Dot.lib

No dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, conheça cinco databases dos mais renomados publishers parceiros da Dot.Lib para indicar ou considerar na sua pesquisa (imagem: iStock). No dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, conheça cinco databases dos mais renomados publishers parceiros da Dot.Lib para indicar ou considerar na sua pesquisa (imagem: iStock).
Cinco bases de dados para pesquisadores científicos
  • Artigo
  • Dotlib
  • 08/07/2022
  • Brasil, Ciência, DotLib, Pesquisa

Em relação a 2015, a produção de trabalhos científicos no Brasil cresceu 32% em 2020, de acordo com o “Panorama da Ciência Brasileira 2015-2020”, realizado pela primeira vez pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O mesmo relatório também traçou um perfil interessante sobre a produção científica verde-e-amarela: assim como o próprio país, os clusters — ou agrupamento de temáticas — dessas pesquisas são multidisciplinares e diversos, com a biodiversidade brasileira sendo a temática-base na maioria dos casos.

Apesar das características positivas, sabemos que ainda existem muitos desafios no cenário científico e no dia a dia dos pesquisadores, sendo a obtenção de dados de fontes confiáveis uma das maiores dificuldades dos nossos cientistas. Pensando nisso e na ocasião do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador — comemorado anualmente no dia 8 de julho, mesma data de fundação da SBPC — a Dot.Lib preparou uma lista com cinco indicações de databases para enriquecer ainda mais sua pesquisa e auxiliar na promoção da Ciência no Brasil. Confira a seguir.

Ciências Agrárias e da Terra - CABI Direct

Cobertura: Agricultura, Agronomia, Ecologia, Engenharia de Alimentos, Geologia, Biologia, entre outras áreas.

CABI Direct é a fonte de referência mais completa e extensa nas Ciências da Vida Aplicadas, incorporando as principais bases de dados bibliográficos CABI Abstracts e Global Health. A plataforma fornece um ponto de acesso conveniente e único a todas as suas assinaturas de banco de dados CABI. Projetado com base na maneira como os pesquisadores trabalham, o CABI Direct possui recursos completamente novos que permitem obter mais da literatura, uma experiência de usuário mais intuitiva e com uma nova aparência.

Essa é a única plataforma online criada especificamente para ajudar a tirar o máximo proveito dos bancos de dados de classe mundial do CABI. Por meio dela, é possível acessar mais de 12,5 milhões de registros bibliográficos, mais de 465 mil artigos em texto completo hospedados pelo CABI e muitas outras revisões autorizadas, artigos de notícias e relatórios.

Sobre o CABI

Organização científica sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento do conhecimento científico nas áreas de Ciências Agrárias e da Terra. Por meio de publicações científicas (bases de dados, periódicos e e-books), o CABI busca intensificar a aplicação da ciência no cotidiano dos povos, provendo informações e expertise científica indispensáveis nas soluções de questões de interesse global.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Constellate

Cobertura: Antropologia, Filosofia, História, Sociologia, Pedagogia.

Página do site oficial da Constellate

Imagem: Constellate/JSTOR

Constellate é uma plataforma que auxilia no ensino e aprendizado, além de realizar análise de texto usando os principais repositórios de arquivo de conteúdo acadêmico e de fonte primária do mundo. O recurso permite que escolas de todos os tamanhos ensinem análise de dados e texto com uma plataforma de aprendizado que capacita professores, bibliotecários e outros instrutores a educar uma nova geração de alunos em análise de texto e dados.

Centrada no sucesso de alunos e pesquisadores, a solução também dá acesso aos conteúdos de alguns dos bancos de dados mais respeitados do mundo em um ambiente aberto com uma variedade de materiais didáticos que podem ser usados, modificados e compartilhados.

Sobre a JSTOR

Utilizada por milhões de pessoas para pesquisas, ensino e aprendizado, a JSTOR é uma das mais confiáveis fontes de conteúdo acadêmico em todo o mundo. Com a missão de manter e prover acesso amplo a um arquivo confiável de importantes publicações ilustradas, atualmente a JSTOR detém mais de 2.400 periódicos acadêmicos, 100 mil livros e 50 milhões de imagens, correspondências e outras fontes primárias.

