Dot.lib

Conheça a primeira fase de um dos mais importantes campos de estudo da atualidade e entenda como ela foi e continua a ser importante para sociedade (imagem: Canva). Conheça a primeira fase de um dos mais importantes campos de estudo da atualidade e entenda como ela foi e continua a ser importante para sociedade (imagem: Canva).
Os três estágios da IA: inteligência artificial estreita
  • Artigo
  • Tecnologia
  • 30/06/2023
  • DotLib, IA, Inteligência Artificial, Inteligência Artificial Estreita, Tecnologia, World Scientific Publishing

Das rodas de conversa informais aos ambientes acadêmicos, corporativos e industriais, é impossível falar sobre a evolução tecnológica sem tocar no termo inteligência artificial (IA). Para se ter ideia da proporção que o assunto tomou, tanto como tecnologia como campo de estudo, a inteligência artificial já é prioridade de investimento para 73% das empresas.  

Por estar cada vez mais integrada aos processos que fazem parte do nosso cotidiano, a IA têm coletado cada vez mais dados e informações que permitem a sua evolução para sistemas ainda mais próximos da inteligência humana. Os estudiosos do tema dividiram essas evoluções em três estágios, sendo o primeiro deles a Inteligência Artificial Estreita, que abordaremos neste artigo.

Mas antes de tudo, é necessário entender...

O que é inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é um campo multidisciplinar que envolve, principalmente, os conhecimentos das Ciências da Computação e das Ciências de Dados para o desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana.

O objetivo da IA é criar máquinas que possam simular e replicar algumas das habilidades humanas, como aprendizado, raciocínio, resolução de problemas, reconhecimento de padrões, percepção sensorial, tomada de decisões e até mesmo interação social.

Existem diferentes abordagens e técnicas utilizadas na inteligência artificial, incluindo:

Aprendizado de máquina (Machine learning)

Inteligência artificial: mão de um robô tocando a mão de um humano

Imagem: Canva.

É um ramo da IA que envolve o desenvolvimento de algoritmos capazes de aprender a partir de dados e melhorar seu desempenho ao longo do tempo. Algoritmos de aprendizado de máquina podem reconhecer padrões, fazer previsões e tomar decisões com base em exemplos ou experiências anteriores. Um dos ramos da aprendizagem de máquina que mais tem se aproximado da inteligência humana é o deep learning (ou aprendizado profundo, em inglês).

Redes neurais artificiais

São modelos computacionais inspirados no funcionamento do cérebro humano. Consistem em redes de nós interconectados que podem aprender a partir de dados e realizar tarefas como classificação, reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural.

Processamento de linguagem natural

Inteligência artificial: robô imitando os movimentos corporais de um humano

Imagem: Canva.

Também conhecida como natural language processing (NLP), é uma área da IA que se concentra na interação entre humanos e computadores por meio da linguagem natural. Os sistemas de NLP permitem que as máquinas entendam, interpretem e respondam à linguagem humana de maneira significativa, permitindo a tradução automática, chatbots e assistentes virtuais, por exemplo.

Visão computacional

É um campo da IA que visa capacitar as máquinas a entender e interpretar informações visuais, como imagens e vídeos. A visão computacional é usada em aplicações como reconhecimento facial, detecção de objetos, veículos autônomos e muito mais.

Robótica

A IA também desempenha um papel importante na área da robótica, permitindo que os robôs sejam programados para realizar tarefas complexas, adaptar-se a ambientes em mudança e interagir com seres humanos de forma mais natural.

Essas são apenas algumas das áreas e técnicas relacionadas à inteligência artificial. A IA tem o potencial de impactar diversos setores, desde a medicina e a indústria até os serviços financeiros e a educação, tornando-se cada vez mais presente em nossas vidas.

Leia também: "ChatGPT: benefícios e possíveis riscos à sociedade"

O que é a inteligência artificial estreita

Inteligência artificial: simulação de um chatbot como exemplo de uma inteligência artificial estreita

Imagem: Canva.

A Inteligência Artificial Estreita, também conhecida como IA estreita (ou Narrow AI em inglês), refere-se a sistemas de IA que são projetados para executar tarefas específicas de forma eficiente, mas que têm limitações em termos de aplicação e abrangência. Esse tipo de IA é focado em um domínio específico e não possui a capacidade de generalizar seu conhecimento ou transferir habilidades para outras áreas.

