Dot.lib

Saiba mais sobre os pontos positivos e negativos deste recurso de inteligência artificial que inaugura uma nova era tecnológica (imagem: Canva). Saiba mais sobre os pontos positivos e negativos deste recurso de inteligência artificial que inaugura uma nova era tecnológica (imagem: Canva).
ChatGPT: benefícios e possíveis riscos à sociedade
  • Artigo
  • Tecnologia
  • 19/05/2023
  • ChatGPT, Dados, DotLib, IET, Inteligência Artificial, OpenAI, Tecnologia

A inteligência artificial (IA) revolucionou a forma como a humanidade tem lidado com as tecnologias até aqui — desde a motivação para desenvolvê-las, até seu uso e respectivas consequências. Se antes eram apenas meios facilitadores de tarefas manuais e pesadas, hoje já possuem “inteligência” suficiente para automatizar processos inteiros com pouca ou nenhuma intervenção humana.

Um dos frutos desse salto tecnológico são os chatbots, programas de computador que utilizam a inteligência artificial para simular conversas humanas e fornecer respostas automatizadas. Essas soluções baseadas em IA estão sendo amplamente adotadas em diversos setores, desde o atendimento ao cliente até o suporte técnico, oferecendo uma experiência de usuário mais rápida e personalizada.

A IA desempenha um papel fundamental no funcionamento dos chatbots. Ela permite que esses programas analisem e compreendam as perguntas e solicitações dos usuários, identificando padrões e contextos para fornecer respostas relevantes. Além disso, os avanços na área de processamento de linguagem natural possibilitam que os chatbots imitem as capacidades humanas ao interpretarem e gerarem textos de maneira cada vez mais precisa e natural, melhorando a interação com os usuários.

O exemplo atual mais popular de chatbot é o ChatGPT que, em poucos anos de existência, têm surpreendido alguns, preocupado outros — e, o mais importante, já faz parte da realidade de muita gente. Neste artigo introdutório sobre a tecnologia, você saberá um pouco mais da origem do ChatGPT e seus benefícios e riscos.

Leia também: Quatro aplicações da Inteligência Artificial na sociedade

O que é o ChatGPT?

ChatGPT: uma mulher segurando um tablet que exibe a página inicial do ChatGPT

Imagem: Canva.

Criado em 30 de novembro de 2022 nos Estados Unidos pelo laboratório de pesquisa em Inteligência Artificial OpenAI, o ChatGPT é um software que simula a linguagem humana natural, como em uma conversa. No entanto, uma das suas principais características — que o diferencia dos demais — é a versatilidade que o uso da inteligência artificial traz. 

Para além do que os chatbots comuns fazem, o ChatGPT é capaz não só de responder perguntas gerais como também de compor músicas e poesias, fazer trabalhos acadêmicos, traçar uma estratégia de vendas ou até mesmo criar códigos de programação como o Python.

Outro diferencial do ChatGPT é que ele lembra os dados (ou prompts) fornecidos pelo usuário em uma mesma conversa, podendo referenciá-los em outras respostas ao longo do diálogo, o que torna a interação contextual, coerente e semelhante à dos humanos.

Mas como o próprio nome já diz — GPT, “generative pre-trained transformer”, ou “transformador generativo pré-treinado” — a tecnologia passou por treinamentos (machine learning, ou aprendizado de máquina) para que essas interações ocorram da forma mais natural possível. E vale destacar que “da forma mais natural possível”, aqui, significa também o refinamento gradativo dos algoritmos a cada interação para que simulem, de modo cada vez mais sofisticado, uma conversa com outro humano. 

Antes de ser aberto ao público, os desenvolvedores “alimentaram” o modelo de IA com grandes quantidades de dados fornecidos em textos e outros conteúdos — inclusive, por toda a Web. Assim, foi criado um gigantesco conjunto de dados (também chamado de big data) a partir do qual a plataforma conseguiria, por meio do processamento de linguagem natural , gerar respostas e diálogos mais complexos. 

Atualmente, a plataforma está em seu quarto modelo de linguagem, o GPT-4, que foi lançado em 14 de março de 2023 e está disponível apenas para o plano Plus, que é pago. Uma das principais diferenças de seu antecessor, o GPT-3 — lançado em 2020 e ainda aberto gratuitamente ao público na versão GPT-3.5 — é a sua capacidade de processar não só textos, mas também imagens como dados de entrada, analisando seu conteúdo de forma semelhante à um exame humano.

Benefícios

As possibilidades que tecnologias como o ChatGPT oferecem são incontáveis e algumas delas já trazem benefícios à sociedade. Confira alguns deles a seguir:

Otimização de processos

ChatGPT: pessoa usando um sistema de chatbot em uma página da internet

Imagem: Canva.

Os chatbots conseguem simplificar algumas etapas de processos — especialmente os digitais — direcionando os usuários para o espaço no qual terá o atendimento mais adequado às suas necessidades, como já ocorre em bancos e demais serviços essenciais. Na área da saúde, por exemplo, a triagem feita por chatbots pode proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente, ganhando tempo para que a equipe de saúde possa tomar decisões sobre o diagnóstico e o tratamento.

