Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Editoras disponibilizam conteúdos gratuitos da COVID-19
  • Artigo
  • Dotlib, Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 20/03/2020
  • coronavírus, SARS-CoV-2, pandemia, editoras

A pandemia da doença respiratória causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) tem feito vítimas em diversas partes do mundo. A alta taxa de transmissão traz desafios no combate à doença, por isso as melhores medidas continuam sendo adotar os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e se manter atualizado por meio de conteúdos confiáveis.

Para contribuir em fornecer informações de qualidade diante dessa crise, as nossas editoras estão disponibilizando gratuitamente à comunidade científica canais exclusivos com conteúdos especializados sobre o patógeno. São fontes seguras, coerentes, baseadas em evidências e dentro de um contexto clínico. 

 

The New England Journal of Medicine (NEJM)

 

Tenha acesso ao conteúdo gratuito do renomado periódico The New England Journal of Medicine relacionado ao novo vírus. No portal, o usuário encontra uma coleção de artigos, relatórios clínicos, diretrizes de gerenciamento e comentários atualizados. 

 

Journal of the American Medical Association (JAMA)

 

Acesse a coleção JAMA Network COVID-19 para obter estudos recentes e esclarecer dúvidas sobre o surto que tem espalhado o medo em nível mundial. Este canal apresenta recursos como: vídeos de perguntas e respostas com o especialista em epidemias Dr. Anthony Fauci, do NIAID; um mapa interativo (cortesia do Centro Johns Hopkins de Ciência e Engenharia de Sistemas); publicações relevantes sobre o desenvolvimento de vacinas; controle de infecções e preparação para a saúde pública.

 

Radiological Society of North America (RSNA)

 

A editora RSNA está disponibilizando casos revisados por pares do SARS-CoV-2 para a comunidade global de radiologia. O portal reúne pesquisas originais sobre diversas ocorrências da infecção e as epidemias anteriores. Trata-se de um recurso de diagnóstico para colaborar com mais dados no combate à doença. 

 

British Medical Journal (BMJ)

 

O British Medical Journal (BMJ) preparou a Coronavirus: Latest news and resources para compartilhar pesquisas de qualidade e de forma rápida sobre a crise que já atingiu mais de 150 países. São fornecidos notícias, recomendações e medidas de prevenção, além de artigos científicos. 

 

Centre for Agriculture and Bioscience International (CABI)

 

São 3 meses de acesso gratuito aos materiais científicos da CABI sobre o assunto. As informações contidas neste acervo inclui as cepas da família do vírus SARS que infectam outros animais e foram retirados do banco de dados do CAB Abstracts.

Para acessar:

Clique em 'fazer login' e siga as instruções. Copie e cole o código do seu voucher na seção 'Resgatar um voucher'. Se você não tiver um, copie e cole o código: CV4Y85D5JG9.

 

Karger Publishers

 

Com a proposta de apoiar as pesquisas científicas, a Karger Publishers liberou o acesso a diversos estudos sobre o SARS-CoV-2 e a doença respiratória causada por ele. Atualmente, o pacote contém 49 artigos científicos disponíveis.

 

Canadian Medical Association Journal (CMAJ)

 

Os podcasts - formato de transmissão de conteúdos por meio de áudio - já se tornou um hábito na atualidade, pois é uma forma mais simples de informação em qualquer hora e em qualquer lugar. Seguindo essa dinâmica, a editora Canadian Medical Association criou o “CMAJ podcast” oferecendo áudios com temas sobre o novo vírus e que estão disponíveis na plataforma digital Sound Cloud.

 

Wiley

 

A Wiley criou uma central exclusiva chamada com notícias, pesquisas e recursos atualizados. Além disso, está disponível uma edição especial com os conteúdos dessa crise atual por meio do Scitrus, uma tela intuitiva que apresenta as informações na ordem cronológica e mais relevante.

 

Thieme

 

A editora Thieme traz um canal dedicado às publicações e recursos sobre o assunto como: “Verificador de sintomas online”, formas de utilização e manuseio de EPI (equipamento de proteção individual), como higienizar as mãos de forma correta e até mesmo um curso online sobre a infecção. A capacitação é especialmente voltado aos profissionais de saúde e especialistas de laboratório que desejam aprender mais sobre a origem da doença, prevenção, rotas de transmissão e sintomas.

 

Ovid / Wolters Kluwer

 

A Ovid/ Wolters Kluwer tem como prioridade proteger a saúde e o bem-estar de suas comunidades e prover aos clientes as informações mais recentes de acordo com a evolução da propagação do novo patógeno. Para apoiar os profissionais de saúde, a editora disponibilizou atualizações e recursos - sem custo - para médicos, enfermeiros e pesquisadores médicos, em resposta a novos desenvolvimentos, evidências e orientações.

 

Springer Nature

 

Considerada uma editora líder em pesquisa, a Springer Nature está permitindo acesso direto aos estudos mais recentes, evidências e dados disponíveis sobre esse surto emergente. Além de publicações relacionadas de seus periódicos e livros.

Há também um grande incentivo para que os autores enviem artigos relacionados a esta emergência para compartilhar dados desse surto o mais rápido. Essa é uma iniciativa de organizações globais para apoiar a divulgação de pesquisas e dados relevantes, incluindo o apoio à OMS e a iniciativa do Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca.

