Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Conheça o recurso para mapeamento de pragas biológicas de plantas
  • Artigo
  • Ciências Agrárias
  • 09/01/2020
  • pragas biológicas de plantas, agricultura

A agricultura e agronomia são setores muito importantes por movimentarem o comércio internacional o tempo todo. Segundo o relatório da Companhia de Abastecimento (Conab), a estimativa é que o Brasil tenha uma produção recorde de grãos na safra 2019/2020. Os dados indicam uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% ou 6,1 milhões de toneladas na comparação com 2018/2019.

Para alcançar essa previsão e continuar nessa crescente no setor, os agricultores enfrentam grandes desafios durante o processo de cultivo até a colheita. Um deles é a agricultura de precisão que tem como objetivo realizar uma análise detalhada sobre as melhores condições do solo e clima para as atividade agrícolas. Por esse motivo, o mapeamento preciso da distribuição de pragas de plantas é um dado importante.

Diante desse cenário, a base de dados Distribution Maps of Plant Pests (Mapas de Distribuição de Pragas de Plantas), tornou-se uma aliada fundamental para ajudar esses profissionais nesta tarefa. Os mapas de distribuição de pragas de plantas cobrem importantes pragas de artrópodes que afetam a agricultura e a silvicultura. Além disso os mapas representam um acervo de uma lista definitiva de espécies importantes presentes em determinado país.

Anualmente, são produzidos dois conjuntos de cada mapa, compreendendo principalmente mapas com várias revisões. O arquivo completo revela mapas em PDF com a localização geográfica demarcada da praga em questão. Atualmente os mapas cobrem mais de 2.750 pragas e doenças.

A ferramenta foi criada em 1942, através de uma associação da editora CABI com a EPPO (European and Mediterranean Plant Protection Organization). Cada mapa é produzido a partir de uma grande variedade de fontes científicas e validado por um especialista. O usuário pode contar também com as atualizações constantes devido a mudanças na taxonomia ou distribuição das pragas. 

No arquivo de mapas, é possível pesquisar a praga pela ordem: Acari, Coleoptera, Diptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Thysanoptera e outras. Você também pode realizar uma busca simples por palavras-chave que se torna ainda mais assertiva através dos operadores booleanos. E filtros podem ser usados para refinar a sua busca e ordenar seus resultados por ordem, ano de publicação ou localização geográfica. São exibidos nos resultados informações bibliográficas e metadados importantes para indexação. Os registros bibliográficos são extraídos da base de dados CAB ABSTRACTS.

Assista ao tutorial em vídeo abaixo (em inglês) e conheça melhor essa ferramenta:

A Distribution Maps of Plant Pests é uma ferramenta muito importante para professores, pesquisadores e fitossanitaristas.

Sobre a CABI

A editora CABI é referência em ciências biológicas e agrárias. Seus produtos e serviços compreendem eBooks, eJournals e bases de dados resultantes de mais de 100 anos de pesquisa científica por e para pesquisadores. 

Entre em contato conosco para conhecer melhor esse recurso e verificar a possibilidade de obter um trial

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.