Dot.lib

Ilustração 3D do Orthopoxvirus, causador da doença considerada rara até então (imagem: Canva). Ilustração 3D do Orthopoxvirus, causador da doença considerada rara até então (imagem: Canva).
Casos de varíola dos macacos foram notificados em 17 países até o momento
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 24/05/2022
  • British Medical Journal, DotLib, Varíola dos macacos

Novos casos de varíola dos macacos — também conhecida como monkeypox —surgiram em 17 países, entre os quais estão: Alemanha (sendo um brasileiro), Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido (onde ocorreu o primeiro caso), Suécia e Suíça. A Argentina é o primeiro país da América do Sul com um caso de infecção confirmado.

A doença é uma zoonose, uma vez que o Orthopoxvirus (causador da infecção) foi descoberto em macacos durante a década de 50 e se espalhou entre humanos em 1970. Apesar de ser originário de regiões com florestas tropicais na África Central e Ocidental, esta é a primeira vez que cadeias de transmissão do vírus relatadas na Europa não têm ligações epidemiológicas conhecidas com a região de origem, fato que preocupa epidemiologistas.

De acordo com artigo publicado no British Medical Journal (BMJ), a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com gotículas respiratórias da pessoa infectada. No entanto, o vírus também pode se espalhar através de fluidos corporais, sendo possível a infecção por meio de relações sexuais. Os sintomas mais evidentes são as erupções cutâneas que podem surgir no rosto e se espalhar pelo corpo, além de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.