Dot.lib

Para 58% dos entrevistados, a competência ajudará a mantê-los relevantes em suas funções em meio a ascensão da IA (imagem: Canva). Para 58% dos entrevistados, a competência ajudará a mantê-los relevantes em suas funções em meio a ascensão da IA (imagem: Canva).
INFORMS: alfabetização em dados será a habilidade mais procurada até 2030, diz pesquisa
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas, Tecnologia
  • 27/06/2023
  • Ciência de dados, DotLib, Inteligência Artificial, Tecnologia, Dados, INFORMS

A alfabetização em dados (data literacy, em inglês) será a habilidade mais procurada no mercado de trabalho até 2030. É o que diz um relatório desenvolvido pela empresa de análise de dados Qlik em parceria com a consultoria The Future Labs, cujos resultados foram publicados na Analytics Magazine, uma revista da INFORMS. A competência foi definida pelos estudiosos como a capacidade de ler, trabalhar, analisar e se comunicar com dados e por meio deles.

O levantamento denominado “Data Literacy: The Upskilling Evolution” constatou que 21% dos entrevistados acreditam que seus empregadores estejam preparando-os para a automatização de tarefas e para serem orientados por dados. Outros 35% disseram que mudaram de emprego nos últimos 12 meses, pois seus antigos empregadores não ofereciam oportunidades suficientes de qualificação e treinamento em data literacy. Ainda, 58% veem que a alfabetização em dados os ajudará a permanecerem relevantes em suas funções com o uso crescente de IA.

Entre os executivos, 85% veem a habilidade “se tornar tão vital no futuro quanto a capacidade de usar um computador é hoje” e 89% esperam que os membros de sua equipe sejam capazes de explicar como os dados embasaram suas decisões. A pesquisa também mostrou que a demanda por uso de dados nas tomadas de decisão em ambientes corporativos dobrou em relação a 2022. Por fim, os pesquisadores reforçam que os investimentos em alfabetização em dados devem ir além das contratações de alto escalão, alcançando os demais funcionários.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.