 

American Psychological Association (APA)

 

A principal medida e que tem se mostrado mais eficaz diante do novo surto é a quarentena. No entanto, esse protocolo pode gerar transtornos como a ansiedade ou depressão. Para ajudar nesta etapa, a editora American Psychological Association (APA) apresenta uma seção com uma relação de dicas de como gerenciar a ansiedade e os efeitos psicológicos de ficar em isolamento.

 

JSTOR

 

Para contribuir com os estudos dos discentes das suas instituições parceiras, a JSTOR está fornecendo acesso gratuitos aos seus diversos recursos. Serão disponibilizados artigos no JSTOR e no Artstor, materiais fornecidos pelas plataformas ITHAKA, entre outros. O acesso também foi liberado para pesquisadores independentes. Clique aqui para saber como usufruir desses benefícios.  

 

McGraw-Hill Education

 

A AccessMedicine COVID-19 Central é o canal da McGraw-Hill para compartilhar pesquisas e notícias. Além disso, recursos com novas medidas de proteção para residentes de casas de repouso, recomendações de viagens, kit de ferramentas de ensino à distância para capacitar professores da área de saúde, entre outros.

 

Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)

 

A editora reuniu artigos relevantes sobre a pandemia atual para ajudar os profissionais com conteúdos de qualidade e confiáveis. Além de artigos relacionados com o SARS-CoV-2, você encontra estudos sobre as epidemias anteriores, como a MERS-CoV.

 

Brill

 

Na coleção COVID-19, da Brill, os usuários estão com acesso livre aos livros e artigos sobre: saúde pública, epidemias e crises no passado e no presente, ensino em casa e à distância, estratégias de contenção e como construir solidariedade e resiliência em tempo de crise. 

 

American Academy of Pediatrics (AAP)

 

Neste momento, a AAP está compartilhando informações e orientações com seus usuários sobre pesquisas relacionando a doença com pacientes pediátricos. Estão disponíveis: recomendações clínicas, informações sobre EPI, recursos de gerenciamento de práticas, recursos de telemedicina e telefone, cuidados com recém-nascidos e dicas para o bem estar do médico.  

 

Primal Pictures

 

A Primal Pictures - editora líder no mercado de anatomia - apresenta de forma mais dinâmica uma visão sobre a ação do vírus no sistema respiratório. Através de suas ilustrações precisas e com detalhes aprofundados nas reconstruções 3D imagens facilitam o entendimento sobre os efeitos da doença no pulmão, por exemplo.

 

World Scientific

 

A proposta da World Scientific é apoiar a comunidade de pesquisa e ensino oferecendo acesso contínuo a recursos, como: os autores terão acesso digital pessoal aos artigos da revista ALL World Scientific publicados de 2001 a 30 de junho de 2020, os clientes existentes da biblioteca receberão uma atualização automática do acesso de seus periódicos a um que inclua o conteúdo da ALL World Scientific publicado de 2001 a 30 de junho de 2020, os clientes do ProQuest Ebook Central e EBSCOHost receberão atualizações automáticas para acesso simultâneo ilimitado, entre outros. Clique aqui para verificar todos conteúdos disponíveis.

 

Bentham Science

 

Tenha um visão geral sobre o novo coronavírus e a doença causada por ele por meio do artigo “A história da pneumonia misteriosa e a resposta ao novo coronavírus mortal (2019-nCoV): até agora!”.

 

American Thoracic Society (ATS)

 

A ATS criou um centro de recurso para fornecer informações atualizadas sobre o surto e apoiar melhor a comunidade de pneumologia. Está página traz eventos on-line, webinars, aos artigos publicados nos periódicos da editora, conteúdos para clínicos e muito mais.

 

Project MUSE

 

O Project MUSE é uma plataforma que oferece livros e revistas  sobre ciências humanas e sociais de mais de 200 conceituadas editoras universitárias e sociedade acadêmicas do mundo. Para colaborar com o ensino, aprendizagem e descobertas para os usuários está disponibilizando temporariamente livros e revistas com temas sobre o novo vírus que está desafiando a saúde global.  Clique aqui e leia o comunicado com o acesso gratuito aos recursos no MUSE.

 

TRC Natural Medicines

 

A editora possui uma página exclusiva com atualizações e recursos complementares sobre o novo coronavírus. São recomendações, recursos clínicos, orientações para auxiliar os profissionais com conteúdos de qualidade. Além disso, possui materiais de apoio aos farmacistas e técnicos de farmácia. Clique aqui e acesse o conteúdo completo.

 

Future Science Group

 

A informação é uma aliada no combate à pandemia, por isso a Future Science Group tem liberado materiais atualizados sobre a COVID-19, abrangendo vários aspectos como: estratégia de tratamentos, controle da doença, medicamentos e muito mais.

 

Informa Pharma Intelligence

 

Informa Pharma Intelligence é uma solução analítica voltada para área farmacêutica que traz dados integrados sobre ensaios clínicos, pipeline, eventos de mercado, notícias, podcasts referentes ao vírus SARS-CoV e a doença causada por ele. Para ter acesso aos conteúdos gratuitos é necessário realizar um breve cadastro. Acesse aqui e saiba mais.

Se manter atualizado é um desafio, mas você pode aproveitar todos os recursos oferecidos pelas editoras parceiras da Dot.lib para ficar por dentro das informações mais recentes sobre a doença. Esperamos que o conteúdo disponibilizado possa ser agregador as pesquisas em andamento, contribuindo de forma positiva com o atual status dessa pandemia.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.