Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
4 dicas de sites sobre COVID-19 para bibliotecários
  • Artigo
  • Dotlib, COVID-19
  • 29/07/2020
  • bibliotecários, Biblioteconomia, NEJM

Em tempos de pandemia, o profissional que atua com o gerenciamento de informações, como o bibliotecário, precisa se manter atualizado para desenvolver um serviço eficaz e com segurança. Seu processo de gestão precisa ser baseado a partir de fontes de qualidade e confiáveis, principalmente, neste momento de reabertura das bibliotecas em diversos países.

Para apoiar os bibliotecários, organizações relacionadas ao setor desenvolveram ações associadas ao COVID-19. Neste artigo, você vai conferir 4 dicas de associações bibliotecárias, e os recursos que implementaram, com conteúdos sobre o novo coronavírus para o profissional de biblioteconomia. 

1 - "COVID-19 e o campo Biblioteca Global"

A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) — principal organização internacional que representa os interesses dos serviços bibliotecários e de seus usuários, com diversas informações sobre o assunto — elaborou uma página com diretrizes para auxiliar as bibliotecas em termos mundiais no período de pandemia.

A seção é atualizada regularmente e os profissionais encontram assuntos como: o manuseio de acervos, uma relação com diversas abordagens de restrições em bibliotecas no mundo, uma lista com ações de como as bibliotecas estão atuando em seus países, orientações e o planejamento de reabertura para retomada das atividades bibliotecárias, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

2 - Higienização e desinfecção em bibliotecas

A segurança de funcionários e usuários nos ambientes de trabalho é um fator de grande importância durante a pandemia. De acordo com o artigo publicado no periódico New England Journal of Medicine, o vírus pode sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como o aço inoxidável e o plástico. Por isso, as medidas de prevenção da doença, quanto a limpeza das instalações, precisam ser adotadas com rigor para minimizar a exposição ao vírus também nas bibliotecas.

Para contribuir com equipes que trabalham em bibliotecas, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica Universidade de São Paulo (AGUIA) reuniu as principais recomendações sobre a higienização de acervos, desinfecção e limpeza geral do ambiente. Clique aqui e confira todas as orientações. 

3 - "10 pasos para que nuestro sector afronte la situación tras el COVID-19”

A Federação Espanhola de Sociedades de Arquivo, Biblioteca, Documentação e Museu (FESABID) elaborou um documento com 10 propostas para ajudar a resolver a situação pós-pandemia no setor de informação e centros de documentação. Alguns pontos abordados no comunicado foram: a visão futura e adaptação à nova realidade, aprender a trabalhar a distância, melhorar a comunicação entre os membros da equipe, definir indicadores de gerenciamento e muito mais. Para visualizar todos os passos, clique aqui e leia o documento na íntegra (em espanhol).

4 - CONVIDE-i9

CONVIDE-i9 é uma biblioteca virtual que funciona de forma colaborativa com conteúdos relacionados à COVID-19, para apoiar a sociedade nacional e internacional com conteúdos seguros e confiáveis. A COVIDE-i9 é uma iniciativa da Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF) em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) e bibliotecários voluntários comprometidos com a gestão da informação. 

A plataforma é composta de várias categorias como: “Apoio ao teletrabalho”, com boas práticas para o trabalho a distância; “Pausa para o café”, com dicas para organizar leituras, livros e podcasts;  “Fake news e phishing”, com informações sobre as notícias falsas em tempos de COVID-19 e golpes e ataques via e-mail; “Pesquisas brasileiras”, são materiais produzidos pelos pesquisadores brasileiros sobre o patógeno; “Protocolos e Recomendações”, com diretrizes de diversas federações e associações do setor.

A biblioteca recebe contribuições de todas as áreas do conhecimento de profissionais e estudantes. Bibliotecário ficou interessado em ajudar? Clique aqui e explore todas as categorias disponíveis e faça a sua contribuição ao conhecimento. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.