Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 manuais imperdíveis da COVID-19 para profissionais de saúde
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 28/08/2020
  • coronavírus, profissionais de saúde

A COVID-19 se tornou uma emergência de saúde pública mundial rapidamente, logo após a confirmação dos primeiros casos na China, em dezembro de 2019. Com mais de 5 meses de pandemia, vários países já iniciaram o processo de reabertura de suas atividades econômicas. Porém, os números continuam alarmantes e as ações para frear o vírus prosseguem.

Atualmente, são mais de 24 milhões de casos confirmados no mundo e mais de 830 mil óbitos pela doença. Diante desse cenário, os cientistas buscam por respostas para desvendar a atuação do SARS-CoV-2 em humanos e encontrar uma vacina eficaz e segura contra o patógeno. Além disso, a confirmação dos primeiros casos de reinfecção por coronavírus criou mais um alerta de investigação para médicos e pesquisadores sobre essa nova hipótese.

Apesar das diversas incógnitas, a comunidade científica e as organizações médicas estão atuantes disponibilizando conteúdos relevantes e de qualidade sobre as descobertas que abrangem diversos aspectos do vírus. Neste post, selecionamos 4 manuais que estão disponíveis para download gratuitamente, em formato pdf, com orientações e técnicas para apoiar profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19.

1 - Guia ilustrado de boas práticas em comunicação sobre a COVID-19 

Uma boa comunicação entre o paciente e o médico é fundamental para o processo de tratamento de doenças, principalmente, nos casos mais graves e em tempos de pandemia. Para auxiliar nesse processo, a editora BMJ elaborou um guia, em versão ilustrada, com técnicas e frases para aprimorar a comunicação sobre a COVID-19 para profissionais de saúde.

A publicação traz dicas, desde o tratamento direto com o paciente no ponto de atendimento, até a comunicação com familiares e demais responsáveis. Ao todo, são abordados 10 tópicos: Diagnóstico, Escolhendo, Triagem, Admissão, Aconselhamento, Decidir, Recursos, Notificando, Antecipando e Luto. O texto original foi produzido pela organização sem fins lucrativos VitalTalk, instituição que oferece treinamentos para apoiar conversas sobre doenças graves.

Para acessar a versão completa, clique aqui.

2 - Manual de Controle e Prevenção da COVID-19


Está disponível na versão digital, no formato pdf, e em português o “Manual de Controle e Prevenção da COVID-19”, escrito pelo médico chinês e especialista em doenças infecciosas, Wenhong Zhang. A tradução foi uma iniciativa do Grupo IEST Brasil, com o auxílio do Consulado Geral de São Paulo, a Fundação de Medicina Chinesa do Brasil e a editora brasileira POLOBOOKS.

O tema principal da obra é a apresentação dos métodos de prevenção direcionados e de controle do desenvolvimento de novas infecções pelo SARS-CoV-2. O leitor encontra ainda informações sobre as fontes de infecção e transmissão; orientações necessárias de procedimentos em casa, na rua ou no trabalho; período de incubação; sintomas e tratamento. 

A obra ainda traz detalhes de experiências e práticas bem-sucedidas no combate ao coronavírus na China.
Um tópico importante do manual é sobre a importância da adoção de medidas não farmacológicas como isolamento social, lavagem das mãos, desinfecção dos ambientes, o uso de máscaras e outras medidas de prevenção.

O médico e professor Wenhong Zhang ficou famoso na China devido à sua atuação no combate ao novo coronavírus e a sua publicação se tornou o livro mais traduzido no país, com relação à Covid-19.

Para realizar o download, clique aqui

3 - Manual de Prevenção e Tratamento Contra a Covid-19

O manual é baseado em experiências médicas e hospitalares vivenciadas na China durante o combate ao novo coronavírus. A obra tem como editor-chefe Liang Tingbo, presidente do primeiro Hospital afiliado à Faculdade de Medicina da Universidade de Zhejiang. A edição brasileira foi traduzida pela Chinarte e disponibilizada gratuitamente. 

No prefácio, o editor ressalta a importância da troca de experiências dos médicos nesta luta global contra a pandemia de COVID-19. “Hoje, com a disseminação da pandemia, essas experiências são as fontes de informação mais valiosas e a arma mais importante para os médicos e funcionários hospitalares que se encontram na linha de frente.”

A obra oferece aconselhamentos e referências que podem ser usadas por equipes de saúde de todo o mundo, sendo divida em vários tópicos como: Gerenciamento da área de isolamento, Gerenciamento de equipe, Gerenciamento de proteção pessoal relacionado ao COVID-19, Protocolos de práticas hospitalares durante a epidemia do COVID-19, entre outros.

Para fazer download, clique aqui.

4 - Gestão Clínica de COVID-19

A “Gestão Clínica de COVID-19” é uma versão atualizada (Clinical managemente of COVID-19, em inglês) e disponibilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O seu principal objetivo é atender, principalmente, as equipes médicas que atuam diretamente em hospitais com uma abordagem multidisciplinar dos pacientes em estado leve, moderado, grave ou crítico. 

Os profissionais podem encontrar seções como: Via de atendimento COVID-19, Tratamento de infecções agudas e crônicas, Manejo de manifestações neurológicas e mentais, Doenças não transmissíveis, Reabilitação, Cuidados paliativos, Princípios éticos e notificação de óbito.

Para efetuar o download, clique aqui

5 - Manual CREMESP de melhores práticas clínicas na COVID-19 

Publicado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), o manual tem como proposta trazer um conteúdo técnico, baseado em evidências e com informações detalhadas para apoiar os profissionais de saúde durante a rotina no combate ao novo coronavírus. 

A obra reúne informações práticas em relação ao atendimento de pacientes com COVID-19, por meio  do conhecimento obtido em lives que incluem assuntos como Manejo Clínico;  Fenômenos Tromboembólicos; Virologia; Ventilação Mecânica e impacto da pandemia na saúde mental do médico.

O material foi organizado pelos médicos e conselheiros do CREMESP Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo e Maria Camila Lunardi, a partir das aulas on-line que foram realizadas desde o início da pandemia e que contou com a participação de especialistas de instituições como Faculdade de Medicina da USP; Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para efetuar o download, clique aqui

Leia também o artigo “Editoras disponibilizam conteúdos gratuitos da COVID-19” e saiba onde encontrar conteúdos atualizados sobre a pandemia atual. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.