Dot.lib

Imagens 3D do conjunto de moléculas podem ajudar no desenvolvimento de terapias medicamentosas para condições neuropsiquiátricas (imagem: Canva). Imagens 3D do conjunto de moléculas podem ajudar no desenvolvimento de terapias medicamentosas para condições neuropsiquiátricas (imagem: Canva).
CSHL: pela primeira vez, cientistas conseguem observar receptores NMDA no cérebro
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde
  • 06/12/2022
  • Cérebro, CSHL, Descoberta, DotLib, Farmácia clínica, Medicina, Neuropsiquiatria, Receptores NMDA

Pela primeira vez, os cientistas do Cold Spring Harbour Laboratory (CSHL) conseguiram observar o receptor NMDA, localizado em todos os neurônios, nas regiões sinápticas e extra-sinápticas do cérebro. As imagens tridimensionais com detalhes geradas pela equipe devem servir como modelo para o desenvolvimento de terapias medicamentosas no tratamento da esquizofrenia, depressão e outras condições neuropsiquiátricas.

Para isso, os pesquisadores usaram a microscopia crioeletrônica, uma técnica que permitiu capturar uma série de fotos dos receptores, revelando sua forma e funcionamento em detalhes. Algumas imagens mostram o conjunto de moléculas captando o glutamato, um neurotransmissor natural que os liga. Outras mostram os receptores ativados por uma molécula usada em laboratório para aumentar a sinalização do NMDA. Esses receptores são fundamentais para a comunicação neural e um bom funcionamento do cérebro.

Especialistas acreditam na hipótese de que os receptores NMDA disfuncionais contribuem para uma ampla gama de condições, incluindo não apenas depressão e esquizofrenia, mas também Doença de Alzheimer, derrame e convulsões. De acordo com Hiro Furukawa, principal autor do estudo, as novas imagens podem orientar projetos de possíveis terapias que desligam os receptores NMDA hiperativos ou ativam aqueles que não são ativos o suficiente.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.