Os departamentos de recursos humanos também já aderiram às facilidades desse tipo de tecnologia, especialmente na seleção de candidatos. Os chatbots conseguem “escanear” quais currículos contém as habilidades e experiências que se enquadram nos requisitos podendo, inclusive, dar os feedbacks positivos ou negativos sobre o processo seletivo. Assim, os profissionais responsáveis pela seletiva têm mais tempo para se dedicar às entrevistas presenciais ou virtuais. Algumas plataformas relacionadas à contratação profissional e ao mercado de trabalho já fazem uso desse recurso, como Gupy e LinkedIn.

Incentivo à criatividade

ChatGPT: um homem usando um notebook rodeado de vários ícones que representam suas ideias no momento

Imagem: Canva.

Nos dias em que a criatividade não está tão afiada, o ChatGPT pode dar uma mãozinha, com algumas ideias que podem servir de ponto de partida. Afinal, como dito anteriormente, ele é capaz de produzir conteúdos das mais variadas estruturas e linguagens.

Em áreas como o marketing digital, por exemplo, a ferramenta é capaz de criar planejamentos do zero e sugerir modos de executá-lo, além de mapear o comportamento do consumidor para personalizar sua experiência no seu site e ou blog e uma variedade de outras tarefas. Também é possível pedir ao chatbot para que aprimore um conteúdo pronto, seja adequando-o ao tom de voz do cliente, aplicando conceitos de SEO, corrigindo erros gramaticais e ortográficos, entre outros ajustes.

Riscos

Os benefícios citados acima são apenas uma amostra dos vários benefícios que recursos como o ChatGPT oferecem. No entanto, como qualquer tecnologia, seu uso traz riscos que precisam ser previamente considerados. Confira alguns a seguir:

Segurança dos dados

ChatGPT: pessoa de capuz simbolizando um criminoso virtual que tenta roubar dados

Imagem: Canva.

Em abril de 2023, o Conselho Europeu de Proteção de Dados da União Europeia iniciou uma força-tarefa para discutir uma possível regulamentação sobre chatbots baseados em IA tendo o ChatGPT como o centro das atenções. A decisão foi tomada após investigações abertas na Itália, Alemanha, Espanha e França, cujas autoridades públicas alegam possíveis violações ao General Data Protection Regulation (GDPR), equivalente à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entre os motivos citados, a Agência Italiana de Proteção de Dados acusou a OpenAI de não realizar verificações de idade dos usuários, o que “expõe as crianças a respostas absolutamente inadequadas para sua idade e consciência”. Já as autoridades da Espanha enfatizaram que, embora favoreça o desenvolvimento da IA, “ela deve ser compatível com os direitos e liberdades pessoais”. 

Na França, foram abertas cinco denúncias sobre risco à privacidade de usuários e um parlamentar francês afirmou que a plataforma já deu respostas erradas sobre dados de sua vida pessoal e profissional.

Instabilidade nas relações de trabalho

ChatGPT: uma mão humana em uma competição de cabo de guerra contra uma mão de android

Imagem: iStock.

Como uma tecnologia capaz realizar muitas atividades de forma quase autônoma e em um curto prazo, é normal que surjam especulações sobre a substituição de humanos pelo ChatGPT, especialmente em áreas que trabalham com produção de conteúdo, fórmulas e códigos de programação. Mais do que mera especulação, algumas empresas têm feito experimentos do tipo, como o grupo de mídia de notícias BuzzFeed.

Em janeiro de 2023, o fundador e CEO da empresa norte-americana, Jonah Peretti, anunciou por um memorando interno que os conteúdos produzidos no BuzzFeed serão aprimorados pelo ChatGPT. A notícia veio um mês após a demissão de 180 funcionários, cerca de 12% do quadro geral de trabalho. Outra gigante que se viu ameaçada pelo chatbot foi a Alphabet Inc., controladora do Google, que demitiu mais de 12 mil funcionários.

De acordo com o artigo “A difficult decision to set us up for the future”, publicado em janeiro de 2023 pelo CEO, Sundar Pichai, os desligamentos foram realizados para garantir que os funcionários e as funções desempenhadas estejam alinhados às prioridades do Google, que atualmente giram em torno da IA. Por outro lado, o ChatGPT desafiou a empresa, que prometeu lançar 20 novos produtos e uma versão repaginada do seu mecanismo de busca com recursos de chatbot ainda este ano. 

Sobre a IET

ChatGPT: logo da The Institution of Engineering and Technology

Imagem: The Institution of Engineering and Technology / Dot.Lib.

Para se manter bem informado e aperfeiçoar seus estudos e conhecimentos sobre a Inteligência Artificial, a Dot.Lib recomenda os periódicos da The Institution of Engineering and Technology (IET), com destaque para o CAAI Transactions on Intelligence Technology. O principal instituto de engenharia do Reino Unido e também um dos maiores do mundo, a IET oferece informações de excelência no campo da engenharia e tecnologia por meio de suas coleções de livros, periódicos e bases de dados.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o portfólio da The Institution of Engineering and Technology para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o nosso formulário. Para mais dicas e conteúdos sobre inteligência artificial e outras tecnologias, acompanhe nosso blog e siga-nos nas redes sociais. Aproveite e inscreva-se na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube, para não perder tutoriais e novidades das principais editoras científicas do mundo.

Leia também: 5G: múltiplas possibilidades na nova era digital
                   Metaverso: definição e aplicações

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.