Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Conheça as 4 melhores bases de dados para pesquisa em saúde
  • Artigo
  • Tecnologia, Ciências da Saúde
  • 23/08/2019
  • BMJ, CABI, McGraw-Hill Education, Micromedex, bases de dados

Uma das dificuldades apontadas pelos profissionais de saúde é se manter atualizado com as novidades do mercado. São novas técnicas, tecnologias e tratamentos que surgem a todo momento. Com esse avanço tecnológico é importante acompanhar as tendências e mudanças na área. Mas como escolher as melhores fontes de pesquisas de aprimoramento? Neste processo de atualização, as bases de dados em saúde são ferramentas essenciais para sua carreira profissional.

Bases de dados em saúde: a fonte de conhecimento

Obter conteúdo científico de qualidade tornou-se um desafio, diante da infinidade de conteúdo na web. Para ajudar você nesta tarefa, apresentamos as bases de dados que trazem informações organizadas de forma precisa e confiável. Sua função é facilitar pesquisas e o acesso aos conteúdos de qualidade. Além disso, podem ser acessadas remotamente e quando quiser.

As referências dos bancos de dados auxiliam também no contato com a produção acadêmica de outros pesquisadores e ampliam a sua base teórica. Conheça as principais bases de medicina, saúde pública, fármacos e casos clínicos para auxiliar nesta busca de conhecimento: Veja a lista:

BMJ Group - Best Practice 

Com a premissa de tornar o mundo um lugar melhor, o BMJ Group abriga uma das mais conhecidas bases de dados de suporte a profissionais de saúde. A Best Practice é uma das melhores ferramentas às decisões clínicas. Em um único lugar reúne as mais atuais evidências de pesquisas, diretrizes e opiniões de especialistas. O usuário conta ainda com as informações atualizadas diariamente e com o passo a passo para diagnósticos, prognósticos, tratamentos e prevenção. Além disso, sua abordagem é apresentada de forma didática com foco no paciente.

Dentre seus diferenciais, destacam-se:

  • Conteúdos traduzidos para o português;
  • Mais de 1.000 tópicos clínicos e 6.000 diretrizes;
  • Informações atualizadas sobre mais de 30 especialidades;
  • Respostas clínicas da Cochrane;
  • Integração com banco de dados de medicamentos para orientação de prescrição;
  • Mais de 250 calculadoras médicas;
  • Procedimentos clínicos rotineiros em vídeo.

 

CABI - Global Health

É a única base de dados com conteúdo totalmente dedicado à área de saúde pública. Inclui artigos científicos, capítulos de livros, resenhas, registros de conferências e muito mais. São notícias internacionais selecionadas por especialistas, o melhor da informação em saúde coletiva. 

Características importantes: 

  • Mais de 100.000 artigos de texto completo;
  • 3.2 milhões de registros;
  • 375 capítulos de livros;
  • Conteúdos exclusivos de revistas científicas de mais de 100 países em 50 línguas diferentes traduzido para o inglês;
  • Novo conteúdo é adicionado semanalmente.

 

IBM Watson Health Micromedex - DrugDex

É uma base mundialmente conhecida como o principal banco de dados de drogas farmacológicas. Contém informações detalhadas sobre medicamentos organizadas por: aplicações clínicas, dosagens, eficácia comparativa, farmacocinética, indicações, interações e precauções. Além disso:

Possui links de integração nos documentos para informações relacionadas Ao pesquisar um medicamento você pode acessar doenças ou condições relacionados a ele;

 

  • Todo o conteúdo é curado por especialistas e proveniente de pesquisas baseadas em evidências;
  • Cobre medicamentos aprovados pela agência reguladora americana e não-americana;
  • Como todas as bases da Micromedex tem possibilidade de integração com prontuários eletrônicos.

 

McGraw-Hill Education - AccessMedicine 

Base de dados voltada aos estudantes e profissionais da medicina que reúne informação fundamental ao profissional de saúde. Ferramentas e material de apoio para estudos e atualização acessíveis de qualquer lugar desde que haja conexão com a internet. 

Algumas informações importantes:

 

  • Reúne material de 85 dos melhores títulos da editora McGraw-Hill. Incluindo as versões mais atualizadas do conceituado Harrison’s Principles of Internal Medicine;  
  • Biblioteca multimídia com mais de 250 vídeos de exames e procedimentos;
  • Diagnosaurus® é uma ferramenta de diagnósticos com mais de 1.000 entradas que permite a busca por sintomas e doenças;
  • Testes com questões retiradas de livros de referência da área de medicina para auxiliar estudantes e residentes para preparatórios de concursos;
  • Base de dados de medicamento integrada: consulte informação sobre dosagem, usos e reações adversas de mais de 1.000 remédios com seus nomes comerciais ou princípios ativos.

 

Bases de dados e a profusão de informação 

As bases de dados possuem uma quantidade enorme de conhecimento e pode ser difícil navegar no meio de tantas referências, resumos, publicações, palavras-chave, teses, dissertações e outros documentos e fontes de informação.
É aí que entra a lógica booleana ou teoria dos conjuntos, uma estratégia voltada para realizar combinações. Ao buscar determinado assunto o programa da base vai averiguar todo o conteúdo; resumo, palavra-chave, singular e plural, e traçar paralelos entre as informações  que retornam. O ideal é ter uma estratégia de pesquisa para ser efetivo em encontrar as informações necessárias. 

A importância das bases de dados na área da saúde

A área da saúde é um campo em constante inovação e acaba estabelecendo que o bom profissional siga essa tendência. As bases de dados trazem informações atualizadas, seguras e atuais de forma acessível. E mais, a flexibilidade de tempo que o mundo moderno exige.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.