JAMA: hipóxia durante o sono está relacionada à COVID-19 grave
Um estudo publicado em novembro no Journal of American Medical Association (JAMA) sugere que a hipóxia pode estar relacionada à COVID-19 grave. Nesse sentido, a condição propicia a replicação do vírus, bem como a inflamação no organismo. A hipóxia é caracterizada pela diminuição dos níveis de oxigênio no corpo e pelo surgimento de uma cor acinzentada nas extremidades em decorrência da falha no transporte da substância pelo sistema circulatório.
Os cientistas da Universidade de Medicina do Arizona e da Universidade de Medicina do Nordeste de Ohio, ambas nos Estados Unidos, testaram 5.402 pessoas entre março de novembro de 2020, das quais 1.935 testaram positivo para a COVID-19 e cerca de 1.000 possuíam distúrbios respiratórios. Todos passaram por um estudo do sono e os resultados foram incluídos nesta pesquisa.
A pesquisa revelou que as pessoas que desenvolvem o quadro respiratório durante o sono em conjunto com a COVID-19 têm 31% a mais de chances de internação hospitalar e óbito comparadas aos infectados que não apresentavam a condição. Outros fatores apontados como agravantes tanto para o desenvolvimento da hipóxia quanto para a doença causada pelo SARS-CoV-2 são a obesidade, doenças cardio-pulmonares subjacentes, câncer e histórico de tabagismo
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.