Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Quatro aplicações da Inteligência Artificial na sociedade
  • Artigo
  • Tecnologia, Ciências Exatas
  • 16/07/2021
  • Inteligência Artificial, Tecnologia, DotLib

A expressão “Inteligência Artificial” (ou I.A., na sigla) foi criada em 1956 pelo cientista da computação e matemático John McCarthy e o conceito por trás desse termo refere-se à capacidade de máquina perceber a natureza ao seu redor e, a partir disso e por meio de programas sofisticados, realizar ações que não só atinjam os resultados esperados sem intervenção humana, mas os maximizem. Na prática, tudo começou com o também cientista da computação e matemático britânico Alan Mathison Turing, considerado o pai da ciência da computação teórica e da Inteligência Artificial.

Em 1950, Turing publicou o artigo “Computing Machinery and Intelligence”, no qual relatou o desenvolvimento da nova tecnologia. No registro, o cientista discute incógnitas acerca do tema, tais como o quê, de fato, é inteligência e quais são os critérios para que uma máquina seja considerada inteligente. Foi então que ele propôs o “teste de Turing”, experimento cujo objetivo era o de definir esses critérios e testar a capacidade de uma máquina ser equivalente ou indistinguível em inteligência aos humanos. 

Com o passar do tempo, Turing chegou à conclusão que, em vez de criar um programa com as capacidades semelhantes às do raciocínio de um adulto humano, seria mais fácil fazê-lo com que simulasse os raciocínios da mente de uma criança e submetê-lo a um processo de educação. Décadas mais tarde, esse processo ficaria conhecido como “machine learning” (aprendizado de máquina). 

Diferente do método tradicional de programação de softwares, no machine learning o sistema cria suas próprias regras ou respostas, no final do processo, a partir dos dados introduzidos e de sua análise. Assim, após um treinamento inicial, a máquina já será capaz de aprender sozinha e de tornar suas ações autoexecutáveis — conhecidas como algoritmos — ainda mais sofisticadas.

Agricultura

Com o aumento exponencial da população mundial e os desafios impostos por catástrofes naturais, o aperfeiçoamento da ciência do cultivo de alimentos nunca foi tão necessário. 

Dessa forma, uma equipe de cientistas austríacos criou um sistema de Inteligência Artificial, denominado “ARADEEPOPSIS”, que acelera o processo de genotipagem e fenotipagem de diversos tipos de plantas — técnicas já comuns no meio agrícola. 

Em artigo no periódico JSTOR, os pesquisadores concluem que a tecnologia será muito útil para a agricultura de precisão não só por seu custo-benefício, mas pela precisão das análises genética e fenotípica da plantação. 

Com este recurso, é possível determinar o estado do cultivo, suas propriedades nutricionais, estresses hídricos, além de prevenir pragas e até mesmo definir as características desejadas no plantio.

Artes

Nos tempos de mestres da arte, como o pintor Rembrandt van Rijn (1606-1609), a Inteligência Artificial sequer era imaginada ou constava na literatura. Porém, passados mais de quatro séculos do nascimento da obra-prima “A Ronda Noturna” (1642), os algoritmos ajudaram a recuperar partes perdidas da pintura, que foram cortadas para caber na parede da prefeitura de Amsterdã, local para o qual foi transferida em 1710. 

Uma miniatura do quadro, feita pelo pintor Gerrit Lundens antes do original ser recortado, e a tecnologia de ponta chamada Rede Neural Convolucional, capaz de identificar e analisar imagens complexas, ajudaram o cientista holandês Robert Erdmann a recuperar a parte faltante da obra-prima.

Durante a análise preparatória para a restauração, o programa inteligente identificou mais de 10 mil pontos em comum nos traços da cópia e do original e até mesmo a perspectiva lateral em relação ao original pela qual a cópia foi baseada. 

E foi dessa forma que veio o maior desafio da tecnologia: reproduzir os traços de Lunden no mesmo estilo de Rembrandt, de modo que a obra original pareça íntegra. O resultado foi impresso em escala original e acoplado ao quadro no museu holandês Rijksmuseum. 

Mas, ainda que a Inteligência Artificial auxilie na recuperação e restauração de obras de arte, nenhum computador conseguirá replicar a genialidade do artista. “Há algo sobre a forma como os artistas pintam que capta profundamente o que é ser humano, e os computadores nunca vão ser capazes de reproduzir isso”, afirmou Erdmann em entrevista à VEJA.

Segurança Pública

O Metrô de São Paulo anunciou em junho que implantará um circuito de monitoramento eletrônico por meio de câmeras de reconhecimento facial e corporal. O sistema, com previsão de introdução até 2023, terá mais de 5 mil câmeras espalhadas por todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e já opera em cinco estações da linha 3-Vermelha. 

As câmeras serão conectadas a uma central de recursos de inteligência artificial, que farão leitura das imagens e emite sinais de alerta em casos de delitos, invasão nos trilhos, crianças e animais desacompanhados ou perdidos, pessoas desaparecidas e objetos suspeitos abandonados nas estações.

Apesar da ação ter gerado debates intensos acerca da privacidade dos passageiros, o secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, afirma que todo o projeto foi desenvolvido com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018 e em vigor desde 2020.

Medicina

A Inteligência Artificial tem revolucionado o modus operandi de diversas áreas e a Medicina é uma delas. Um exemplo da aplicação da Inteligência Artificial na área médica e farmacêutica é a solução IBM Micromedex, uma das maiores bases de dados de referência on-line sobre medicamentos e toxicologia. 

Criada em 1974, a Micromedex combina um extenso conteúdo médico baseado em evidências com o sistema de I.A., representado pelo Watson Assistant. Nessa plataforma, as buscas são realizadas apenas com a inserção de perguntas corriqueiras — como as feitas no dia a dia — trazendo rápido retorno e resultados relevantes para auxiliar os profissionais da saúde em suas tomadas de decisão.

Já na medicina prática, a humanidade já pode vivenciar experiências dignas de filmes de ficção científica. No 41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), realizado em junho deste ano, o cardiologista, cientista e professor de medicina molecular norte-americano Eric Topol apresentou novas perspectivas para a “medicina inteligente” aplicáveis à cardiologia. 

Equipamentos digitais como smartwatches (ou relógios digitais inteligentes) podem alertar, por exemplo, sobre a iminência de um problema cardíaco com base nos dados coletados sobre o tipo físico e os exercícios que o usuário pratica ou não. 

O médico ainda chamou atenção para novas funcionalidades das videochamadas, pelas quais já é possível diagnosticar uma fibrilação arterial por meio da câmera do computador a partir dos padrões faciais do paciente, algo extremamente relevante em tempos de consultas digitais em decorrência da pandemia de COVID-19. 

Além disso, há também a aplicabilidade de I.A. em ultrassons, que futuramente poderá realizar exames completos apenas com um scanner acoplado a um smartphone e com possibilidade de compartilhamento imediato das imagens em alta resolução. 

Segundo o cientista, o que se espera da I.A. é a precisão nos diagnósticos e tratamentos. Para esclarecer sobre este ponto, Topol explicou que um especialista terá 50% de chances de identificar o sexo de uma pessoa apenas observando a sua retina. Mas por meio dos algoritmos, a probabilidade de acerto da máquina é de 97%. 

“A inteligência artificial não vai substituir os médicos, mas os médicos que a utilizam vão substituir quem não a usa”, encerra Topol, com uma frase que certamente se aplicará às demais áreas da sociedade.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.