Dot.lib

Conheça a história da campanha e tenha um panorama dos sintomas, das causas, das prevenções e dos tratamentos disponíveis para a doença (imagem: Dot.Lib). Conheça a história da campanha e tenha um panorama dos sintomas, das causas, das prevenções e dos tratamentos disponíveis para a doença (imagem: Dot.Lib).
Março lilás: campanha contra o câncer do colo do útero
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 31/03/2023
  • Câncer cervical, Câncer do colo do útero, DotLib, Março lilás, McGraw Hill, Saúde da Mulher

Todos os meses do ano são dedicados a uma ou mais campanhas de conscientização sobre doenças que podem ser silenciosas, graves, de pouco conhecimento público ou que possuam tratamentos nem sempre conhecidos ou acessíveis à população. Entre as datas mais conhecidas estão o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata.

Em março, não seria diferente: o terceiro mês do ano é dedicado ao câncer do colo do útero que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o quarto tipo de câncer com maior incidência entre mulheres. Em 2022, as regiões de maior ocorrência da doença foram o Norte (com 20,48 casos para cada 100 mil mulheres), o Nordeste (17,59/100 mil) e o Centro-Oeste (16,66/100 mil); a estimativa do instituto para 2023 é de que surjam 17.010 casos novos.

Considerando o cenário citado acima e seguindo a série de artigos sobre as campanhas mensais de prevenção às doenças, a equipe Dot.Lib contribui com este artigo contando um pouco da história do mês de conscientização contra o câncer do colo do útero, como a doença surge, seus sintomas e tratamentos disponíveis. Fique conosco até o fim, e confira uma dica que pode auxiliar os profissionais da saúde no combate à doença e a garantir a segurança e o bem-estar do paciente.

A campanha

Março lilás: mulher segurando um laço lilás com a mão

Imagem: iStock.

Não se sabe exatamente quando começou o Março Lilás, mas a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data em 1975. A escolha do mês se deu pelo fato de que, em 8 de março, comemora-se o dia internacional da mulher e, no dia 26, o dia mundial da prevenção do câncer de colo do útero. Já o lilás estaria ligado ao movimento sufragista da Inglaterra, em 1908, quando as mulheres que, dentre outras cores, escolheram o lilás para simbolizar a luta pela igualdade de direitos e liberdade.

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), esse câncer é a principal causa de morte entre mulheres na América Latina e no Caribe, região responsável por 80% dos óbitos nas Américas. A estimativa é que o número de vítimas aumente para 51,5 mil em 2030, com 89% delas na América Latina e no Caribe. Dito isto, campanhas como o Março Lilás são importantes para que a sociedade e as autoridades públicas voltem suas atenções à doença, que pode ser tratada, mas principalmente, prevenida.  

A doença

Março lilás: ilustração do colo do útero normal e nos demais estágios do câncer

Ilustração do colo do útero e evolução do câncer (imagem: iStock/Dot.Lib).

O câncer do colo do útero acontece quando há crescimento anormal ou invasão de células na região da cérvix, uma pequena passagem entre a vagina e o útero; por esse motivo, também é conhecido como câncer cervical. A doença se desenvolve lentamente, o que dá mais tempo para o diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura. A incidência do câncer cervical é maior em mulheres de 40 a 60 anos, embora alguns hábitos e estilos de vida coloquem as mais jovens em perigo.

O vírus do papiloma humano (ou HPV) é o causador de mais de 90% dos casos da doença, mas nem todos que estão infectados irão desenvolvê-la. O câncer cervical pode ser espinocelular, tipo mais comum que se inicia nas células superficiais da cérvix, próximo a vagina; ou do tipo adenocarcinoma, o mais raro e com início nas células mais profundas da cérvix, entre o útero e a vagina.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com o estágio no qual o câncer se encontra e, geralmente, a fase inicial não apresenta qualquer sinal. No câncer gerado pelo HPV, há o surgimento de verrugas na vulva, parede vaginal, colo do útero e períneo. Ainda que sejam incomuns, o sangramento vaginal ou de contato após a relação sexual e secreções incomuns na vagina podem ocorrer no início da infecção e são indicativos de um tumor maligno.

Em um quadro avançado, os sintomas costumam se apresentar como falta de apetite, sangue na urina, sangramento retal, diarreia, incontinência urinária e até inchaço em uma das pernas. Caso não seja diagnosticado e tratado a tempo, a doença pode se tornar uma metástase no aparelho uterino, se espalhar para outros órgãos e levar a óbito.