Os sistemas baseados em IA estreita são desenvolvidos por meio de técnicas como aprendizado de máquina e redes neurais, pelas quais são treinados em conjuntos de dados específicos para aprender padrões e realizar tarefas específicas. Por esse motivo, são mais limitados, pois não têm a capacidade de entender o contexto mais amplo, realizar raciocínio abstrato ou aprender habilidades diferentes das que foram treinados.

Aplicações na sociedade

A IA estreita é projetada para realizar uma tarefa específica com alto desempenho, mas sua inteligência é limitada ao contexto em que foi treinada. Alguns exemplos de IA estreita incluem sistemas de recomendação de filmes, reconhecimento de voz, chatbots de atendimento ao cliente, carros autônomos em ambientes controlados e assistentes virtuais como Siri e Alexa, que podem responder a perguntas simples e executar comandos específicos.

Muito utilizada atualmente, a IA estreita tem proporcionado avanços significativos em muitas áreas. No entanto, ela não possui a capacidade de replicar a inteligência geral e flexível dos seres humanos, o que é conhecido como Inteligência Artificial Geral (AGI). A AGI seria capaz de compreender, aprender e raciocinar em uma ampla variedade de tarefas, superando as limitações da IA estreita.

Leia também: "Quatro aplicações da Inteligência Artificial na sociedade"

Para se aprofundar no assunto

Inteligência artificial: capas dos periódicos da World Scientific

Imagem: World Scientific / Dot.Lib.

Como dito anteriormente, mais do que uma tecnologia, a inteligência artificial é um campo de estudos multidisciplinares, que alcança os campos das ciências de dados, ciências da computação, nanotecnologias e outros mais. Por isso, a IA tem sido extensamente estudada, tanto para a compreensão de seu desenvolvimento e funcionamento, quanto para o entendimento do seu impacto social.

Nesse sentido, a Dot.Lib indica três periódicos especializados em Ciências da Computação e publicados pela World Scientific para você se aprofundar no tema por meio dos mais recentes artigos científicos com descrições detalhadas sobre a tecnologia.

1) International Journal of Computational Intelligence and Applications (IJCIA): é um periódico arbitrado dedicado à teoria e aplicações da inteligência computacional (redes neurais artificiais, sistemas difusos, computação evolutiva e sistemas híbridos). O principal objetivo desta revista é fornecer à comunidade científica e à indústria um veículo pelo qual é possível debater ideias baseadas em técnicas convencionais e ou em inteligência computacional.

O IJCIA aceita trabalhos originais em áreas como redes neurais, lógica difusa, computação evolutiva, reconhecimento de padrões, sistemas inteligentes híbridos, aprendizado de máquina simbólico, modelos estatísticos, compressão e recuperação de imagem/áudio/vídeo.

2) International Journal of Artificial Intelligence and Robotics Research (IJAIRR): é um periódico revisado por pares com foco na pesquisa interdisciplinar de ponta sobre a integração de inteligência artificial, robótica e ciências fundamentais. Suas publicações compreendem artigos de pesquisa e de revisão, artigos curtos e resenhas de livros. Entre os temas mais abordados estão design molecular e de materiais baseado em IA, análise de imagens médicas baseada em IA, matemática assistida por IA, interpretação teórica da IA, arte e jogos gerados por IA, aplicações de processamento de linguagem natural, IA inspirada na ciência do cérebro, entre outros.

3) International Journal of Neural Systems: é uma revista transdisciplinar mensal rigorosamente revisada por pares que cobre o processamento de informações em sistemas neurais naturais e artificiais. Assuntos de interesse especial são aprendizado de máquina, neurociência computacional e neurologia, e artigos inovadores e de alto impacto que cruzam vários campos, incluindo neurociências e ciência e engenharia da computação.

Sobre a World Scientific

Inteligência artificial: logo da editora World Scientific

Imagem: World Scientific / Dot.Lib.

Há mais de 40 anos, a World Scientific figura como uma das principais editoras independentes de livros e periódicos para acadêmicos, pesquisadores e profissionais em todo o mundo. Seu acervo tem cerca de 600 livros e 135 periódicos por ano em áreas diversas do conhecimento. Além disso, a editora também colabora com organizações de prestígio, como a Nobel Foundation e a US National Academies Press e outras, levando conteúdo acadêmico e profissional de alta qualidade a pesquisadores de todo o mundo.

Se você se interessou pelos periódicos ou quer saber mais sobre o portfólio da World Scientific para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.