Dot.lib

A hipóxia durante o sono aumenta em 31% as chances de internação hospitalar e óbito em infectados pela COVID-19, de acordo com o estudo (Imagem: iStock). A hipóxia durante o sono aumenta em 31% as chances de internação hospitalar e óbito em infectados pela COVID-19, de acordo com o estudo (Imagem: iStock).
JAMA: hipóxia durante o sono está relacionada à COVID-19 grave
  • Notícia
  • COVID-19
  • 18/11/2021
  • Hipóxia, Sono, DotLib, JAMA Network Open

Um estudo publicado em novembro no Journal of American Medical Association (JAMA) sugere que a hipóxia pode estar relacionada à COVID-19 grave. Nesse sentido, a condição propicia a replicação do vírus, bem como a inflamação no organismo. A hipóxia é caracterizada pela diminuição dos níveis de oxigênio no corpo e pelo surgimento de uma cor acinzentada nas extremidades em decorrência da falha no transporte da substância pelo sistema circulatório.

Os cientistas da Universidade de Medicina do Arizona e da Universidade de Medicina do Nordeste de Ohio, ambas nos Estados Unidos, testaram 5.402 pessoas entre março de novembro de 2020, das quais 1.935 testaram positivo para a COVID-19 e cerca de 1.000 possuíam distúrbios respiratórios. Todos passaram por um estudo do sono e os resultados foram incluídos nesta pesquisa.  

A pesquisa revelou que as pessoas que desenvolvem o quadro respiratório durante o sono em conjunto com a COVID-19 têm 31% a mais de chances de internação hospitalar e óbito comparadas aos infectados que não apresentavam a condição. Outros fatores apontados como agravantes tanto para o desenvolvimento da hipóxia quanto para a doença causada pelo SARS-CoV-2 são a obesidade, doenças cardio-pulmonares subjacentes, câncer e histórico de tabagismo

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.