Dot.lib

Fonte: Reprodução Internet Fonte: Reprodução Internet
Operadores booleanos: técnica chave para obter os melhores resultados de pesquisa
  • Artigo
  • Tecnologia
  • 15/08/2019
  • operadores lógicos, pesquisa, bases de dados, conectivos lógicos, operadores booleanos

Descubra como o uso dos operadores booleanos pode ajudar ampliar ou limitar uma busca, otimizando sua pesquisa e recuperando conteúdos.

De acordo com os dados da Internet Live Stats, o Google processa em média mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo. São mais de 3,5 bilhões de buscas diárias e 1,2 trilhões anuais em todo mundo. O ato de pesquisar é uma ação cada vez mais comum e rotineira, porém fazer uma busca sem nenhum tipo de técnica retorna diversos conteúdos e, consequentemente muitas páginas para verificar. O resultado disso são informações de procedência duvidosa e muito tempo gasto.

Você já ouviu falar na busca com operadores booleanos? 

Talvez você já tenha utilizado essa técnica em suas buscas na web para filtrar resultados, mas desconhece com esse nome. Para os acadêmicos e pesquisadores que trabalham desenvolvendo artigos científicos, esta pode ser a melhor solução para refinar os resultados que serão apresentados. Além disso, ajuda a ganhar tempo de análise diante da gama de conteúdos disponíveis. 

Atualmente, diversas bases de dados e bibliotecas virtuais possuem esse sistema de busca avançada já configurada. Neste post, vamos explicar o que é uma busca booleana, quais são esses operadores lógicos e, principalmente, como funciona essa estratégia para obter resultados de forma mais eficaz.

Origem do termo "booleano"

O termo booleano é uma homenagem ao matemático britânico George Boole, criador na “Álgebra booliana”. Na metade do século 19, Boole desenvolveu esse sistema com a proposta de combinar e excluir determinados termos quando fossem pesquisados, com base na teoria dos conjuntos. São estruturas algébricas que captam as propriedades essenciais dos conectivos lógicos e de conjuntos no processo de busca. Os documentos recuperados são aqueles que contêm os termos que satisfazem a expressão lógica da consulta, formada com os conectivos lógicos AND, OR e NOT.

O trabalho realizado por Boole influenciou tanto na criação dos operadores booleanos utilizados nas pesquisas na internet, quanto em bases de dados acadêmicas. Conhecidos também como operadores lógicos, eles combinam termos ou grupos de palavras de diferentes formas para modificar o resultado de uma busca a fim de otimizar o processo de pesquisa. Dependendo da combinação com cada conectivo é possível restringir ou limitar esse processo.

Vamos conhecer como funciona cada um:

  • AND / E  (Intercessão)


É um operador que  apresenta os resultados de títulos ou temas que contêm todos os termos da pesquisa. Neste caso, ocorre uma restrição, pois serão recuperados conteúdos que tenham todos as palavras inseridas.

Exemplo: medicina AND coração

A pesquisa “medicina AND coração” recupera itens que contêm ambos, tanto o termo “medicina” quanto “coração”.

  • OR / OU  (União)

Recupera os resultados dos temas que contêm pelo menos um dos termos inseridos. Ou seja, ocorre uma abrangência nos resultados, pois equivale a retornar conteúdos com qualquer um dos termos.

Exemplo: medicina OR coração

A pesquisa “medicina OR coração” encontra itens que contêm “medicina” ou “coração”. 

  • AND NOT (Negação)

 

Retorna os resultados de títulos com o primeiro termo digitado e exclui o segundo. Assim, deve-se inserir a palavra que deseja priorizar e depois a que irá excluir. Esse operador realiza a diferença entre os conjuntos.

Exemplo: medicina AND NOT coração

A pesquisa “medicina AND NOT coração” encontra itens que contêm “medicina”, mas não contêm “coração”. 

Além de utilizar apenas um conectivo, é possível criar expressões com mais de uma lógica. Assim, é importante inserir os parênteses para priorizar as ações que serão realizadas inicialmente. Ressaltamos que a leitura do sistema é realizada da esquerda para direita.

Exemplo: ( medicina OR coração ) AND cardiologista

Nesse caso, será realizada primeiro a pesquisa combinando os termos “medicina OR coração” para depois efetuar a relação do resultado “AND cardiologista”.

Tecnologia x Busca Booleana

Nesta era da informatização, a tecnologia tem sido aliada para facilitar e agilizar, das mais simples até as mais complexas atividades do dia a dia. Hoje, através de um smartphone podemos realizar compras ou pagamentos sem deslocamento nem filas, assistir televisão ou filmes em qualquer lugar e a qualquer hora através aplicativos, entre outros. A tecnologia facilita nosso entretenimento e também nossa busca por conhecimento e aprimoramento constante.

O avanço tecnológico também chegou por meio da criação dos operadores booleanos. A solução de Boole potencializou os mecanismos de busca, ajudando profissionais das mais variadas áreas no que tange a otimização do tempo aliada a recuperação de dados mais precisos.

Um exemplo dessa necessidade são os bibliotecários, que encontram bases de dados com esses conectivos lógicos para melhorar a procura de conteúdos científicos.  Então, agora que você aprendeu como funciona essa técnica chave, aprimore suas pesquisas e não desperdice tempo. Veja abaixo algumas bases de dados e bibliotecas virtuais da área de saúde que já operam com a busca booleana:

  1. Biblioteca Virtual em Saúde
  2. Biblioteca de Saúde Pública 
  3. Scielo Saúde Pública
  4. Biblioteca de Farmanguinhos 
  5. Pubmed

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.