Dot.lib

Entre os sintomas mais observados nos 197 pacientes avaliados estão as lesões dermatológicas (imagem: Canva). Entre os sintomas mais observados nos 197 pacientes avaliados estão as lesões dermatológicas (imagem: Canva).
BMJ: pesquisa identifica novos sintomas da varíola dos macacos
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 09/08/2022
  • BMJ, British Medical Journal, DotLib, Varíola dos macacos

Uma pesquisa publicada no British Medical Journal (BMJ) e realizada com 197 pacientes do Reino Unido infectados com a varíola dos macacos revelou novos sintomas da doença. Entre os mais observados e diagnosticados clinicamente estão: dor na região do ânus e inchaço peniano. Os voluntários foram testados e acompanhados em um centro de doenças infecciosas de alta consequência em Londres, na Inglaterra.

De acordo com o estudo, todos apresentam lesões na pele, com 56,3% delas nas genitais e 41,6% na região perianal. O perfil dos participantes é masculino, com idade média de 38 anos, sendo que 196 deles se identificaram como gays, bissexuais ou homens que fazem sexo com homens. Os autores ainda relatam que, desde 2018, já havia registros de infecção pelo orthopoxvírus — vírus causador da doença — no Reino Unido e o contágio estava associado às viagens internacionais.

Outro estudo realizado em 16 países e publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) mostrou um perfil de infectados semelhante ao citado acima e elencou alguns sintomas novos à época: dos 528 pacientes diagnosticados, 95% apresentaram erupção cutânea, 73% tiveram lesões anogenitais e 41% nas mucosas. Os autores desse segundo estudo afirmaram que estes sintomas sugerem mudanças biológicas na estrutura do vírus possivelmente impulsionadas, entre outros motivos, pelo declínio da imunidade à varíola e relaxamento das prevenções contra a COVID-19.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.