Causas

Apesar de a maioria dos casos ser resultante do HPV, alguns fatores podem aumentar as chances de surgimento do câncer do colo do útero e até mesmo agravá-lo, como:

- Não realizar acompanhamento ginecológico de rotina;

- Vida sexual precoce e/ou sem preservativos;

- Ter filhos muito jovem e/ou ter muitos filhos;

- Se relacionar sexualmente com muitas pessoas;

- Ter um sistema imune enfraquecido por outras doenças ou má-nutrição;

- Tabagismo;

- Predisposição genética relacionada aos genes miR 146, miR 196a2 e miR 499.

Diagnóstico

Os exames mais pedidos pelos ginecologistas para um diagnóstico preciso costumam ser:

- Teste de Papanicolau ou especular: munido de luvas, o ginecologista insere o dedo na vagina da paciente, que deve estar relaxada e com as pernas afastadas, para determinar a posição do colo do útero. Em seguida, com o órgão aberto, o especialista insere o espéculo já lubrificado, um instrumento que permite a visualização mais aprofundada do colo do útero e, caso necessário, a coleta de amostras para biópsia.

Março lilás: ilustração do colo do útero normal e nos demais estágios do câncer visto pelo espéculo

Ilustração do colo do útero e evolução do câncer vistos pelo espéculo durante o teste de Papanicolau (imagem: iStock/Dot.Lib).

- Colposcopia: por meio das lentes de aumento do colposcópio, é possível identificar se há lesões e se são benignas (como as inflamações), pré-malignas (com possibilidade de ser um câncer) ou malignas (câncer). Ele é inserido na vagina de modo semelhante ao espéculo e são usados dois reagentes — o ácido acético 3 ou 5%, e o iodo (o chamado Teste de Schiller) — para melhor visualização das lesões e sua origem. É complementar ao Papanicolau (também conhecido como esfregaço).

- Biópsia: feita com anestesia local durante a colposcopia, o procedimento é realizado com uma pinça para coletar uma pequena porção do material biológico na superfície das áreas anormais, que é enviada para uma análise laboratorial. O procedimento também pode ser feito por meio da conização ou da curetagem endocervical.

- Teste de HPV: semelhante à biópsia, são coletadas amostras de áreas anormais da parede da vagina e das regiões anal, bucal e cervical, locais onde costumam surgir as verrugas nos casos de infecção por papilomavírus humano. O objetivo é identificar o tipo do HPV e se pode evoluir para o câncer do colo de útero.

Tratamento e prevenção

Março lilás: imagem mostra uma camisinha, vacina contra o HPV e acompanhamento ginecológico

Imagem: Canva.

Assim como os sintomas, o tratamento varia de acordo com o estágio da doença. Tanto a cirurgia quanto sua combinação com radioterapia são mais indicadas quando o câncer ainda não se disseminou para além do colo do útero. Combinada com a quimioterapia, a radioterapia é aconselhada quando há metástase no colo do útero ou além dele. A quimioterapia é indicada apenas em quadros metastáticos e recorrentes da doença.

Quanto à prevenção, as recomendações incluem acompanhamentos ginecológicos frequentes (como o Teste de Papanicolau citado acima) a partir dos 21 anos ou da primeira relação sexual para detecção precoce o uso de preservativos (em especial, a camisinha) antes de qualquer atividade sexual. Indicada para todos a partir dos 9 anos, a vacina contra o HPV protege contra os tipos do vírus 6, 11, 16 e 18 e previne também as verrugas genitais. 

Sobre a McGraw Hill

Março lilás: logo da editora McGraw Hill

Imagem: McGraw Hill / Dot.Lib.

Com mais de um século figurando entre as principais editoras do mundo em conteúdo científico, a McGraw Hill tem tradição e reconhecimento internacional no fomento ao aprendizado e trabalho de profissionais por meio de ferramentas, serviços e publicações digitais. Se você é pesquisador, professor, médico ou pertence às demais áreas da saúde e quer se aprofundar nas informações expostas neste artigo, a equipe Dot.Lib recomenda dois recursos de excelência com o selo de qualidade da McGraw Hill:

1) AccessMedicine, que oferece acesso rápido e direto às informações necessárias para a conclusão de avaliações, diagnósticos e decisões clínicas, além de auxiliar em pesquisas, educação médica, autoavaliações e análises gerais.

2) JAMAevidence, ferramenta desenvolvida em parceria com a American Medical Association, sendo o principal recurso online para o ensino, o aprendizado e a prática da medicina baseada em evidências.

Se você se interessou pelos produtos ou quer saber mais sobre o portfólio da McGraw Hill para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e aproveite para se inscrever na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

 

Leia também: Associação de câncer cervical materno com vacinação infantil contra o HPV

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.