Ciências Biológicas: IUPAC Standards Online

Cobertura: Biologia, Ciências de Materiais, Ciências Ambientais, Engenharia Química, Farmácia, Química e Toxicologia.

Logomarca do IUPAC Standards Online

Imagem: IUPAC Standards Online/De Gruyter

O IUPAC Standards Online é um banco de dados construído a partir dos padrões e recomendações extraídos da revista Pure and Applied Chemistry — publicada pela De Gruyter — e formulados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês), responsável por estabelecer os padrões internacionais em Química para as mais diversas áreas de sua aplicação.  

Os “padrões” são definições de termos, valores padrão, procedimentos, regras para nomear compostos e materiais, nomes e propriedades dos elementos da tabela periódica e muito mais. O banco de dados é o único produto que atualmente permite a busca e recuperação rápida e fácil dos padrões e recomendações da IUPAC.

Sobre a De Gruyter

Há mais de 260 anos, o nome De Gruyter é sinônimo de publicações marcantes e de alta qualidade nas Ciências Humanas e da Terra. O escopo de suas publicações inclui Teologia, Filosofia, Biologia, Química, Linguística, Literatura, Matemática, Física, História, Arqueologia, Direito e Medicina. Em todas essas áreas, a De Gruyter tem formado parcerias consistentes com acadêmicos de excelência, estabelecendo-se como uma indispensável editora internacional.

Ciências Exatas e Engenharias: Inspec

Cobertura: Engenharias, Física e Ciência da Computação.

Logomarca do IET Inspec.

Imagem: IET Inspec/IET

O IET Inspec é um dos bancos de dados mais definitivos para pesquisas interdisciplinares e específicas. Atuante por 50 anos e com mais de 20 milhões de registros de literatura de pesquisa, tem sido uma ferramenta de descoberta essencial para inúmeras instituições de prestígio em todo o mundo. O IET Inspec inclui:

Inspec Analytics: uma ferramenta de inteligência de pesquisa dinâmica para profissionais de engenharia, bibliotecários, professores e pesquisadores para explorar as redes conectadas de pesquisa científica e identificar tendências e padrões globais.

Inspec Analytics Plus: descubra insights mais profundos sobre o impacto da pesquisa global. O Inspec Analytics Plus adiciona novos conjuntos de dados valiosos e funcionalidades ao Inspec Analytics, fornecendo métricas de citação integradas e análise de colaboração aprimorada em milhares de organizações e conceitos científicos.

Sobre o IET

Instituição profissional britânica para engenheiros e tecnólogos, formada a partir da união da Institution of Electrical Engineers (fundada em 1871) e da Institution of Incorporated Engineers (fundada em 1884). Tida como uma das maiores instituições de Engenharia em todo o mundo — hoje com mais de 168 mil membros —, tem como objetivo o desenvolvimento e compartilhamento contínuo do conhecimento científico e tecnológico.

Multidisciplinar: APA PsycNET

Cobertura: Inteligência artificial, Business, Educação, Esportes, Farmacologia, Leis, Linguística, Neurociência, Psicologia, Política, Trabalho social e Sociologia.

Dedicada a entender as necessidades de pesquisa de cientistas comportamentais e sociais, a APA PsycNET oferece resultados precisos com dedicação à excelência acadêmica e científica. Esta poderosa plataforma foi projetada para preparar os alunos e pesquisadores de Psicologia e demais Ciências Comportamentais fornecendo acesso a conteúdo crítico, com o objetivo de trocar e elevar o conhecimento, além de proporcionar avanços na área. Os usuários da APA PsycNET podem pesquisar e acessar facilmente mais de 5,4 milhões de registros em todos os recursos eletrônicos da APA.

Sobre a American Psychological Association (APA)

Associação profissional que desenvolve e publica conteúdos científicos de excelência em Psicologia por meio de livros, periódicos e outros formatos multimídia. As bases de dados da APA formam o mais importante acervo de pesquisas em saúde mental, Ciências Comportamentais, Psiquiatria e Ciências Sociais, com o envolvimento dos maiores especialistas dos Estados Unidos.

Se você se interessou por qualquer uma das bases de dados citadas neste artigo e considera incorporá-las na sua pesquisa ou na sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais e acompanhe o nosso blog. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.