Dot.lib

Novas regras visam proteger os dados de cidadãos europeus e a prevenção contra atividades criminosas online de teor sexual (imagem: Canva). Novas regras visam proteger os dados de cidadãos europeus e a prevenção contra atividades criminosas online de teor sexual (imagem: Canva).
IET: União Europeia toma medidas rígidas no combate a crimes cibernéticos
  • Notícia
  • Tecnologia
  • 17/05/2022
  • Segurança, Institution of Engineering And Technology, Proteção de dados, Crimes cibernéticos, DotLib, IET

Nesta segunda-feira (16), o Institution of Engineering and Technology (IET) noticiou que os países e legisladores da União Europeia estão tomando medidas mais rígidas para combater crimes cibernéticos em setores-chave da sociedade, como empresas de energia, transporte e finanças, bem como provedores digitais e fabricantes de vacinas e dispositivos médicos. A decisão foi tomada em resposta ao crescente número de ameaças online no contexto do conflito entre Rússia e Ucrânia e em meio a preocupações com ataques virtuais de agentes estatais estrangeiros e grupos considerados maliciosos.

A nova política é baseada em regras existentes propostas pela Comissão Europeia em 2020, conhecidas como Diretiva NIS 2, que regulamentam as plataformas digitais e ampliam o escopo da atual Diretiva NIS. Entre as medidas estão a obrigatoriedade de grandes e médias empresas realizarem avaliações internas sobre seu risco de segurança cibernética, notificação das autoridades e tomada de precauções técnicas e organizacionais para combater esses riscos, sob pena de multa de até 2% do faturamento global caso não estejam dentro da regulamentação.

As novas regras também visam o combate eficaz ao abuso sexual infantil online, sendo uma das atividades criminosas que cresceram durante o lockdown europeu de prevenção à COVID-19. Para isso, a Comissão Europeia anunciou uma nova lei para garantir que empresas de tecnologia como a Meta, o Google e a Apple agilizem a remoção de imagens de abuso sexual infantil e promovam atividades de prevenção ao aliciamento sexual de menores, com punição de multas de até 6% da receita anual. No entanto, esta medida específica precisa ser aprovada pelo Parlamento Europeu e líderes da UE, um processo que pode levar dois anos.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.