JAMA: tratamento multidisciplinar mostra eficácia em transtornos funcionais do movimento
Um ensaio clínico inédito publicado em agosto no JAMA Neurology comprovou a eficácia de uma abordagem multidisciplinar envolvendo fisioterapia específica e terapia cognitivo-comportamental para tratar pacientes com distúrbios funcionais do movimento. Realizado pelos pesquisadores do Hospital Universitário Virgen del Rocío e do Instituto de Biomedicina de Sevilha, o estudo contou com uma equipe composta por neurologistas, fisioterapeutas, psiquiatras e psicólogos.
Os resultados indicam que os pacientes que seguiram o tratamento multidisciplinar tiveram uma melhora de mais de 50% na gravidade dos sintomas motores em um acompanhamento de cinco meses. Além disso, o impacto positivo foi observado nos aspectos físicos da qualidade de vida dos pacientes, com quase 60% relatando uma percepção clara de melhora. Esse progresso também contribuiu para a reinserção social e ocupacional, beneficiando até 20% dos pacientes que estavam afastados do trabalho devido aos sintomas.
Caracterizados por tremores, fraqueza e dificuldades na marcha, os distúrbios funcionais do movimento são condições neurológicas que resultam de um mau funcionamento dos circuitos cerebrais envolvidos no controle motor, sem a presença de lesões ou degeneração. A pesquisa abre novas perspectivas para a neuropsiquiatria, reforçando a necessidade de implementar unidades multidisciplinares nos sistemas de saúde para proporcionar abordagens terapêuticas eficazes.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.