Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Explore 5 painéis informativos sobre a COVID-19 no Brasil
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 15/05/2020
  • coronavírus, painéis informativos, covid-19

Os números de infectados pela Covid-19 no Brasil ultrapassam os 200.000 e contabilizam quase 14.000 mortos. Com números alarmantes que não param de aumentar, o monitoramento constante se torna um forte aliado no combate ao novo coronavírus.

O primeiro caso oficial de um paciente infectado pelo SARS-CoV-2 em solo nacional foi confirmado no dia 26 de fevereiro. Um homem de 61 anos, morador de São Paulo, deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein com sintomas da doença após retornar de uma viagem da Itália, na região da Lombardia. Ao confirmar o primeiro caso, o Ministério da Saúde iniciou o monitoramento e a desenvolver medidas para evitar a propagação desenfreada do vírus.

Para acompanhar a evolução dos números no país, diversas organizações e pesquisadores desenvolveram mapas informativos. Abaixo separamos 5 painéis interativos focados em trazer informações atualizadas sobre a pandemia no Brasil:

1 - Coronavírus Brasil

O mapa foi desenvolvido com a finalidade de ser o veículo oficial de comunicação sobre a situação epidemiológica da COVID-19 no Brasil. Todos os dias são divulgados dados oficiais provenientes do Ministério da Saúde consolidados sobre o COVID-19. Saiba os números atualizados de novos casos, acumulados, óbitos novos e óbitos acumulados das 27 unidades federativas 27 consolidados e disponibilizados diariamente, em torno das 19h.


2 - Lagom Data Coronavírus no Brasil

O site do jornalista Marcelo Soares traz os números do coronavírus no Brasil com monitoramento atualizado diariamente através de informações das Secretarias de Saúde desde 9 de março de 2020. Lá você encontra os casos confirmados e óbitos separados por região, municípios e estados, além de outros recursos como vídeos, artigos científicos e sites com notícias recentes sobre o assunto. Há a possibilidade de fazer download de dados.

3 - Monitoramento do número de casos de COVID-19 no Brasil

Fique por dentro do número de casos confirmados de COVID-19 no Brasil com dados extraídos de boletins das secretarias estaduais (via Brasil.IO), da plataforma oficial do Ministério da Saúde. Acesse também, um gráfico com evolução temporal do número de casos em escala linear por município.

4 - Rice University: Casos de Coronavirus COVID-19 no Brasil

Explore um mapa completo através de um projeto internacional do Laboratório de Estudos Espaciais do Centro de Pesquisas Computacionais da Rice University que fica em Houston, Texas. O painel é atualizado continuamente com os casos totais, óbito, separado por estados e cidade. Para acessar mais informações sobre este recurso, é necessário que você tenha credenciais. 

5 - Painel da Pandemia

A GeoSensori  é uma startup pernambucana e sua equipe especializada em serviços de mapeamento aéreo obtém dados sobre a pandemia diretamente nos canais de comunicação oficiais dos governos. O painel desenvolvido por ela é atualizado com informações oficiais de cada órgão estadual e federal do país sobre a disseminação da COVID-19 no Brasil.

Para dados referentes aos outros países com casos de infecção pelo Sars-CoV-2, leia o artigo Acesse 5 mapas interativos sobre a pandemia de COVID-19.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.