Dot.lib

Conheça cinco publicações da renomada editora Thieme voltadas às pesquisas médicas no Brasil (imagem: iStock). Conheça cinco publicações da renomada editora Thieme voltadas às pesquisas médicas no Brasil (imagem: iStock).
5 periódicos brasileiros de Medicina para conhecer
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 26/05/2023
  • Ciência, Conhecimento científico, DotLib, Journals, Medicina, Periódicos científicos, Pesquisa, Thieme

Uma das profissões mais nobres da humanidade, a Medicina exige constantes atualizações e aperfeiçoamentos, mesmo dos profissionais mais experientes. Isto é exigido tanto dos médicos que seguiram o caminho prático, quanto dos que enveredaram para a pesquisa acadêmica-científica, sendo estes os principais propulsores dos avanços na área.

Os resultados desses avanços são publicados nos periódicos científicos voltados às várias especialidades da área médica, que contribuem com a promoção do conhecimento e o debate técnico e ético. Além disso, as publicações servem de base teórica para as trilhas de aprendizado, como a educação continuada e a educação permanente.

Pensando nisso, a Dot.Lib preparou este artigo no qual você terá um breve panorama da pesquisa em Medicina no Brasil e conhecerá cinco periódicos de renomadas instituições de saúde brasileiras. Confira!

Pesquisa em Medicina no Brasil

Um levantamento publicado em 2020 e realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que, entre 2018 e 2020, a Medicina foi a área com maior produção científica dentre as Ciências da Saúde no país — responsável por 57.641 dos 237.078 mil documentos publicados, entre artigos, revisões, teses, entre outros. Ainda, este campo do conhecimento representa cerca de 24% das pesquisas científicas no país e a mesma porcentagem se aplica às contribuições do Brasil sobre o tema no mundo.

Para além de ser vital para a sociedade, outro motivo que coloca a área médica na liderança das pesquisas científicas é a diversidade temática que, de acordo com o levantamento, compreende 46 especialidades. Entre as que possuem com maior número de contribuições estão “Medicina geral”, com 6.304 publicações, e “Saúde pública, ambiental e ocupacional”, com 6.016 publicações.

A seguir, conheça cinco periódicos de Medicina muito bem representados por pesquisadores brasileiros para que você, médico e profissional da Saúde, os considere como ferramentas de aprimoramento ou para compartilhar seu conhecimento.

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (RBGO): Gynecology and Obstetrics

Capa da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia em um tablet

Imagem: Thieme / Dot.Lib.

Pertencente à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), este é um periódico mensal de acesso aberto, com estudos duplo-cego e revisados por pares. Os conteúdos são voltados para obstetras, ginecologistas e demais especialidades relacionadas. Seu objetivo é o de publicar contribuições originais sobre temas relevantes da Ginecologia e Obstetrícia. Aberta a contribuições nacionais e internacionais, a revista aceita e publica artigos apenas em inglês.

A pesquisas cobrem as seguintes áreas de atuação: Ciências Básicas, Epidemiologia, Atenção Primária, Gravidez de Alto Risco, Medicina Fetal, Cirurgia Ginecológica e Uroginecologia, Endoscopia Ginecológica, Endocrinologia Ginecológica, Genital Inferior Doenças do Trato, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Reprodução Humana, Oncologia Ginecológica, Mastologia, Menopausa, Ginecologia Pediátrica e Adolescente, Sexualidade, e muitas outras áreas multidisciplinares relacionadas.

Clique aqui para conferir as últimas edições.

Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery

Capa do periódicos Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia em um tablet

Imagem: Thieme / Dot.Lib.

Fundado em 1982, com versão online a partir de 1999, o Brazilian Neurosurgery é a revista oficial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e das Sociedades de Neurocirurgia de Língua Portuguesa. De acesso aberto, o periódico tem 4 edições por ano, que compreendem trabalhos científicos originais em neurocirurgia e áreas afins. Os artigos são publicados apenas em inglês com resumos escritos em inglês e português.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia é uma associação de neurocirurgiões brasileiros fundada em 1957. Com mais de 2 mil membros, é a terceira maior sociedade de neurocirurgia do mundo. Seus principais objetivos são respeitar os códigos de ética médica e profissional, ser comprometida com as necessidades dos neurocirurgiões e ser proativa na promoção e prática da neurocirurgia. 

Clique aqui para conferir as últimas edições.

Arquivos de Neuro-Psiquiatria

Capa do periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria em um tablet

Imagem: Thieme / Dot.Lib.

Criado em 1943, o Arquivos de Neuro-Psiquiatria é o periódico oficial da Academia Brasileira de Neurologia. Suas publicações contemplam artigos revisados ​​por pares de relevância para profissionais e pesquisadores nas áreas de neurologia clínica e neurociência. 

Além disso, as opiniões e revisões, as notas históricas, as imagens em neurologia e cartas relacionadas a manuscritos publicados anteriormente também fazem parte do escopo editorial. Relatos de casos e artigos nas áreas de neurocirurgia e psiquiatria não fazem parte das publicações da revista, que é de acesso aberto e com conteúdo em inglês.

Clique aqui para conferir as últimas edições.

Journal of Coloproctology

Capa do Journal of Coloproctology em um tablet

Imagem: Thieme / Dot.Lib.

O Journal of Coloproctology (JCOL) é uma publicação científica trimestral da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. A revista tem como objetivo publicar artigos que possam contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da prática, pesquisa e ensino da coloproctologia e especialidades afins.

Clique aqui para conferir as últimas edições.

Revista Brasileira de Ortopedia / Brazilian Journal of Orthopaedics

Capa da Revista Brasileira de Ortopedia em um tablet

Imagem: Thieme / Dot.Lib.

A Revista Brasileira de Ortopedia (RBO) — Brazilian Journal of Orthopaedics — é a publicação científica oficial da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e tem como objetivo divulgar trabalhos que contribuam para o aprimoramento e desenvolvimento da prática, pesquisa e ensino de ortopedia e especialidades afins. 

Desde sua primeira edição, em 1965, é publicada bimestral e regularmente nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. O periódico é dedicado a ortopedistas vinculados à SBOT, profissionais de saúde que se dedicam a atividades similares e ortopedistas em outros países.

Clique aqui para conferir as últimas edições.

Sobre a Thieme

Logo da Thieme

Imagem: Thieme / Dot.Lib.

Premiado grupo editorial médico-científico, a Thieme é reconhecida internacionalmente pela alta qualidade e natureza didática de seus livros, periódicos e produtos eletrônicos. Há mais de 130 anos trabalha na difusão dos últimos avanços na prática clínica — publicando as mais recentes descobertas no campo da Medicina Clínica — e prestando serviços à educação médica internacional.

Sua coleção de revistas científicas foi desenvolvida para as necessidades de informação e pesquisa de instituições acadêmicas, escolas médicas, hospitais, institutos de pesquisa e o setor de saúde. São, ao todo, mais de 150 periódicos cobrindo as principais especialidades médicas, incluindo Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Plástica, Pediatria, Radiologia, entre outras.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o portfólio da Thieme para a sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o nosso formulário. Para mais dicas e conteúdos sobre Ciências da Saúde, Medicina e suas especialidades, acompanhe nosso blog e siga-nos nas redes sociais. Aproveite e inscreva-se na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube, para não perder tutoriais e novidades das principais editoras científicas do mundo.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.