é possível acessar conteúdos científicos escritos por laureados com o prêmio Nobel, historiadores, curadores, outros especialistas de notoriedade mundial, cuidadosamente selecionados e distribuídos em mais de 1.400 e-books ou em formatos multimídia.

Já o Britannica ImageQuest oferece uma ampla coleção de imagens de apoio ao ensino, com acesso a mais de 3 milhões de imagens das mais renomadas coleções do mundo, em diferentes formatos, com legendas e dados de direitos autorais inclusos.

Se você se interessou pelo portfólio da Britannica e quer saber mais ou considera incorporá-lo na sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e inscreva-se no canal oficial da Dot.Lib no YouTube, a Dotlib TV

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.